Prospere com uma franquia

Prospere com uma franquia

Um dos caminhos para potencializar uma franquia é um acompanhamento dos processos, por meio de auditorias

Ter uma franquia vem se tornando o grande desejo de muitos empreendedores, por muitos motivos, como associar o investimento a um modelo que já testado e que traz resultados. O fato é que o Franchising no Brasil cresceu nos últimos 10 anos a taxas bem superiores ao PIB e a curva de maturidade do setor, também, vem evoluindo ano a ano.

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Franquias fechou o último trimestre de 2022 com faturamento de R$ 63,8 bilhões, 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021.

Como abrir uma franquia?

Com base nesses dados, o que pode parecer é que abrir uma franquia, ou montar um modelo franqueável, seja simples, mas é preciso planejamento e conhecimento no nicho investido.

Alguns segmentos no Brasil utilizaram mais o Franchising como estratégia de expansão de seus negócios, do que outros, e, hoje, já abrigam um grande número de marcas, como é o caso do setor de alimentação.

No entanto, o País ainda tem muitas regiões em potencial para serem desenvolvidas e há espaço para novas redes em diferentes mercados. Percebe-se que, cada vez mais, haverá uma seleção natural das marcas que estão mais bem estruturadas para atuar no mercado.

O sistema de franquias vem chamando a atenção de grandes players da indústria, que estão indo para o varejo, utilizando um modelo estruturado para operação por um franqueado, recebendo todo o apoio para obter sucesso e contribuir com a maior visibilidade da marca.

Atuar no Franchising é desafiador e os empresários que decidem por esse modelo de expansão devem ter uma visão clara de contar com o engajamento de seus franqueados, da mesma forma que eles devem ter o apoio e o suporte da franqueadora para que a unidade, sob seu comando, atinja os resultados projetados e consiga obter o retorno do capital investido.

A relação deve ser permeada pelo conceito ganha-ganha e de interdependência e essa visão deve estar clara na mente de franqueados e franqueadores.

O grande desafio do Franchising no Brasil é a condição dos empresários-franqueadores em manter a rede competitiva e sobreviver face às intempéries do ambiente econômico do País e das políticas do governo, dado que pouco se conhece desse modelo, que, apesar de tudo, tem permitido que pequenos negócios se destaquem no mercado e, em muitos casos, com um crescimento exponencial.

O sistema cresceu e continuará crescendo, porém, a sua consolidação vai depender de algumas trilhas ligadas à gestão, liderança e capacitação, que precisam ser percorridas por todos.

Auditorias em franquias

Um caminho para que esse modelo de franquias seja realmente potencializado é um forte acompanhamento dos processos, tornando-se interessante, até mesmo, as auditorias em franquias.

Segundo José Augusto Barbosa, sócio da Audcorp, empresa especializada em auditoria, esse trabalho consiste, de forma resumida, no conjunto de procedimentos que tem a finalidade de manter o padrão físico e operacional das lojas, atuando na resolução de problemas e garantindo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela rede.

“Desta forma, são fundamentais para propiciar qualidade e padronização da rede em diversos aspectos, tais como a fachada e a decoração das lojas, o atendimento por parte dos colaboradores, a qualidade dos produtos”, explica.

José Augusto complementa que os franqueados devem seguir as diretrizes e regras que caracterizam a identidade da rede, preservando o padrão da franquia, e uma das maneiras de manter esse controle sob a conformidade operacional é por meio de auditorias.

Desta forma, vistorias profundas nos processos de cada unidade, ou da rede, podem detectar inconformidades, diagnosticar eventuais problemas, identificando, também, aspectos para corrigir e sugestões de possíveis melhorias.

“Por extensão, além de ser um indicativo de que todas as normatizações ou regras estão sendo efetivamente atendidas pelos franqueados, também, pode ser utilizada para o aperfeiçoamento dos processos internos ou na resolução de problemas que estejam atrapalhando a operação da loja ou da rede”, detalha o José.

As auditorias podem ser subdivididas em mais três tipos: auditoria operacional, contábil e de qualidade.

Auditoria operacional

Tem como finalidade realizar a análise envolvendo o funcionamento da empresa em sua rotina diária, tendo como foco a busca de resoluções para problemas de eficiência, otimização e utilização de recursos, principalmente no que concerne à gestão de estoques, ao relacionamento com fornecedores e à prevenção de perdas.

Auditoria contábil

É um processo de análise da situação financeira da empresa, que permite atestar a precisão dos registros contábeis, além de identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão. Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência, permitindo a ele conhecer os problemas, as causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a implantar.

Auditoria de qualidade

Tem como premissa a avaliação da qualidade dos produtos comercializados ou serviços oferecidos pela loja ou rede, incluindo as normas de padronização, segurança e vigilância sanitária.

Comunicação é ponto de grande preocupação

Um ponto de padronização em uma franquia que também gera grande preocupação é a comunicação, que precisa ser bastante integrada.

“Um grande complicador para as franquias é o que essa empresa quer repassar ao seu público. Essa informação deve ter coerência independentemente da unidade da franquia em que o cliente for atendido. Caso contrário, o negócio tende a perder sua identidade”, informa Paulo Ucelli, sócio da Ponto Inicial Comunicação.

Ele explica que a imagem pela qual a empresa é vista é fundamental nas estratégias para a comercialização de um produto.

Nesse trabalho, é imprescindível uma adequada estratégia de comunicação, que mescle ações de Marketing, redes sociais e Assessorias de Imprensa, que tem como objetivo tornar a marca relevante e ser vista com credibilidade dentro do mercado.

“Mas, é preciso padronizar a marca em uma rede de franquias. Hoje, com as facilidades das redes sociais e com amplo acesso às estratégias de marketing, os franqueados costumam divulgar materiais que nem sempre passam pela aprovação do franqueador, e isso pode ser fatal para o negócio”, explica Paulo.

Problemas assim acontecem porque os franqueados não dispõem das melhores práticas para defender sua imagem. Às vezes falta, até mesmo, a criação de uma identidade.

Lembrando que a marca, a credibilidade e a representação que a central oferece na área de comunicação é a maior garantia de que o franqueado manterá a fidelidade à franqueadora após ganhar a expertise da central.

A Franquia e o Registro da Marca

Por fim, em relação às marcas, existe um ponto crucial que é a proteção.

“Há uma inevitável relação entre a segurança da franquia de um negócio e o registro dela, que a identifica. Isso porque, somente com o registro da marca, o franqueado adquire a exclusividade de seu uso e a exploração comercial e, ainda, preserva a imagem do seu negócio”, explica Rosa Sborgia, sócia da Bicudo & Sborgia Marcas e Patentes.

É possível a qualquer empresário ampliar os seus negócios por meio do sistema de franquias, seguindo as previsões legais. Entretanto, estas mesmas normas preveem a necessidade de uma COF (Circular de Oferta de Franquia), que deve indicar a situação da marca protegida perante o INPI, visando a segurança do franqueado e a regularidade das operações do franqueador.

Assim, o franqueador deverá indicar se a marca está em situação de registro concedido ou se o pedido está em andamento.

“Estando a marca em situação de registro concedido, em regra, a segurança jurídica está estabelecida, pois, como dito antes, o franqueador tem o direito exclusivo de uso e de exploração dessa marca no seu segmento empresarial”, complementa.

Portanto, um dos núcleos do sistema de franquia é a marca, a qual deverá estar em situação regular e, preferencialmente, em estado de registro concedido, assegurando o direito de ambos na exploração da marca, ou seja, para o franqueador dá condição legal de licenciamento da marca, e para o franqueado possuir aquele direito exclusivo de seu uso e exploração em determinado segmento empresarial.

“Ao franqueado, ainda, dá a condição jurídica de ter o seu negócio em estado de segurança legal, visando evitar prejuízos financeiros no investimento que realizou com o respectivo negócio de franquias, o qual em regra não é barato”, finaliza Rosa Sborgia. 

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias