Calçados Bibi incrementará vendas, com programa de recompensa

Calçados Bibi incrementará vendas, comprograma de recompensa

Por meio do giftback, a marca prevê recorrência nas unidades dentro de 90 dias, com incremento de vendas de até 20% para os franqueados

Nos últimos anos, o giftback, programa de recompensa em que os consumidores ganham pontos ou moedas recebendo de volta um percentual de valores valor gastos em uma determinada compra, se tornou popular entre os brasileiros.

Com objetivo de bonificar o consumidor e, especialmente, gerar recorrência em suas operações, a Calçados Bibi criou o seu próprio giftback, que oferece 15% de retorno do total investido em uma próxima compra, considerando o resgate dentro do prazo estipulado. Com o programa, a empresa prevê um incremento de 15% a 20% em vendas nas mais de 130 lojas da rede no Brasil.
 

A dinâmica do serviço da Bibi funciona da seguinte forma: o cliente que consumir em uma das lojas da bibi será beneficiado com giftback de 15% do montante gasto.

Com um prazo de 90 dias, o consumidor pode utilizar o crédito para obter um desconto na próxima compra, sendo que o desconto é limitado até 30% e não é cumulativo com outras promoções.

Estudo de mercado

Para implantar o serviço nos pontos de venda, a rede fez um estudo de mercado com o intuito de entender o comportamento de consumo de calçado infantil no Brasil e, baseado nisso, foi identificada a oportunidade no negócio de aumentar a frequência de compra dos clientes da base, fazendo com que sua recorrência pudesse ser estimulada por incentivos de fidelização.

Desse modo, foi traçado um segundo objetivo com o projeto que é fazer com que 20% dos clientes retornem para uma nova compra no período de 90 dias.

Além disso, com a implantação do programa, a Bibi amplia ainda mais seu escopo de serviços, aliando o giftback aos serviços de entrega expressa, Bibi em Casa, entre outros. 

“Em um primeiro momento fizemos teste em algumas unidades para entender o que o consumidor buscava em um programa de recompensas. Com isso, conseguimos desenhar um projeto que fosse benéfico para o cliente e para o franqueado. Entendemos que é necessário criar recorrência para as lojas, permitindo que o faturamento delas mantivessem uma boa performance mês a mês. Por outro lado, sabemos que as crianças necessitam de novos calçados com regularidade, então oferecemos ao cliente uma bonificação que o fizessem voltar para comprar na Bibi, com o intuito de fidelizá-lo”, explica a diretora de marca e produto, Camila Kohlrausch.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias