Franchising: uma solução para quem deseja empreender no exterior

Franchising: uma solução para quem deseja empreender no exterior            

Quem opta por franquias conta com a estratégia e a estrutura de marketing, e outras soluções de vendas, que auxiliam no posicionamento da marca

O desejo de migrar e trabalhar no exterior aumenta no Brasil. O número de brasileiros que saem do país e não pretendem voltar é o maior dos últimos onze anos. Segundo dados divulgados pela Policia Federal, 17% dos brasileiros que deixaram o Brasil em 2021 não voltaram, o percentual antes da pandemia era de 5%. A tendência pode ser resultado do atual cenário econômico.

Outro dado que também chama atenção: o setor de franquias tem crescimento vertiginoso e apresenta evolução constante. O desempenho no segundo trimestre de 2022 impressiona, sendo o setor de Saúde, Beleza, e Bem-estar com maior destaque e resultado. Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) apontam crescimento de 16,8% em relação ao ano de 2021 e acréscimo de 9,2% do seu faturamento.

Mas, qual a relação entre os dados da ABF e o desejo de empreender no exterior?

As franquias representam segurança já que mudar de país ou empreender em outra nação envolve muita incerteza e riscos. Este modelo de negócios permite a internacionalização da marca, de produtos e serviços, deste modo, o franqueado tem uma margem menor de riscos, uma vez que irá contar com a expertise da franqueadora, que certamente fará todo um estudo da região que será o novo destino de negócios. Muitas vezes, inclusive, a empresa já opera no país, facilitando o processo.

Ou seja, é inteligente associar o crescimento franquias ao anseio por viver em outra localidade. É preciso observar que muitos migram, mas ocupam atividades abaixo das que praticavam em sua terra natal, porque não conseguem recolocação em sua área de atuação em outro país, que normalmente, tem remuneração mais vantajosa mesmo para atividades operacionais, o que pode ser interessante para quem pretende enviar dinheiro para o país de origem.

Quem opta por franquias, também, pode contar com a estratégia e estrutura de marketing, entre outras soluções de vendas, que auxiliam, e muito, no processo de posicionamento da marca.

Algumas franqueadoras ainda fazem uma ampla pesquisa que pode ocasionar em redução da carga tributária.

Tudo isso é uma maneira de respaldar quem pretende viver em outro destino. Com todo este know-how da franqueadora, é possível internacionalizar o próprio negócio, ganhar novos mercados, ganhar competitividade.  

Por Clarice Tatyer
Repórter do site Mundo das Franquias