Zaplus Car entra no mercado de franquias

Zaplus Car entra no mercado de franquias

Com dois modelos de negócio e investimento inicial a partir de R$180 mil, empreendimento é direcionado para cidades acima de 100 mil habitantes

O mercado para cuidados com o carro é bem amplo, vantajoso e foi impulsionado durante a pandemia. Dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o segmento de serviços automotivos teve uma recuperação de 3,1% referente ao terceiro trimestre de 2021.

Com mais de 107 milhões de veículos no Brasil, sendo 58 mil somente automóveis, segundo dados do IBGE, em 2020, trabalhar com esse nicho de atuação tem se mostrado favorável para quem busca empreender na área.

É o caso da franquia Zaplus Car, distribuidora de produtos para estética automotiva, que nasceu na capital mineira, Belo Horizonte. Com o avanço do setor, em um ano no mercado, surgiu a necessidade de uma estrutura maior, quando a marca mudou para um galpão de 280 m2. Com pessoas interessadas em abrir um empreendimento, a marca passou por reestruturação do negócio e em 2021 ganhou o mercado de franquias. 

“Sentimos novamente a necessidade de um espaço ainda maior. Hoje, a unidade própria conta com 800m2, ideal para vendas dos itens e também conta com estrutura para capacitação dos franqueados da rede. Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio”, diz o diretor executivo da Zaplus Car, Rafael Mol.

Catálogo completo

A Zaplus Car é uma revenda multimarcas por todo o Brasil, com um amplo mix de produtos, como itens para enceramento, limpeza a seco, polimento, higienização interna, acessórios como luvas, escovas, panos e flanelas, pinceis, entre muitos outros.

A rede também conta com a venda de equipamentos para o segmento, como aspiradores veiculares, politriz (equipamento usado para polimento de pintura) com preços competitivos e condições de revenda.

Rafael pontua que a rede tem como público-alvo final empresas de estética automotiva, lava jato, seja de forma profissional ou pessoas que cuidam apenas do próprio veículo.

Sobre o estoque do franqueado, ele conta que o volume é controlado via sistema online, onde as compras são realizadas diretamente em cada fornecedor, evitando assim bitributação e fretes em duplicidade.

Modelo de negócio

A franquia Zaplus Car trabalha com dois modelos de negócios. O que difere uma da outra é o tamanho que será a estrutura.

No Standard é solicitado investimento inicial de R$ 180 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro, taxa de instalação e estoque inicial. Nesse formato, a estrutura para instalação da unidade varia de 40 a 70 metros quadrados, e com um modelo mais enxuto são necessários até cinco funcionários. O faturamento bruto médio mensal pode chegar a R$ 200 mil, conforme o desempenho do franqueado.

Já para o modelo mais robusto, o Prime, é necessário investimento inicial de R$ 395.752. Com um espaço maior, entre 200 e 300 metros quadrados, é necessário ter área reservada para a unidade oferecer cursos e workshops em sua dependência. Dessa forma, além da comercialização de todo o mix de produtos da franquia, o franqueado também pode ganhar dinheiro com os treinamentos. Nesse formato é necessário até nove funcionários e o faturamento bruto gira entre R$ 200 mil a R$ 400 mil.

Para ambos os modelos, o lucro líquido é de 12% e prazo de retorno estimado em até 24 meses. Para aumentar o poder de venda, a franqueadora estimula os franqueados a criarem parcerias com lava a jato, locadoras de veículos e empresas com frotas.

Perfil do franqueado

Entre as características essenciais para empreender nesse tipo de negócio é necessário ter perfil comercial; boa capacidade de gestão com os colaboradores e lidar bem com os clientes; dedicação exclusiva para o negócio e identificação com o segmento automotivo.

Com um modelo de gestão simples, o papel do franqueado se resume a criar estratégias comerciais e fazer o direcionamento de marketing da unidade. O dia a dia de uma franquia Zaplus Car é típico de um comércio de produtos para serviços de limpeza profissional. O ponto comercial se assemelha ao supermercado, com várias prateleiras onde o cliente tem a opção dele próprio escolher os produtos de cuidados automotivos que tem interesse.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias