De motoboy a dono de 3 franquias 1

De motoboy a dono de 3 franquias

Conheça a história empreendedora de Clayton Frazão, franqueado e subdiretor de uma das maiores redes de escolas de inglês do Brasil

Quem já tentou abrir ou já abriu um negócio sabe que não é uma tarefa fácil, mesmo com capital para investir. Além dos recursos financeiros, são necessários planejamentos estratégicos, pessoas capacitadas, controle de custos, pesquisa de mercado, paciência e muita perseverança. Com a pandemia, possuir todas essas vantagens ainda não foram suficientes para que as empresas se mantivessem em pé.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, nos quatro primeiros meses do ano passado, 325 mil empresas fecharam as portas, considerando tanto de pequeno, como de médio e grande portes. O número, em comparação com a quantidade de empresas que faliram em 2020, representa 47% de todos os negócios que deixaram de existir no primeiro ano da pandemia.

Apesar do cenário desfavorável criado pelo período pandêmico, não é de hoje que empreendedores precisam se desdobrar para que seus negócios consigam ficar de pé e gerar lucros e muitos passam anos até que o sonho do empreendedorismo se torne realidade.

O motoboy que é multifranqueado

Foi o que aconteceu com Clayton Frazão que, hoje, é dono de três unidades da Minds Idiomas e realizou o sonho de ser empreendedor após trabalhar como motoboy na rede.

“Em 2001, encontrei a vaga para motoboy da Minds de Vila Velha (ES) nos anúncios dos classificados. O início foi bem difícil, tinha acabado de conseguir minha habilitação, não tinha muita habilidade para pilotar moto e não conhecia muito bem a cidade. Minha função era buscar mensalidades e matrículas dos alunos, fazer serviço de banco e contabilidade. Além disso, ajudava no atendimento dos alunos na escola e fazia alguns serviços administrativos”, relatou Clayton.

O franqueado passou cinco anos exercendo a função e, em 2006, foi promovido para auxiliar administrativo na mesma unidade, onde ficou por dois anos. Em 2008, recebeu o desafio de administrar uma unidade em Manaus (AM).

A decisão que o fez atravessar o Brasil criou um desafio muito maior: ficar longe de sua família. A mudança ajudou Clayton a enxergar uma oportunidade de mudar a vida de sua família no futuro. E foi esse pensamento que o fez aceitar a proposta.

“Foi um período de muitas conquistas e aprendizados. Lá, consegui ser promovido para o cargo gerencial da empresa e, em fevereiro de 2013, recebi mais um grande desafio de mudar para São Paulo (SP). Um ano depois, fui promovido para subdiretor na convenção nacional da rede, que acontece uma vez por ano, e foi um momento inesquecível para mim”, complementou o franqueado.

Após 14 anos atuando na Minds Idiomas, Clayton conquistou sua primeira unidade, em São Paulo, no ano de 2015. Abraçou a oportunidade e, de lá para cá, iniciou uma caminhada de liderança de sucesso, onde percebeu que sua felicidade era fazer com que as pessoas tivessem uma caminhada exitosa e que acreditassem em seus sonhos.

Hoje, ele é dono de três escolas da Minds Idiomas e subdiretor de oito unidades nos Estados do Pará, Paraná e São Paulo

A história empreendedora de Clayton Frazão mostra como ser resiliente diante dos objetivos.

“Tomar decisões arriscadas faz parte do comportamento daquele que sonha alto, além de fazer com que a pessoa controle melhor suas emoções, seja um profissional mais flexível e desenvolva habilidades comunicacionais com mais precisão. Quem não tenta, não conquista”, finaliza Clayton.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias