Ainda não se sabe quando tudo voltará ao normal, mas até isso acontecer, o que pode ser feito agora para colher frutos lá na frente no setor de franquias?
Algumas cidades já flexibilizaram o isolamento e parte do comércio voltou à ativa com horário reduzido de funcionamento. Ainda não se sabe quando tudo voltará ao normal, no entanto, o que pode ser feito agora para colher frutos lá na frente? Essa foi a pergunta feita para CEOs de 13 redes de franquias.
“O franchising é um modelo de negócio consolidado no mundo todo. Apesar de enfrentar dificuldades nesse momento, voltará a crescer. Estar preparado para isso significa largar na frente”, comenta o presidente do Grupo Kalaes, holding de franquias com 26 anos de mercado, Sidney Eduardo Kalaes.
“Fortaleça seu relacionamento no bairro ou na região. Pessoas compram de pessoas e já existe um movimento de valorização do empreendedor local. Cuide dos clientes, dos colaboradores e da reputação da marca, tomando todas as medidas de proteção. Por fim, influencie positivamente, leve boas energias para toda a equipe. Nesse momento é importante ser solícito e entender as fragilidades e necessidades do cliente”, Gustavo Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.
Entenda o comportamento
“No momento de retomada do isolamento, é fundamental que o franqueado/gestor entenda o novo comportamento de seus clientes e colaboradores. Dessa forma, poderá encontrar novas maneiras de relacionamento com eles, tendo como base esse novo comportamento. Devido a isso, ele deve estar antenado em tudo, do começo ao fim. Todos os processos devem ser verificados, do atendimento à venda”, Aluizio de Freitas, fundador da Sigbol, rede de escolas de moda.
Administre de perto
“Em uma situação de crise, o papel do dono é ainda mais importante. Saiba e entenda as dificuldades do “novo normal”, proponha mudanças ou compartilhe suas dúvidas com a franqueadora. Lembre-se de que as coisas mudaram, portanto, é importante estar antenado em tudo, do começo ao fim de cada processo, atendimento, venda, recebimento, enfim, na gestão total da empresa”, Sidney Eduardo Kalaes, presidente do Grupo Kalaes.
Foque no que já possui
“Neste momento, o empresário precisa ficar muito atento àquilo que ele já tem. Por exemplo, tentar gerar receita com o estoque, fazer trocas, substituições efetivas do que ele já possui por aquilo que precisa, reduzindo despesas. Nenhum ativo é melhor do que aquilo que já está pago e em estoque, seja em hora técnica ou em produto”, Leonardo Bortoletto, fundador do Clube de Permuta.
Não fique parado
“Tenha sensibilidade para observar as mudanças do seu segmento de atuação e invista nas modificações, sempre atento à necessidade do cliente. É importante estudar e ver qual a melhor alternativa para manter o negócio em atividade, seja ela delivery ou uma loja virtual, o ideal é não ficar parado nesse momento”, Renata Marcolino, fundadora da Mil e Uma Sapatilhas.
Tenha visão holística
“Na retomada, a liderança do franqueado precisa ser reforçada, principalmente na área da saúde, que passa a ser cada vez mais valorizada pelas pessoas. Cuidar bem do paciente apenas na área de atuação não é diferencial. É preciso acolher, ter uma visão holística de suas necessidades e criar um relacionamento forte em que ele se sinta amparado. O franqueado precisa seguir os procedimentos da área e atuar com o feeling do que o paciente necessita naquele momento de interação com a empresa”, Bruno Magalhães, diretor-executivo da GOU Odonto.
Liderança
“A retomada será desafiadora para todos os setores. Os líderes das empresas precisam estar presentes em todas as operações do negócio, para conceder o auxílio necessário a fim de as equipes conseguirem os melhores resultados. É preciso estar preparado para o ‘novo normal’ dos negócios!”, Kawel Lotti, CEO dos grupos Ceopag & Ceofood.
Reforço dos franqueados
“É imprescindível a presença do franqueado no negócio, assim como dedicação, garra e resiliência. Esses são requisitos necessários para uma boa liderança, sobretudo, nas vendas para alavancar os negócios. É necessário estar atento ao recebimento dos pagamentos e ficar em alerta quanto as oportunidades que irão surgir. Se o seu negócio é bom, não desista. Seja paciente. Olhos e ouvidos abertos. Por fim, seja otimista e enfrente de forma positiva este desafio”, Caio Katayama, fundador da Ótris Soluções Financeiras.
Aproxime-se de clientes e equipe
“Cabe à franqueadora pensar em estratégias de como ajudar os franqueados nessa retomada, sobre o que pode ser feito, onde pode ser melhorado, etc. Além disso, acompanhar de perto a operação é importantíssimo. Manter-se próximo aos seus colaboradores e clientes. Esse momento mexeu emocionalmente com todos. É importante que o empreendedor esteja na operação para criar um vínculo e se mostre presente para os clientes. Pesquisas mostram que os consumidores estão se engajando com marcas que demonstram um pouco da sua história, que apresentam um lado mais humano do negócio. Nesse momento, o empreendedor tem a oportunidade de contar um pouco da história dele para as pessoas, e assim, se aproximar não só da sua equipe, mas também do consumidor final.”, Bruno Jerke, CEO da Calzoon Sucos e Calzones.
Tenha disciplina
“A minha dica é manter o relacionamento com os clientes. O CEO precisa tirar 80% do tempo dele para se relacionar com os clientes e potenciais clientes, isso gera uma diferença colossal para o negócio. Recomendo também que ele (CEO) todo dia entre em contato com essas pessoas, é importante nesse momento de retomada mostrar para o cliente o valor do seu produto ou serviço. Isso gera muitos resultados positivos. Tenha também frieza, disciplina e seja racional na hora de lidar com os problemas, assim você supera qualquer crise. E por fim, dê exemplo para a equipe, a melhor maneira de cobrar o colaborador é dando o próprio exemplo.”, Luís Câmara, CEO da Vox2you.
Faça uma análise e aja
“Entenda qual foi o real impacto da crise na franquia. Após isso, é necessário realizar uma organização interna e intensificar as ações de marketing”, Vicente Gomes, CEO da Consulting Now.
Novas ferramentas de vendas
“No atual cenário, os empreendedores entenderam que precisam enxergar seus clientes de outra forma, encontrar outros meios, usar novas plataformas de venda, fortalecer outras vias como e-commerce, além de trabalhar melhor a base de cliente e utilizar o CRM. A crise serviu para mostrar que os empresários precisavam chegar nos consumidores de maneira diferente e isso é algo que o gestor tem que manter no cenário da retomada, entender que é preciso se aproximar de novos clientes com ferramentas menos usuais”, Alexandre Guerra, sócio-fundador da Nação Empreendedora.
Motivação da equipe
“Principalmente neste momento de pandemia, pode ser que as estratégias precisem ser alteradas diariamente. Então, para o sucesso do negócio, primeiro o empresário precisa estar preparado para contribuir com sua equipe. Entender as necessidades internas, para que possa auxiliar ainda mais os seus funcionários. É um momento de ainda mais união. Assim, o time se manterá motivado, empenhado e comprometido para buscar os melhores resultados”, Eric Vaz de Lima, diretor-executivo da Vazoli.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias