Franquia semiautomática de baixo custo

Franquia semiautomática de baixo custo

A Açaí Puríssimo lançou modelo com um funcionário, totem de autoatendimento e previsão de faturamento de R$ 40 mil por mês

O consumo de açaí se popularizou no fim dos anos 90 e, de lá para cá, se tornou um mercado em expansão, tanto em terras brasileiras quanto no exterior. E pensando cada vez mais na expansão e no melhor atendimento para o cliente, o Açaí Puríssimo, rede brasiliense especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, aposta em um novo modelo: franquia semiautomática.

A nova operação possui, somente, um funcionário e um totem de autoatendimento, com isso, o cliente terá mais agilidade no pedido. Para o franqueado, traz mais facilidade na gestão do negócio e reduz o custo fixo, com despesas operacionais mensais de até R$1.800.

“A ideia foi criar um modelo mais enxuto, com menor complexidade operacional e menor custo fixo. Outra vantagem dessa operação é a utilização de um totem de autoatendimento para tornar o pedido mais rápido. Com isso, também conseguimos, internamente, ter mais flexibilidade para mudar o cardápio, trabalhar com promoções e conseguir aumentar o ticket médio e margem de contribuição”, explica o sócio fundador da marca, Cayo Costa.

Outra novidade do Açaí Puríssimo na franquia semiautomática é a mudança no projeto arquitetônico. Nas 12 lojas em Brasília, as unidades estão mais clean e modernas, com cozinha integrada com atendimento para facilitar o próprio funcionário nessa operação por conta própria.

Este novo formato da rede tem investimento menor, a partir de R$ 149 mil. A previsão de faturamento é de R$ 40 mil por mês. O modelo já foi testado em Brasília e ultrapassou a marca prevista, faturando R$ 117 mil em dois meses de operação.

Investimento inicial: R$100 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Previsão de retorno: 24 meses
Projeção de receita mensal: R$40 mil
Royalties: 5%

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias