Você sabe como calcular o lucro de uma franquia?

Você sabe como calcular o lucro de uma franquia?

Franquias sem ciladas

Capital de giro, royalties, ROI e payback são alguns dos termos que compõem a lucratividade de uma unidade franqueada e que trazem muitas dúvidas

O Franchising é de fato um setor sólido e com total segurança para investimentos. Mesmo a recente pandemia de Covid-19, que abalou o mundo economicamente, trouxe prejuízos também para as redes de franquia. Contudo, ainda se mantiveram lucrativas e como boas apostas.

Em 2021, segundo dados do Portal gov.br, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de pequenos negócios abertos, sendo 80% deles como Microempreendedores Individuais (MEIs). Estes números vão de encontro com a necessidade de as pessoas buscarem soluções para conquistarem renda, muitas vezes perdidas, durante este período crítico pelo qual passamos.

E muito destes empreendedores foram parar no setor de Franquias. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), para 2022 a expectativa é muito positiva, com perspectiva de faturar mais de R$ 201 bilhões e 182.969 unidades em operação. A efeito de comparação, o franchising fechou 2021 com 170.999 franqueados.

Porém, a segurança no mercado de Franquias possui uma linha muito tênue se não houver empenho do empreendedor e entendimento sobre o setor e o negócio em si.

Negócio estruturado, porém, dependente

Quando falamos em Franquias, pensamos em um negócio estruturado para dar certo. E este pensamento é correto, mas que não absolve o franqueado em ser o real dono do seu negócio.

O empreendedor que se agarra a esta premissa e mal liga para o seu negócio, está fadado ao insucesso. Mas, pelo contrário, se ele se apega ao modelo elaborado para ser rentável e alia isso ao ser empresário, dificilmente sua unidade virá à falência.

Conhecimento é a base

Além disso, saber onde está pisando é o primeiro ponto do empreendedor de Franquias.

Como entrar em um negócio sem saber o que é e para que serve o capital de giro, ou onde e por que se aplicam os royalties, ou sem saber por que o ROI ou o payback, são fundamentais na composição do lucro e do Break Even.

Se você ficou sem entender, não pode perder a continuação desta matéria que tenta explicar de forma mais simples estes termos do mundo dos negócios, essenciais nos negócios do franchising.

Capital de giro, Break Even, royalties, ROI e payback

Capital de giro

Em tese, o capital de giro é o valor que é preciso que você tenha em caixa para fazer o seu negócio sobreviver até que ele comece a dar lucro.

Para calcular, basta somar todas as contas a receber, mais o valor em estoque, mais as contas a pagar, mais o valor a pagar em impostos e despesas, e você terá o resultado de quanto precisará de capital de giro.

Break Even

Break Even Point, ou Ponto de Equilíbrio, é o índice utilizado para demonstrar o momento no qual o negócio equilibrou as despesas com as receitas. Ou seja, é o período quando não há lucro, nem prejuízo. Ele é muito utilizado, e muito importante, tanto na elaboração do plano de negócios, para medir a sua viabilidade, quanto no dia a dia da operação para saber como o negócio está indo”, explica o especialista em franchising e CEO da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira.

Para calcular e obter o índice é preciso ter em mãos os custos fixos e os custos variáveis dos produtos ou serviços.

“A partir disso você deve calcular o faturamento dentro do período escolhido. Ao apresentá-los em duas linhas na forma de gráfico (veja ao lado) teremos R$ (que apresentará a somatória dos custos) x Tempo, ou Quantidade (mostrando o faturamento). O Break Even Point, se dá no momento que as linhas se cruzam. Com isso, você terá acesso a duas informações: quanto é preciso de dinheiro e quando será alcançado”, complementa Diego.

Royalties

É a taxa cobrada pela franqueadora para o uso da marca. Normalmente, a rede usa o valor para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Além disso, diversas ações voltadas para os franqueados, como treinamentos, manuais, convenções, entre outros, são tiradas deste fundo.

Para os royalties não há uma conta certa de calcula, mas de modo geral, as redes cobram pelo percentual sobre o lucro líquido da unidade.

ROI e payback

O ROI (Return Over Investment) e o payback (retorno de um investimento) serão tratados juntos pois são muito parecidos e causam ainda mais confusão na cabeça dos empreendedores.

Por um lado, o ROI é o cálculo do retorno sobre o investimento, para validar se vale a pena, ou não, investir em uma marca. E no outro, o payback, fornece a informação de quanto tempo o empreendedor atingirá o Break Even e começará a ter lucro.  

O cálculo do ROI é simples, bastando subtrair custo da receita e dividindo o resultado pelo custo. Já para obter o payback, faça a divisão do investimento inicial pelo saldo médio do fluxo de caixa.

Lucro mensal médio

Com todas estas informações em mãos e todas as contas feitas é possível saber qual será o seu lucro médio mensal, afinal, pagando todas as contas e taxas, o que sobra é o que você terá de dinheiro sobrando.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias