ABF Franchising Week 2022 trará tendências e futuro das franquias

ABF Franchising Week 2022 trará tendências e futuro das franquias

Em formato híbrido (presencial e digital), a semana de imersão contará com 9 eventos de conteúdo durante a ABF Franchising Expo

A ABF Franchising Week chega a sua 7ª edição e, mais do que nunca, como um verdadeiro termômetro do setor. Após duas edições totalmente digitais em razão da pandemia, a semana de imersão no Mundo das Franquias será no formato híbrido, ou seja, presencial e, também, digital.

O megaevento, que é o maior encontro do setor na América Latina, é uma iniciativa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), reunirá nove eventos de conteúdo em um só e será realizado entre 20 e 24 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, paralelamente a 29ª ABF Franchising Expo,que acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho.

Informação, tendências e negócios é o lema da semana do Franchising, que reunirá os principais líderes e profissionais do setor e de áreas correlatas. Serão mais de 100 palestrantes, que ministrarão 40 horas de conteúdo, com a expectativa de reunir cerca de 4 mil pessoas.

Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, o setor de Franquias vive outro momento, inclusive ressaltando o incremento na receita do Franchising que foi de R$ 43,3 bilhões, com crescimento acumulado dos últimos doze meses em 13,9%, chegando ao faturamento de R$ 188,5 bilhões, contra R$ 165,5 de 2021.

“Quando realizamos a última ABF Franchising Week presencial em 2019, já vivíamos um período de inflexão. Agora, o momento é de retomada, com um sistema de Franquias ainda mais digital, multicanal, fortalecido por seu DNA colaborativo. Vivemos, também, um período de novos desafios, com marcas se reinventando, mais maduras, colocando em prática as lições aprendidas nestes dois anos e mais bem preparadas para o futuro. Vale ressaltar que o faturamento das redes de franquias no primeiro trimestre deste ano cresceu 8,8% frente. Com o resultado, este é o quarto trimestre seguido de alta do setor”, comenta.

Eventos da ABF Franchsing Week

O Seminário Setorial de Food Service abre a ABF Franchising Week no dia 20/6, segunda-feira, com a inédita Pesquisa Setorial ABF Food Service 2022. Realizado pela Galunion Consultoria, o estudo traz os insights e um panorama do segmento em relação a aspectos operacionais, estratégicos e dos desafios e oportunidades do setor.

No mesmo dia, acontecerá o Seminário de Microfranquias, com a divulgação dos resultados do mais novo estudo da ABF sobre esses modelos de negócios. Os painéis envolverão temas como Boas práticas de expansão aplicadas às microfranquias, Estruturando o suporte à rede e Estratégias de marketing digital para franqueados.

A agenda do primeiro dia da ABF Franchising Week inclui o Seminário Setorial de Redes de Educação, que, também, trará resultados de outro estudo inédito: a Pesquisa Setorial de Franquias de Educação 2022, com palestras com assuntos como, A redefinição do papel das partes: a nova relação franqueador e franqueado, Gestão de leads no contexto atual e Entrega de valor dentro da jornada do aluno / multicanalidade / territorialidade.

Já no Congresso de Expansão de Redes, que será realizado no dia 21/6, os especialistas do setor irão compartilhar suas experiências e estratégias para capilarizar as redes de franquias de forma competitiva e sustentável. Dentre os temas em discussão, o destaque fica para as atualizações pós-Covid na área de expansão; o marketing associado a dados para ampliar as redes e a estruturação das franqueadoras de diversos tamanhos; o ecossistema e os modelos de sucesso em expansão e um case de sucesso para encerrar.

O segundo, e último evento deste dia, será o Congresso de Franqueados, que reunirá empreendedores e investidores para tratar sobre os temas de maior relevância desse momento pandêmico, como gestão, estratégias de marketing digital. Serão apresentados, ainda, os principais insights da missão ABF à Multi-Unit Franchising Conference 2022, realizada entre o final de março e o início de abril em Las Vegas.

A quarta-feira, dia 22/6, será dedicada a dois eventos: o Congresso Internacional de Franchising, que contará com a divulgação e premiação das marcas destaques na Internacionalização 2022; e o painel Estratégias bem-sucedidas no processo de internacionalização, reunindo representantes de algumas marcas e um case de sucesso internacional.

ABF Franchising Expo

O dia será marcado também pela abertura da 29ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo em número de visitantes, que vai até o dia 25, com mais de 400 marcas expositoras.

Evidenciando o momento de retomada dos eventos presenciais e do desejo, tanto das marcas quanto do público, de participar, a Informa Markets, organizadora e realizadora do evento, este ano teve que ampliar a área de exposição de 31 mil m² para 32 mil m².

A feira trará franquias com investimento inicial de R$ 3 mil até mais de R$ 1 milhão, em todos os segmentos. Além disso, oferecerá espaços temáticos, como a Arena do Conhecimento, com palestras gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, ministradas por alguns dos principais líderes e especialistas do setor; e o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil.

A organização vem recebendo, também, muitas franquias estreantes na ABF Franchising Expo, tanto que estima que deve fechar sua lista com cerca de 25% de marcas expondo pela primeira vez, movimento em linha com o crescimento de 8% do número de redes no setor registrado em 2021.

Mais eventos da ABF Franchsing Week

No dia 23/6, dois outros eventos dividirão a agenda. Pela manhã, o Seminário de Transformação Digital debaterá temas como Meios de Pagamento e Segurança da Internet, que contará, ainda, com um talkshow com Startups.

A tarde é a vez do Seminário de Fornecedores do Franchising, com temas como Atendimento direto ao franqueado, Terceirização e Desenvolvimento de fornecedores serão debatidos.

Encerrando a programação de conteúdo da ABF Franchising Week 2022, no dia 24/6, sexta-feira, acontecerá o tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial que fará a conexão entre negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão analisados, o destaque fica para a relação entre o e-CNPJ e redes de franquia, as formas de investimento em franquias (funding) e aspectos do Contrato de Franquia.

Além disso, o público poderá participar de seis mesas-redondas que tratarão de importantes assuntos, de Internacionalização a Marketing e promoção em rede.

As inscrições para a ABF Franchising Week 2022 já estão abertas e as vagas são limitadas. Acesse o site e antecipe seu credenciamento.

ABF Franchising Week 2022
Data: de 20 a 24 de junho
Local: Expo Center Norte – Salas Cantareira 2º andar
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo (SP)
Informações ao públicopelo e-mail ou pelo telefone (11) 98159-1748

29ª ABF Franchising Expo
Quando: de 22 a 25 de junho de 2022
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias