O que rolou no 1º dia da ABF Franchising Expo

O que rolou no 1º dia da ABF Franchising Expo?

O presidente da ABF, André Friedheim, e o vice Tom Moreira Leite, conversaram com a imprensa detalhando números do evento e do setor

Após dois anos, a ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) voltou com força total e teve início no dia 22/06, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O evento que acontece até o dia 25/06 promete ainda mais.

Com mais de 450 marcas expositoras, sendo 199 delas novas ou estreantes, dos mais diversos segmentos e modelos, o primeiro dia da feira foi movimentado, trazendo uma demanda represada de empreendedores em busca de ofertas de novos negócios.

Alguns destaques

O que rolou no 1º dia da ABF Franchising Expo
Tom Moreira Leite e André Friedheim

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; com a vereadora Janaína Lima; com a campeã olímpica da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Hélia Silva, a Fofão; e com Marcelo Negrão, ex-jogador da seleção brasileira masculina e um dos principais nomes do voleibol nacional nos anos 90.

O primeiro dia da ABF Franchising Expo foi marcado pela coletiva de imprensa da ABF, com o presidente da associação, André Friedheim, e com o vice Tom Moreira Leite, que detalharam para os jornalistas presentes os números do setor de Franquias, da feira e as expectativas futuras para o mercado.

André disse que, para ele, franquia é acesso. “Esta é uma palavra que, para mim, define o que é franquia, afinal, eu dou acesso para uma marca, a um know-how operacional, a ganhos em escala, a participar de uma rede de negócios, ao marketing cooperado e a uma gestão mais profissional. Em troca desse acesso, o franqueado participa da rede, cumpre com os padrões e regras estabelecidas pela franqueadora, e colabora com a rede de forma verticalizada”, afirmou o presidente da ABF.

Números

Com base nos dados da última edição da ABF Franchising Expo, realizada em 2019, Friedheim comentou sobre o valor médio de investimento dos visitantes da feira.

“Cerca de 32% dos visitantes da ABF Franchising Expo possuem entre R$ 50 mil e R$ 200 mil para aportar no mercado de franquias”, afirmou.  

Além disso, o presidente da ABF mostrou quais segmentos mais interessem ao público visitante. “A beleza do Franchising é que ele é multisetorial, possuindo diversos nichos da economia, mas, Alimentação, ainda é o que tem maior procura”.

Sobre idade, os dados da ABF mostram que os visitantes possuem entre 25 e 44 anos, mas, também, com boa representatividade de pessoas entre 46 e 54 anos. Por gênero, 63% são homens e 37% são mulheres. “Apesar disso, hoje, mais de 50% das unidades franqueadas são tocadas por mulheres”, salientou André Friedheim.

Outro dado aponto pelo presidente da ABF foi a diversidade regional englobada na ABF Franchising Expo.

“Temos capacidade de atrair pessoas do Brasil inteiro, mas pelo motivo da feira acontecer em São Paulo, evidentemente, nosso maior público é da região Sudeste, de onde vem mais de 42% dos visitantes. Pelo Estados, temos 78% de visitantes de São Paulo, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná”, complementou o executivo.

Projeto Comprador

Em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ABF conta nesta edição com o Projeto Comprado, em que representantes de outros países conhecem o modelo de franquias brasileiro.

“Neste projeto, trazemos potenciais investidores estrangeiros para visitar a feira, conhecer nossos modelos e, quem sabe, levar nossas marcas para outros países”, explicou André.

Espaços temáticos

Além do Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil; o espaço Instalando minha Franquia foi relacionado como destaque. “São fornecedores especializados e dão suporte ao sistema de Franchising”, disse o presidente da ABF.

Uma novidade nesta edição é a abertura para Startups na ABF Franchising Expo. “Temos uma nova categoria de associados, que engloba as startups que, evidentemente, têm alguma relação com o sistema de franquias. E é a primeira vez que trazemos este modelo de parceria com estas empresas de inovação para o nosso evento”, contou André.

Tendências

O já consolidado formato home based, aquele que o trabalho é feito a partir de casa, traz inovações ou, até mesmo, novas marcas para o público que visitar a feira até o dia 25 de junho. Além disso, as Dark Kitchens estão em alta, assim como as tecnologias, por exemplo.

“O home based já não é mais uma tendência, afinal já está consolidado. Mas, nesta edição temos novidade do home based, ou com marcas novas, ou redes que não participavam da feira, por exemplo. Mas temos redes do setor de agronegócios, de vacinas, de gestão, entre outras.”, informou.

Observações adicionais

Uma das falas do presidente da ABF chamou bastante atenção, já que vem como orientação para quem vai visitar a ABF Franchising Expo.

“Na feira ninguém fecha negócios. Inclusive, a legislação brasileira de franquia proíbe que negócios sejam fechados no evento, inclusive porque temos a COF (Circular de Oferta de Franquias, em que a rede precisa dar 10 dias para que o candidato a franquia possa analisar”, finalizou André Friedheim.

Home office

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias