Da crise ao sucesso: histórias de empreendedores resilientes

Da crise ao sucesso: histórias de empreendedores resilientes

Nesta trajetória, nem tudo são flores e, muitas vezes, é necessário se reinventar e muitos empresários de sucesso enfrentaram dificuldades

De acordo com a pesquisa do Sebrae realizada em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), o Brasil ocupa o quinto lugar, com 30,4%, entre os maiores níveis de empreendedorismo de 47 nações.

O levantamento aponta, também, que empreender está entre os três maiores sonhos dos brasileiros, dispostos em renunciar à estabilidade financeira que o emprego em carteira proporciona.

No entanto, nesta trajetória, nem tudo são flores e, muitas vezes, é necessário se reinventar. Confira histórias inspiradoras de empresários de sucesso que enfrentaram dificuldades e mostraram que resiliência, determinação e persistência são fundamentais para concretização dos objetivos, transformando seus negócios em modelos de franquias rentáveis.

André Oliveira é CEO da CredFácil, empresa que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados. De família humilde, nasceu em Umuarama, interior do Paraná, filho de um alfaiate e de uma costureira.

Aos 11 anos, para realizar o sonho da mãe, que queria muito um conjunto de jarras e copos para receber os amigos em casa, uniu-se ao irmão para vender geladinho após o horário escolar.

Já adulto, em 2004, em uma noite sonhou ser dono de uma empresa chamada CredFácil. E como em uma visão do futuro, pediu demissão e com a rescisão que recebeu, no valor de R$ 10 mil, investiu e abriu a empresa.

Com apenas uma mesa e um computador, em uma sala alugada de 30 metros quadrados, deu início a operação. Em quatro anos, a empresa prosperou, chegando a 20 lojas de concessão de crédito no Paraná até 2008, quando a crise financeira mundial, que afetou, principalmente, os bancos, não deixou de atingir o seu negócio.

Passado o momento turbulento, a economia voltou a crescer e o “boom” na busca por empréstimos bancários voltou. André viu a possibilidade de expandir o negócio com mais rapidez pelo modelo de franquia. A estratégia deu muito certo e, hoje, a rede conta com mais de 1020 operações e, em 2022, fechou com um faturamento de R$ 220 milhões. 

Claudinei dos Anjos, presidente da rede Anjos Colchões & Sofásempresa que atua com a produção de estofados e colchões, precisou se reinventar em 1999 e traçar novas estratégias, quando um incêndio de grandes proporções atingiu, no interior do Paraná, a fábrica da rede. 

As chamas atingiram dois galpões que serviam de depósitos de espumas, equipamentos e máquinas, se alastrando, ainda, para um terceiro galpão, que estava em construção. Além da perda dos produtos em estoque e matéria-prima, a empresa teve que arcar com um prejuízo que chegou a R$ 800 mil.

Para superar as dificuldades, não faltou resiliência, fé e muita determinação. Após o incêndio, foi realizado um levantamento de toda a situação para, assim, ser possível negociar com os credores e honrar as entregas e pagamentos.

Em dois anos, as dívidas foram quitadas e a empresa reencontrou o caminho do sucesso. Atualmente, a rede está presente em 21 estados brasileiros e tem mais de 270 lojas, sendo cinco no Paraguai.  

Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera por meio do conceito de honest market em condomínios residenciais e comerciais, já está em seu trigésimo CNPJ e precisou passar por inúmeros projetos mal sucedidos até obter êxito nos negócios. 

Empreendedor desde os 18 anos, Córdova tinha uma rede de postos de combustível no Paraná e fez uso de quase todo o lucro que ela rendia em busca da prosperidade em diversos outros segmentos, como food truck, agência de marketing, café no shopping, e-commerce de roupa infantil e até com uma academia, que acabou fracassando em meio à concorrência com grandes redes.

Em 2018, Córdova dedicou-se à fundação do Byke Station, uma rede de vending machines para ciclistas que, algum tempo depois, originou o market4u, o empreendimento mais bem-sucedido que já teve, com previsão de faturamento de R$ 500 milhões, para 2023. 

Já para Camila Miglhorini, CEO e fundadora da Mr. Fit, rede de fast-food de alimentação saudável, a ideia de abrir a empresa chegou a partir da necessidade de encontrar opções rápidas e saudáveis para comer no dia a dia.

Foi em 2013, após uma reunião que percebeu claramente como era difícil não ter opções boas e acessíveis. Experiente no ramo, já que atuava no Franchising, formatou o negócio para operar por meio de franquias.

Vendeu o próprio carro por R$ 50 mil e começou a empreender. A rede criada em Paulínia, interior de São Paulo, completa 10 anos com mais de 500 unidades em todo o País, além de uma operação em Portugal. Atualmente, a franquia prevê um faturamento de R$ 200 milhões até o fim de 2023. 

O Franchising é a porta de entrada para muitos empreendedores por ser um modelo de negócios mais seguro. Dados recentes da ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que somente em 2022 o setor de franquias faturou R$ 211,4 bilhões e para 2023 a projeção é um crescimento entre 9,5% e 12%.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias