5àsec cresce 13,9% no 1° semestre

5àsec cresce 13,9% no 1° semestre

Rede prevê 500 pontos de venda até o final de 2021, ano no qual já foram abertas 27 novas unidades, somando 479 pontos de operação

Tendo a operação brasileira como a maior do mundo, a 5àsec, rede de franquia de lavanderias, retomou o crescimento da marca no Brasil no primeiro semestre de 2021. Com 479 pontos de operação em todos os estados brasileiros, sendo que 27 deles foram inaugurados neste ano, a marca registrou aumento de 19,3% no faturamento até agosto.

No mesmo período, houve um incremento significativo de 5,3% na base de clientes das unidades, com o ingresso de novos consumidores que buscam os serviços da marca. E este crescimento se deve a fatores como o avanço da vacinação e a retomada do trabalho presencial. E a rede espera que ainda tenha aumento de 20% no faturamento anual.

A Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostra que o setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, mantendo sua trajetória rumo aos níveis pré-pandemia.

Segundo o estudo, o faturamento do franchising no 2º tri de 2021 foi de R$ 41,140 bilhões, revelando saldo positivo de 48,4%, se comparado com o mesmo período do ano passado. O segmento de Limpeza e Conservação, por exemplo, obteve recuperação no mesmo período, com variação positiva de 61,9% no faturamento.

“Com a população se sentindo mais segura e confiante para sair de casa, graças a imunização com as duas doses da vacinação, os consumidores voltaram a procurar com mais frequência o serviço de lavanderia. Outro fator que vem impactando de forma positiva nossa rede é o aumento da conta de energia elétrica, devido à crise hídrica, e o receio tanto da falta de água quanto de energia nos próximos meses. Como contamos com máquinas com tecnologia avançada, que utilizam um volume menor de água e trabalham sempre cheias, lavando uma quantidade maior de roupas. Toda a energia necessária para movimentá-la é bem utilizada, evitando assim possíveis desperdícios. O cliente também deixa te ter gastos com sabão em pó ou líquido, amaciante e alvejantes. Dessa forma, os resultados são claramente sentidos no bolso do consumidor, já que a economia pode chegar a 30% quando colocamos as contas do mês na ponta do lápis”, revela o presidente da 5àsec, Fábio Roth.

Outra ação que vem auxiliando nos bons resultados conquistados pela rede francesa é o plano de expansão da marca, que tem como meta chegar aos 500 pontos de operação até o fim do ano.

“Temos quatro estados que estão em nosso radar, sendo eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas todo o País tem oportunidade para a abertura de uma 5àsec. Lançamos modelos de negócio que permitem um alcance maior com investimentos iniciais reduzidos, a partir de R$ 95 mil, voltados para pequenas e médias cidades. Ou seja, estamos explorando o interior dos estados e zonas fora da capital e área central, onde já temos uma forte presença, para aumentar a capilaridade da marca”, comenta o diretor de expansão e novos negócios da 5àsec, Alex Quezada.

Entre as estratégias de expansão, a rede incluiu a conversão de bandeira. A ideia é atrair proprietários de lavanderias independentes e torná-los franqueados. Ao fazer parte da marca, o empresário terá o suporte da franqueadora nas áreas de marketing, gestão e contato com fornecedores homologados. A meta é fazer a conversão de 20 negócios em 2021.

A operação de autosserviço da 5àsec, que consiste em lavanderias self-service, também foi um lançamento pensado na comodidade do cliente que pode fazer todo o processo de lavagem e secagem sem a necessidade de um funcionário. Deste modelo de negócio, a franquia esperar abrir 10 novos pontos.

Investimento: de R$ 95 mil a R$ 410 mil (inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro)
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil (a previsão de faturamento é uma estimativa, dependendo da gestão do franqueado e das características da região de atuação)
Lucro mensal médio: de 20% a 30%
Rentabilidade média: 2,8% ao mês
Previsão de retorno do investimento: de 24 a 40 meses (o payback pode variar para mais ou para menos, de acordo com a gestão do operador de franquia, praça e público)
Royalties: 5%
Taxa de propaganda: 2%

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias