A leitura ajuda a moldar o mindset correto para enfrentar os desafios do empreendedorismo e impulsionar os negócios
Para abrir um negócio e fazê-lo crescer rumo ao sucesso, o hábito de ler precisa ser incorporado à rotina.
Por meio dos livros, é possível conhecer a experiência de executivos renomados e suas estratégias, se preparar para as dificuldades e desenvolver um pensamento mais assertivo para o mercado.
Pensando nisso, alguns CEOs e empresários listaram suas melhores indicações de obras que contribuíram para suas vidas profissionais e, em alguns casos, para a vida pessoal.
Confira abaixo as sugestões que podem inspirar empreendedores que estão no começo de suas trajetórias e, também, aqueles que planejam se arriscar no mundo empresarial a curto prazo.
Regina Jordão, CEO da rede de depilação Pello Menos, indica o livro A essência do líder, do Warren Bennis. “O autor, que foi um grande consultor, inclusive de vários presidentes dos Estados Unidos, tem uma escrita muito enriquecedora, pois ajuda empresários a entenderem a essência da liderança e auxilia no desenvolvimento dela”.
Fritz Paixão, CEO da CleanNew, rede especializada em blindagem e impermeabilização de estofados com unidades no Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos, indica o livro O Monge que vendeu sua Ferrari, de Robin Sharma. “É um dos livros mais interessantes que já li, pois conta a estória de um advogado bem-sucedido que largou tudo para realizar uma peregrinação na Índia e explica, por meio de uma fábula, o segredo para encontrar o caminho do sucesso, cultivar relacionamentos e viver plenamente o presente”.
Claudinei dos Anjos, CEO da rede Anjos Colchões & Sofás, indica o livro Os Segredos da Mente Milionária, de Eker, T. Harv. “O livro explica exatamente a mentalidade das pessoas que guardam dinheiro, comparando-as com aquelas que somente gastam. Mostra também como as crenças limitantes sobre dinheiro, jamais levarão a riqueza. Ajuda a fazer uma reprogramação no cérebro, de como alcançar a riqueza”.
Gabriel Concon, CEO da rede Pizza Prime, rede de franquias de pizzas 100% brasileira, indica o Sonho Grande, da Cristiane Correa. “O livro conta a trajetória de sucesso de três dos maiores empresários do Brasil. A história desses empreendedores me inspira a dar o melhor de mim, tanto para a construção da minha rede como para meus colaboradores”.
Nathan Schmucler, diretor geral da rede de escolas Luminova, elege o livro O poder do hábito, de Charles Duhigg. “Para buscar alta performance na vida pessoal ou profissional, precisamos de autoconhecimento e o livro ajuda a encontrar caminhos na reflexão de hábitos positivos e negativos, a reconstrução de novos que possam estar mais alinhados com nosso propósito pessoal/profissional”.
Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo, especializada em residências, escritórios e endereços comerciais, cita o livro Contratos de franquia – Origem, evolução legislativa e controvérsias, de Tatiana Dratovsky Sister. “Este livro me atualizou com relação à legislação do franchising e, dentro de seus exemplos e comentários, trouxe a solução para vendas de franquia MEI”.
Paulo Arruda, Co-CEO e Co-Founder da Park Education, rede de ensino de idiomas e cursos livres, elege o livro: The Age of Influence: The Power of Influencers to Elevate Your Brand, do Neal Schaffer. “Este livro, embora ainda pouco conhecido entre executivos, é obrigatório para se entender como aproveitar o poder dos influenciadores para alavancar os resultados das empresas”.
Bruno Gorodicht, diretor das redes Bendito e Espetto Carioca, de brownies e cookies e bares e restaurantes, respectivamente, escolheu o livro Ponto de Inflexão, de Flávio Augusto. “Ele conta a história de sua vida como empreendedor e traz vários momentos que chama de ponto de inflexão, com o objetivo de fazer o leitor repensar sobre sua conduta, forma de pensar e agir. Eu adoro biografias e já li algumas, mas essa dá tanto prazer e prende tanto, que em apenas uma tarde você lê o livro inteiro”.
Raphael Matos, CEO da PremiaPão, rede de publicidade em saco de pão, indica o livro O Jogo Infinito, de Simon Sinek. “Todo empresário que está a frente de uma empresa e tem que liderar pessoas no século 21 precisa ler este livro, melhor que ler precisa aplicar os quatro princípios do jogo infinito aos negócios”.
Artur Hipólito, sócio-diretor da Home Angels Brasil, rede de cuidadores, indica o livro Subliminar, de Leonard Mlodnow, que retrata de forma realista e científica a importância do subconsciente nas tomadas de decisões de cada um de nós. “É na conquista do subconsciente que está o verdadeiro trabalho de Marketing. Imperdível leitura”.
Dr. Paulo Zahr, CEO da OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas, sugere o livro Feitas para Vencer, de Jim Collins. “O grande aprendizado foi ler várias formas de levar nossa empresa ao crescimento e distinguir diferenças entre empresas pares, porque umas cresceram muito e outras não existem mais. O livro também ajuda a não se conformar e entender que podemos ser ótimos e não somente bons. Fazer melhor a todo dia, ser melhor sempre que o concorrente”.
Clayton Mangulin, CEO da Campinas Celulares, rede de assistência técnica multimarcas, especializada na manutenção de celulares, smartphones e tablets nacionais e importados, indica o livro O catador de Sonhos, de Geraldo Rufino. “O livro conta a história de um empresário que começou catando latinhas, empreendeu muitas vezes e quebrou algumas delas. Me fez refletir sobre a importância de pensar positivo, principalmente nesses tempos de pandemia e, consequentemente, crise financeira. É uma injeção de superação”.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias