Digitalização será fundamental para alavancar os negócios

Digitalização alavancará os negócios

Franquias sem ciladas

Especialista em Experiência do Usuário traz os passos para que as empresas acompanhem as mudanças do mercado

Já faz algum tempo que a tecnologia se tornou mais do que essencial para o nosso dia a dia. Uma empresa que ainda não se adequou e que se recusa a acompanhar os movimentos do mercado provavelmente será deixada para trás. Pode parecer radical, mas dados que corroboram para essa análise não faltam. Um relatório da Ebit/Nielsen mostrou que, durante os meses de isolamento, houve um pico nas compras online, levando mais de 7 milhões de novos consumidores ao e-commerce.

A previsão, que era um crescimento de 18% para 2020, saltou para 70% entre abril e junho se comparado ao mesmo período do ano passado. A conclusão é que, segundo a pesquisa, há 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Ou seja, fugir da digitalização pode sim representar o fim de uma empresa. 

A CEO e fundadora da DUXcoworkers, empresa pioneira no Brasil de boas práticas de UX (User Experience, ou Experiência do Usuário), Melina Alves, esclarece o quanto é fundamental que as empresas entendam este aspecto.

“Ao empreender, é preciso ter em mente que o mercado corresponde a demanda e oferta e se existe uma demanda digital forte, é muito difícil que uma empresa se sustente sem ouvir e se adequar aos hábitos das novas gerações. E vale lembrar, inclusive, que tem sido crescente o uso da tecnologia por parte dos idosos, além de integrar e ressignificar as relações de até analfabetos que, por meio de símbolos, conseguem se expressar para mais pessoas. O primeiro passo, então, é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento da organização”, explica.

Para quem ainda não está familiarizado, a digitalização busca a eficácia e eficiência de processos internos da organização, podendo ser ou não customizados. Ou seja, por meio das ferramentas digitais existentes, as empresas podem abrir desde novos canais de comunicação com os clientes, ampliando os pontos de venda, até tornar mais ágeis procedimentos administrativos, financeiros e, se possível, de produção. “Podemos entender a digitalização como uma não aversão à tecnologia e que tem uma relação forte com a cultura organizacional. Ela faz parte das operações internas e tem como objetivo dinamizar os negócios que envolvem toda a cadeia de negócios”, complementa Melina. 

Ela mostra que traçar o caminho está longe de ser o ideal, pois cada empresa tem uma característica exclusiva sobre si. “Para mensurar o nível de digitalização, é preciso ponderar a proposta de valor, qual tipo de produto desenvolve, qual é o consumidor que quer impactar e entender que diversificar canais de venda não significa necessariamente em se digitalizar totalmente. A dica é investigar, mapear e fazer um diagnóstico dos valores da empresa, do produto ou do serviço, de forma a entender toda essa operação para que ela possa fluir de maneira harmoniosa com a jornada de compra do cliente”, orienta.

Segundo a executiva, não adianta a empresa se esforçar para digitalizar uma entrega de produto ou serviço se a operação não flui. “É preciso, como ponto de partida, compreender, identificar as tarefas e funções de acordo com as habilidades dos funcionários e, partir disso, investir em ferramentas que correspondam à cultura e maturidade digital da equipe, para que todos possam usar de forma confortável a tecnologia e saibam extrair números e resultados que, de fato, auxiliem no crescimento da empresa. Existe uma curva de aprendizado, que requer tempo e esforço, portanto, é preciso ter tranquilidade nessa etapa de evolução”, finaliza. 

Fonte: Markable

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias