Mulheres são donas de quase 40% das MPEs

Mulheres são donas de quase 40% das MPEs

Franquias sem ciladas

Estudo revelou que apenas 33,2% das mulheres comandam os micros e pequenos negócios, mesmo em meio ao preconceito e ao machismo

Segundo dados Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil está entre os 10 países com o maior número de mulheres empreendedoras, ocupando o 7º lugar no mundo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Vhsys, empresa de tecnologia que desenvolve sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas, realizada no mês de fevereiro de 2022, com 822 pessoas, 39,9% disseram que atuam em empresas com mulheres como proprietárias.

Números

Segundo o levantamento, apenas 33,2% dos negócios foram fundados por mulheres, enquanto 66,8% foram fundadas por homens. O Centro-Oeste e o Nordeste são as regiões que possuem maior concentração de mulheres como donas dos empreendimentos, com 44,3% e 42,6%, respectivamente, seguidos por Sul (40,8%), Sudeste (37,5%) e Norte (35,8%). 

Quando os respondentes foram questionados sobre o número de mulheres no quadro de colaboradores, 40,9% deles responderam que a presença feminina chega até 10% na empresa e apenas 22,7% afirmaram que a presença delas ultrapassa a marca de 50%.

Além disso, 27,4% dos entrevistados disseram que a empresa possui até 10% de mulheres em cargos de liderança, 16,1% que possuem até 50% como gestoras e, somente 17,6% das respondentes disseram que há mais de 50% de mulheres entre seus gestores. Já 28,3% afirmaram que não possuem mulheres em posições de governança.

A pesquisa também apresentou números por setor. O segmento do Comércio é o que possui mais mulheres proprietárias de empresas, com 45,5%, seguido da Indústria com 32,6% e por último Serviços, com 31,9%.

Também no setor de Comércio, 20,3% das empresas respondentes possuem mais de 50% de liderança feminina. Em Serviços, o percentual de negócios com mais de 50% de mulheres em cargos de gestão é de 15,1% e na Indústria é de 10,9%.

Principais desafios

Por fim, a pesquisa foi determinante quando buscou entender quais são, atualmente, os principais desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo. De forma ampla e aberta, os respondentes descreveram que o preconceito, machismo, jornada dupla ou tripla e falta de respeito estão mais presentes no dia a dia das brasileiras no mercado de trabalho. 

Quanto aos estudos separados por gêneros, o público masculino demonstra enxergar que preconceito, desigualdade de oportunidades e falta de oportunidade, machismo e as mesmas questões presentes nas jornadas de empreendedorismo dos homens estão entre os principais desafios para o avanço das mulheres. Já as mulheres listaram preconceito, sobrecarga e múltiplas jornadas (principalmente no que diz respeito a conciliar maternidade, tarefas domésticas e trabalho), falta de respeito e machismo.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias