Franchising aprenda sobre o modelo de negócio e saiba como investir em franquias

Franchising: aprenda sobre o modelo de negócio e saiba como investir em franquias

No sistema de Franchising o detentor da marca concede aos interessados o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e know-how

Quem tem o interesse em empreender no Brasil não precisa, necessariamente, criar um novo modelo de negócio. Na verdade, é possível investir em uma companhia ou marca já consolidada por meio do Franchising.

Ao investir em uma franquia, você pula toda a etapa de abertura e os riscos que costumam envolver um negócio novo no mercado. Logo, as suas chances de ter sucesso e colher os resultados desse investimento são maiores, apesar de não serem garantidos.

O que é o sistema de Franchising?

O sistema de Franchising (ou Franquias) é um modelo de negócio amplamente difundido em todo o mundo. Tradicionalmente, o detentor da marca (franqueador) concede aos interessados (franqueados) o direito de utilizar sua marca, produtos, serviços e know-how.

Em contrapartida, costuma ser exigido um investimento inicial mínimo ou uma remuneração periódica (royalties). A relação entre franqueador e franqueado é regida por um contrato que estabelece os direitos e deveres de cada uma das partes, respeitando a Lei das Franquias.

No entanto, além do modelo tradicional de investimento, o investidor tem a possibilidade de adquirir cotas de participação em uma franquia. Nesse tipo de operação, o cotista não compra a franquia, mas o direito de participar dos seus resultados.

Dessa forma, ela será operada por um franqueado que receberá o dinheiro investido para aplicar no negócio em busca do seu crescimento e consolidação. Os resultados obtidos são partilhados entre todos os seus investidores, proporcionalmente à quantidade de cotas que cada um possui.

Qual o cenário das franquias no Brasil?

Após conferir o conceito e o funcionamento do sistema de Franchising, é válido conhecer o cenário do Franchising no Brasil. Desde o seu surgimento no território nacional, na década de 1980, as franquias têm experimentado um crescimento significativo ao longo dos anos.

Mesmo em períodos de crise econômica e aumento das taxas de juros, o setor se mostrou resiliente e bem consolidado. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias apresentou números expressivos entre 2022 e 2023.

Conforme o seu relatório de junho de 2023, o faturamento do primeiro trimestre foi de R$ 50,8 bilhões — 17,2% maior que o do primeiro trimestre de 2022. Já no faturamento acumulado dos últimos 12 meses (1T23 — 2T22), a quantia chega a R$ 218,9 bilhões.

Isso representa um aumento de 16,1%, se comparado com o período anterior (1T22 — 2T21). Os dados sinalizam uma trajetória otimista de recuperação e crescimento do setor de Franchising no pós-pandemia.

Apesar dos desafios enfrentados, como a pressão de custos e o acesso ao crédito, o Franchising brasileiro continua com boas expectativas para o futuro. Até o final de 2023, a ABF projetava um crescimento de:

● 9,5% a 12% no faturamento;

● 10% nas operações;

● 4% nas redes de franquias;

● 10% no número de empregados diretos do setor.

Quais as vantagens de investir no sistema de franchising?

Investir em franquias oferece uma série de benefícios, que vão desde a segurança e redução de riscos até a possibilidade de fazer parte de uma rede de empreendedores bem-sucedidos. Como visto, você poderá adquirir a franquia ou apenas a participação nos seus resultados.

Os dois modelos têm as suas vantagens. Ao optar por adquirir uma franquia, você não precisa abrir uma companhia do zero. Nesse caso, você administrará um modelo de negócio que já foi testado e aprimorado, o que diminui os riscos associados ao lançamento de uma nova empresa.

Ademais, você receberá do franqueador um treinamento e suporte para buscar o máximo rendimento no menor tempo possível. Outro benefício é o acesso a uma rede de apoio de outras unidades, permitindo identificar os erros e acertos de cada uma delas.

Já quando se considera o investimento em cotas de participação em uma franquia, você evita todo o trabalho de gerir um negócio. Isto é, assim como um investimento encontrado no mercado financeiro, você aloca o seu capital e acompanha os resultados da empresa.

Logo, você pode continuar exercendo outra atividade, ao mesmo tempo que colhe os frutos do investimento realizado. O investidor também poderá adquirir cotas de diferentes franquias e diversificar a sua carteira, aumentando a sua proteção e o potencial dos seus resultados.

Como investir em franquias?

Depois de conhecer as vantagens de investir diretamente em uma franquia ou em suas cotas, chegou o momento de conferir como fazê-lo. O investimento direto tende a ser mais demorado e burocrático, pois envolve a análise da COF (Circular de Oferta de Franquia), negociação, assinatura do contrato e treinamento da equipe.

Nesse contexto, o investimento em cotas tende a ser mais rápido, prático e sem burocracia. Para tanto, é necessário buscar uma plataforma de investimentos alternativos que conecte você ao mercado de franquias — a exemplo da Osten Invest.

Trata-se de uma fintech que tem como diferencial a segurança jurídica e transparência na comercialização de participação em franquias, por meio de cotas. A sua atuação é autorizada e regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o órgão fiscalizador do mercado financeiro.

Ademais, ela é associada à ABF, a entidade que rege o Franchising brasileiro. Portanto, com a plataforma, você poderá investir em franquias sem intermédio de um banco, de forma segura, prática e simples.

Fonte: Osten Invest


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias