Inclusividade faz catarinense investir em Franquias

Inclusividade faz catarinense investir em Franquias

Empresária de Balneário Camboriú buscava diversificar sua atuação nos negócios e encontrou na rede de lingerie Frida, algo que chamou sua atenção: a inclusão plus size

A empresária catarinense Katia Maria Tonioti e a sua sócia, Gisele Alessandra Girardi, buscavam diversificar seus investimentos no mundo dos negócios e foi no setor de Franquias que encontraram uma boa oportunidade de um investimento seguro e com suporte.

“Optei por investir em franquias após uma análise criteriosa do mercado de varejo. Desde 2004 estou envolvida no setor de serviços e senti a necessidade de diversificar minhas atividades comerciais. A escolha por uma franquia veio da combinação de um modelo de negócio estabelecido com suporte contínuo, algo essencial para quem, como eu e minha sócia, estava ingressando em um novo setor sem experiência prévia. Além disso, o mercado de Franquias têm uma taxa de sucesso, significativamente, mais alta em comparação com negócios independentes, o que aumentou minha confiança na decisão”, conta Katia.

Nos três primeiros trimestres de 2023, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Franquias teve um crescimento em seu faturamento, que somados, passam de 42%, confirmando as projeções da entidade para o ano passado e reconfirmando que em 2024 o crescimento se manterá.

Além disso, o estado de Santa Catarina é um dos mais promissores do País, quando falamos em abertura de novos negócios, afinal, ademais da diversidade local, dados divulgados recentemente pelo o IBGE apontam que o PIB (Produto Interno Bruto) catarinense bateu a marca de R$ 428,5 bilhões em 2021.

Em solo fértil, saber onde investir é ingrediente para o sucesso

Contudo, e mesmo por toda solidez deste mercado, saber com que nicho atuar e onde iniciar uma operação é de fundamental importância para ter sucesso. 

E com sua experiência nos negócios, Katia decidiu investir na Frida Underwear, rede de franquias de lingeries exclusivas com foco na diversidade de corpos, sendo este o ponto-chave para a empresária.

Gisele Alessandra Girardi, Lidi Giehl (diretora administrativa da Frida) Katia Maria Tonioti e Camila Reginato (CEO e fundadora da Frida)

“A escolha pela Frida foi motivada pelo seu propósito e diferencial de mercado. A marca se destaca, não só pela qualidade excepcional dos produtos, mas, também, por atender um nicho de mercado frequentemente negligenciado: o plus size. Esta inclusividade é fundamental no varejo moderno. A possibilidade de oferecer lingerie e moda praia que se adaptem perfeitamente a diferentes tipos de corpo, permitindo que as mulheres escolham peças que se ajustem separadamente ao busto e ao quadril, é um grande diferencial. Essa abordagem alinha-se perfeitamente com as tendências atuais de personalização e conforto no vestuário”, afirma a empresária.

Ainda, como um fator adicional, as novas franqueadas da Frida estão em uma região central do setor de moda íntima e praia, tendo em vista que Ilhota, cidade a apenas 35km de Balneário, é conhecida como a Capital Catarinense da Moda Íntima, Praia e Fitness.

“Balneário Camboriú também apresenta-se como um mercado ideal para a Frida, dada a sua cultura cosmopolita e a valorização de novidades e tendências na moda. A cidade, conhecida por seu estilo de vida dinâmico e sua população exigente em termos de qualidade e design, oferece um terreno fértil para uma marca que une inovação, inclusividade e qualidade. Além disso, o clima e o estilo de vida litorâneo da cidade harmonizam-se perfeitamente com o segmento de moda praia”, reforça.

O mercado de lingerie, conforme a Mordor Intelligence, tem previsão de faturar mais de 121 bilhões de dólares até 2028. Segundo os dados, até 2023 o setor faturou mais de 82 bilhões de dólares. 

“O mercado de franquias mostra um potencial de crescimento robusto, impulsionado pelas vantagens que oferece, como suporte corporativo, modelos de negócios testados e estratégias de marketing eficazes. Em particular, o segmento de lingerie e moda praia é extremamente promissor. Segundo estudos de mercado, o setor de lingerie vem crescendo consistentemente, impulsionado por uma demanda crescente por produtos que combinam conforto, qualidade e estilo. Além disso, a crescente conscientização sobre a diversidade de corpos e a inclusão na moda tem ampliado o mercado para produtos como os da Frida, que atendem a uma variedade maior de tamanhos e preferências”, finaliza a empresária Katia Maria Tonioti.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias