Ex-panfletista fatura R$ 10 milhões com franquia

Ex-panfletista fatura R$ 10 milhões com franquia

Matheus Ferraz conta como criou a empresa Reino Rural sem ter um real no bolso, transformando em um negócio sólido, com 40 unidades no Brasil

Os pais estão entre as maiores influências na vida de seus filhos na hora de escolher a carreira. Mas, e quando é necessário seguir uma carreira por necessidade?

Matheus Ferraz, 42 anos, sabe muito bem o peso e a importância que a referência familiar teve no início da vida profissional. Aos 17, ele percorria o Brasil com seu pai, que era vendedor externo de cursos profissionalizantes.

Matheus fazia panfletagem para a mesma empresa e, pouco tempo depois, se tornou office-boy. Sequencialmente, se tornou, também, vendedor de cursos profissionalizantes.

Ele não imaginava que aquele período difícil, como ele mesmo menciona, faria toda a diferença na sua vida profissional. Era o seu primeiro contato direto com o setor de vendas, profissão que o acompanha até hoje.

“Eu era muito novo e percorremos várias cidades por todo o País, o que era muito difícil, pois não conhecia nada e precisava conseguir local para realizar as aulas e as matrículas dos cursos. Mesmo assim, foi uma experiência incrível, em ter que fazer o negócio acontecer”, relembra Ferraz.

Depois de algum tempo, surgiram novas oportunidades e Matheus abraçou todas elas, tanto que já trabalhou como vendedor interno e externo de call center; em loja de calçados; representante comercial de calçados; em loja de rações para cães e gatos; executivo de vendas das operadoras de telefonia e como vendedor de telemarketing de produtos agropecuários, que despertou o seu interesse pelo mercado de agronegócio.

Teve veículo apreendido

Com espírito de liderança, Matheus gostava de estar sempre na linha de frente, dando ideias, realizando planejamentos, até que surgiu o desejo de mergulhar no mundo do empreendedorismo.

Sem capital algum para abrir o próprio negócio, ele fez as coisas andarem literalmente na raça, como um projeto de virada de ano, em 2014. Sem dinheiro para pagar um espaço, ele utilizou uma casa vazia que seus pais tinham na periferia de São José do Rio Preto (RP), cidade onde nasceu, colocando uma mesinha de aço, que já havia no local, pintando o espaço, levou o seu notebook e, então, começou a vender ali mesmo.

Foi assim que surgiu a marca Reino Rural Saúde no Campo, especializada em produtos agropecuários como suplemento nutricional animal e fertilizantes.

Em três meses, conseguiu levantar dinheiro para alugar um espaço melhor localizado na cidade e pagar três vendedores externos.

“Me emociono ao falar, pois quando abri a empresa fazia contas a prazo com as fábricas e vendia os produtos para pagá-las. Cheguei a ter um veículo com busca e apreensão, que havia acabado de tirar da agência, pois no início do negócio precisei deixar de pagar as parcelas. Mas, no final deu tudo certo”, relembra Matheus.

Ao longo de dois anos, foi responsável por tudo: vendia, embalava e despachava os produtos, faturava nota e fazia a cobrança. 

Virada de chave

Em setembro de 2019, um funcionário que fazia a administração da empresa e cobranças desviou para sua própria conta vários recebimentos de clientes que estavam em atraso, sem que Matheus percebesse devido à demanda.

Após esse episódio, o empresário procurou uma empresa de call center com experiência em cobrança. Foi quando Matheus conheceu a advogada e proprietária empresa, Viviane Henriques, e em apenas um mês, ela se tornou sócia da Reino Rural.

“A Viviane só agregou ao negócio, trazendo todo seu know-how de advogada e como empresária de anos nesse mercado de cobrança. Unimos nossas forças e foi de suma importância para a Reino Rural chegar ao que é hoje, pois ela tinha uma experiência bem maior que a minha em gestão empresarial que complementou com meu conhecimento de operação do setor”, enfatiza Ferraz.

Transformando em franquia

Pouco tempo depois o empresário decidiu criar os seus próprios produtos, ou seja, todos os suplementos animais e fertilizantes são de fabricação própria da Reino Rural.

“Quando você abre sua empresa, principalmente em um mercado competitivo e de muita desconfiança, seria fundamental iniciar com uma marca própria para ter total controle da qualidade”, afirma.

No início de 2021, após a empresa ter resultados surpreendentes e crescimento rápido do negócio, a marca migrou para o Franchising visando capilarizar a marca em todo o Brasil.

E era o começo da Reino Rural Franchising, que atua exclusivamente home office, com investimento inicial a partir de R$ 45.990 (incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação do negócio).

O faturamento é pode chegar a R$ 57.746,36, conforme o desempenho do franqueado e o retorno do negócio é entre quatro e seis meses.

Ferraz explica que o franqueado atua com vendas por call center, comercializando os produtos pecuários e para lavouras da marca própria da Reino Rural, direcionados para fazendas, sítios, chácaras e produtores de pequeno, médio e grande porte.

Paixão pelo que faz

O empresário pontua que até hoje continua sendo vendedor, mas dessa vez em uma nova vertente, já que faz mentoria com seus supervisores, vendedores e franqueados, e participa frequentemente de reuniões com investidores interessados pelo negócio.

“Continuo vendendo, mas dessa vez vendo a imagem da empresa que é muito importante”, diz.

Para ele, é necessário amar o que faz e se entregar de verdade ao negócio, só assim será possível colher o sucesso de forma rápida, como aconteceu com a Reino Rural.

Expansão

Hoje, a Reino Rural soma 40 operações presentes em 15 estados brasileiros. No ano passado, a rede faturou quase R$ 10 milhões e a expectativa para este ano é alcançar 40 unidades e faturamento anual acima de R$ 15 milhões.

“O agronegócio é um dos setores mais estratégicos da economia brasileira, sendo responsável por mais de 25% do PIB nacional. Além disso, trata-se de um negócio de baixíssima concorrência no Franchising, um dos fatos que fez eu me dedicar a esse segmento, pois além de ser próspero, o mercado carece desse tipo de produto”, finaliza Matheus Ferraz.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias