8 dicas para quem for visitar a ABF Franchising Expo

8 dicas para visitar a ABF Franchising Expo

Advogada, que atende franqueadoras há 35 anos, oferece alguns conselhos para quem pretende adquirir uma franquia

Quarta-feira, dia 22, começa a 29ª edição da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, no que será realizada até o dia e 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), organizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Mais de 400 marcas levarão ao evento a oportunidade de o investidor adquirir uma franquia e, assim, realizar o sonho de ter um negócio próprio.

Entre R$ 3 mil e mais de R$ 2 milhões, haverá negócios para todos os perfis de investidor, então, é preciso ter cautela na hora de procurar a marca que mais se adequar a cada um.  

Por isso, a advogada especializada em Franchising há 35 anos, Melitha Nova Prado, oferece dicas sobre como escolher a franquia certa.

“Este é um momento muito importante na vida do empreendedor. Visitar a feira, para milhares de pessoas, simboliza o primeiro passo para a realização do sonho do negócio próprio. Por isso, faça uma autoavaliação muito sincera e precisa, afinal, é preciso se conhecer profundamente, para saber se franquia é realmente um bom negócio para o seu perfil”, diz ela.

Saiba mais sobre seu próprio perfil

Você é uma pessoa rígida ou flexível? Tem habilidade para se comunicar? Tem disponibilidade para aceitar padrões e seguir regras? É boa em vendas? Gosta de gente? Esta autorreflexão é fundamental para o início de tudo. Se conhecer fará toda a diferença nas suas escolhas.

Franquia é um negócio formatado, que exige que o franqueado siga normas operacionais e de comportamento. Quando você adquire um serviço de uma rede franqueada, ele tem o mesmo padrão, correto? E quando come em uma lanchonete que pertence a uma rede, os pratos também possuem o mesmo sabor.  

Tudo isso ocorre porque os franqueados devem seguir padrões operacionais e de atendimento, que identificam aquela marca no mercado. Então, como franqueado, você também deverá agir assim, replicando um negócio testado e de sucesso.

E precisará ser um bom vendedor, porque cabe ao franqueado captar clientes, vender para eles e mantê-los conectados com a marca. Na franquia, ninguém trabalha pelo franqueado e as vendas não acontecem involuntariamente. É necessário muito trabalho, dedicação, comprometimento e, mais do que tudo, muita identificação e respeito pela marca. 

Portanto, se você tem facilidade de seguir regras, sabe que as vendas dependerão do seu trabalho e, também, está disposto a colaborar com toda a rede para que, juntos, alcancem o sucesso, siga em frente!

Saiba exatamente o valor que você tem disponível para investir

No Franchising costumamos dizer que “R$ 99 mil não são R$ 100 mil”. Por quê? Porque se um futuro franqueado tem determinado valor para investir, ele precisa buscar franquias abaixo desse montante.

Ao investir em um negócio, é preciso contar com um valor para imprevistos e emergências, que podem ocorrer para uma reforma do ponto, ou ainda ser usado em despesas extras, ou eventualidades, por exemplo.

Também, é preciso que o franqueado saiba que existe um período chamado Break Even (Ponto de Equilíbrio), estimado pela marca até que a unidade franqueada equilibre despesas e receitas, sem que o franqueado precise utilizar de outros recursos financeiros próprios.

Então, se você tem R$ 100 mil, por exemplo, fique atento ao valor estimado pelo franqueador para adquirir aquela franquia. Faça e refaça as suas contas para não se prejudicar lá na frente.

Visite marcas iniciantes e consagradas, no valor do seu investimento

É importante comparar a estrutura das marcas, considerando o que cada uma oferece de suporte, forma de abastecimento, planos e, também, as praças disponíveis para implantação de novas unidades. Fique muito atento às regras que as marcas estipulam sobre território e concorrência entre unidades franqueadas e outros canais de distribuição: muitas vezes, os franqueados reclamam que existem lojas muito próximas com a mesma bandeira, prejudicando a sua rentabilidade.

Repasse pode ser uma boa oportunidade

A pandemia trouxe às marcas muitos repasses (situação em que o franqueado vende sua unidade ou em que a própria franqueadora vende lojas próprias, em operação).

Nesses casos, é preciso ter cuidado e experiência para analisar planilhas e saber se o negócio será rentável. Vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o motivo real do repasse.

Procure não analisar os números superficialmente. Se precisar, procure ajuda. No caso de repasse de unidade própria, analise igualmente todas as planilhas.

Atenção: cuidado com as unidades que já foram repassadas mais de uma vez. Estas geralmente são inviáveis.

A marca tem test drive ou discovery day?

Algumas redes permitem que o futuro franqueado presencie a operação de uma unidade, durante o processo de seleção e antes de aderir à franquia.

É uma excelente oportunidade para você ver, a olho nu, o modus operandi da marca e se identificar, ou não, com o negócio franqueado. 

Se você ainda está em dúvida sobre o negócio, tente agendar com o franqueador esta visita operacional, tirando suas dúvidas durante um, ou alguns, dias como franqueado da rede.

Aproveite a feira para adquirir conhecimento

A cada ano, a ABF se dedica para trazer mais palestrantes para a ABF Franchising Expo, Arena do Conhecimento.

São cursos rápidos e palestras muito esclarecedores, que deixam o candidato a franquia, mais preparado para conversar com o franqueador.

Não assine documentos na feira

Não se sinta pressionado para adquirir sua franquia durante a feira, afinal, não existe oportunidade única, desconto que será aplicado apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato.

Desconfie deste tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, poderão não ser cumpridas, até porque o que vale é o que consta na COF (Circular de Oferta de Franquia) e no Contrato de Franquia firmado com a franqueadora, e não nas conversas informais.

Todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção. Nesse período, ele terá acesso a documentos como a COF e à minuta do Contrato de Franquia, fundamentais para saber quais serão seus direitos e deveres.

A franqueadora pode oferecer, verbalmente, itens que não constam nesses documentos, porém, apenas o que está descrito neles é de sua obrigatoriedade e são válidos enquanto o contrato for vigente.

Por isso, eles são documentos tão importantes. É recomendado que o futuro franqueado visite algumas unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas histórias.

Vale a regra: investigue antes de investir.

Participe de processos de seleção

Após eleger o segmento que você mais se identifica, estude as marcas que mais gostou, que cabem no seu orçamento e procure se aprofundar nas informações e histórico de cada uma. Se for o caso, inicie o processo de seleção e faça a sua análise pessoal para saber qual é, realmente, a marca que apresenta a maior sinergia e conexão com seus valores.

Lembre-se: você irá adquirir um negócio para trabalhar diariamente, e nele estará boa parte da sua vida dali por diante.

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Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias