5 dicas para não errar com uma franquia

5 dicas para não errar com uma franquia

A rede Supera tem sucesso com diferentes perfis empreendedores, que mostram como fazer uma franquia dar certo e especialista dão conselhos

É possível performar como empreendedor mesmo com perfis completamente diferentes? Três empreendedoras, franqueadas da Supera, rede de escolas de ginástica para o cérebro, contam como chegaram ao franchising e mostram os elementos necessários e dão pistas valiosas para fazer com que o seu negócio chegue ao sucesso.

Com perfis, experiências e realidades diferentes, elas listam pontos que foram decisivos em sua performance enquanto empresárias.

A ex-bancária Gina Daniele Ferreira Carneiro Araújo, 40, franqueada da rede em São Luís (MA) desde 2014 conseguiu conciliar seu desejo de trabalhar como educadora com habilidades adquiridas de família.

 “Sempre enxerguei Vendas como algo muito positivo, pois sou filha de vendedores. Por isso, também, fui então trabalhar no shopping. E enquanto não poia fazer faculdade, fiz cursos profissionalizantes. Também trabalhei em uma escola, que reviveu mesu sonho em cursar Pedagogia e trabalhar com crianças especiais. E depois fui trabalhar em um banco. Em todas as coisas da minha vida eu sempre busquei a solução para o problema, nunca esperei ninguém me dizer o que eu tinha que fazer. Meu principal desafio na minha jornada empreendedora foi encontrar o local certo e a equipe certa. E sei que conquistei isso com a franquia quando pude contar 100% com o a minha equipe durante a pandemia. O maior desafio que enfrentei foram duas chuvas muito fortes, em uma ocasião o telhado não aguentou e molhou toda a unidade, perdemos tudo. O empreendedor tem que estar preparado para isso, mas precisamos ter inteligência emocional. Quando chegou a pandemia, tivemos uma resposta muito rápida e minha postura nunca foi de vitimismo, mas sempre de soluções, isso foi fundamental”.

Já a pedagoga e coach Sheila Voos Olympio de Oliveira, 48, franqueada da Supera em Brasília (DF), junto com o marido, buscou o propósito de vida do casal: atuar na área da educação e transformar vidas.

“Quando descobrimos o Método Supera, percebemos que era possível. Assinamos o contrato em junho de 2018. Vencer a Covid-19, tem sido o maior desafio de todos. Foi um momento de solidariedade, compaixão, resiliência e acima de tudo, muita garra para vencer a cada dia. O que mais me surpreende nesta jornada é crescer, como pessoal e profissional, mas acima de tudo, estar presente em cada vida que está sob nossa responsabilidade em nossa unidade, com o nosso time e nossos alunos. A minha postura enquanto empreendedora me permitiu olhar para trás e sentir orgulho por tudo que passamos. A reorganização de agenda, maximização de estudo no desenvolvimento pessoal, acreditar, ser resiliente e muita fé foram pontos importantes. A minha formação inicial foi muito importante como base. Nos últimos meses me aproximei de pessoas influentes e empreendedoras, aderi a novos hábitos, até mesmo adotando maior cuidado pessoal com alimentação e exercícios para responder melhor a tudo que me era proposto. Não tem como passar por um momento de crise, agindo da mesma forma. Levamos a frase ‘seja a mudança que você quer ver no mundo’ e estamos vencendo”.

Simone Máris Dias Costa Vilaça, 43, franqueada em Sete Lagoas (MG) é psicopedagoga e neuropsicóloga e foi coordenadora pedagógica no Sistema Público de ensino por nove anos. Ela tinha o sonhe de empreender e iniciou esta trajetória com uma clínica de avaliação e reabilitação neuropsicológica. Mas em 2018, assumiu a unidade local da rede Supera.

“Meu maior desafio foi encontrar colaboradores engajados e com a mesma vibração minha. A pandemia foi a maior surpresa que vivemos até agora. Para empreender é preciso ter propósito, assumir riscos e saber lidar com os desafios, pois eles fazem parte da vida de um empreendedor. Diante dos desafios, não me acomodei, mantive meu equilíbrio emocional para criar estratégias, busquei ajuda especializada, fortaleci a minha equipe e juntos transformamos os desafios em oportunidade para crescer.A minha formação profissional ajudou, mas não foi decisiva para mim performar. O que mais pesou foi a minha postura pessoal. Ter visão, atitude, ação e propósito são imprescindíveis para vencer qualquer desafio”

Características do empresário que performa

Especialista em Franchising, presidente do Grupo Encontre Sua Franquia e diretor do Núcleo de Expansão de Franquias (NX Franquias), Henrique Mol, acredita que são vários os fatores que fazem um empreendimento dar certo no seu ramo de atuação, com atenção para as exigências básicas do negócio.

“Não existe algo mirabolante a ser feito, apenas o básico, e muito bem-feito. Isto já irá gerar sucesso do negócio no mercado que o empreendedor apostou. A força de vontade e dedicação do empreendedor superam qualquer graduação”, avaliou.

Opinião semelhante da especialista em Franquias, Priscila Guskuma, que enfatiza outra característica decisiva para a performance do empreendimento, que é a ânsia do empresário por resultados do negócio.

“O empreendedor precisa ser inconformado com os resultados da empresa, sempre buscando o próximo nível. Aqueles que se acomodam e aceitam a realidade como é, ficam cada vez mais para traz. Porque o resultado não vem do que sabemos e sim do que fazemos. Muitas pessoas com alto nível de graduação não tem disposição ou coragem para empreender, aliás, muitas vezes, quanto maior a graduação maior será o medo do empreendedor de arriscar e o risco é sempre inerente ao empreendedorismo”, lembrou.

Dicas para não errar

Com a ajuda dos especialistas o site Franquia Educacional elencou algumas das principais dicas para os futuros empreendedores.

  • Conhecimento é poder: duas métricas diferentes. Embora nem sempre bons empreendedores tenham graduação elevada, o conhecimento do negócio é fundamental para entender quais habilidades e recursos são necessários para o alcance de resultados. Quanto mais tempo investido em conhecimentos menores são as chances de erros e muito tempo se ganha na tentativa.
  • Resiliência, uma palavra-chave: erre rápido para acertar rápido. Não espere o momento perfeito para entrar em ação, aquele que faz gera e constrói resultados ou espera e fica paralisado, sempre esperando o ambiente melhorar, mas nunca executa e retarda seus resultados.
  • De olho no financeiro: evite misturar o setor financeiro da empresa com a vida pessoal, achar que todo dinheiro da empresa pode ser gasto por ele.
  • Empreender é superar desafios: empreender é resolver e enfrentar desafios diariamente e quanto mais se cresce, maiores serão os desafios. Enquanto houver negócio, vai haver desafios.  
  • Sua imagem é a imagem da sua empresa: a visão que o público tem do empresário, no caso dos empreendedores, é quase sempre uma extensão da visão da empresa. Preze por sua imagem pública.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias