Rede investe em tecnologia para redução de gastos

Rede investe em tecnologia para redução de gastos

A solução reduziu em 50% os gastos diários nos restaurantes da franquia e acabou com um processo que era burocrático e manual

Controlar os gastos do dia a dia, que surgem, muitas vezes, sem qualquer planejamento, dificultando o gerenciamento da entrada e saída de pequenas quantias, podendo resultar em perda de tempo e de dinheiro, é um grande desafio para as empresas.

Na rotina dos restaurantes do Grupo Mania de Churrasco, esse processo é constante e, durante 15 anos, foi realizado de manualmente de forma burocrática.

Solução transacional

Para mudar esse cenário, a rede de restaurantes decidiu implementar a solução Edenred Pay, da Edenred, empresa que oferece e customiza soluções de pagamentos para os negócios.

“É uma solução completa que conta com aplicativo para a digitalização do reporte de despesas, cartão, físico ou digital, aceito em qualquer estabelecimento e garante aos gestores das áreas financeiras e de recursos humanos um melhor controle dos gastos de seus empregados, ao mesmo tempo em que previne fraudes. O resultado disso é a melhora no controle dos recursos da empresa e no gerenciamento das despesas corporativas realizadas fora dela”, comenta o diretor geral da Edenred Pay, Alfredo Bernachi.

A mudança no Grupo teve início em dezembro de 2017 e aconteceu nos 42 restaurantes da rede, localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo a coordenadora de RH do Grupo, Eliana Viana, os resultados puderam ser observados já nos três primeiros meses após a implementação da solução.

“Com a solução, conseguimos delimitar valores e ter maior controle sobre os gastos das lojas, em um processo simples. No primeiro ano, observamos uma redução de quase 50% das despesas e conseguimos manter em todos os meses posteriores uma contenção de 40% mensal em relação ao período anterior à implementação”, revela Eliana.

Entre os principais gastos da rede estão os com itens de supermercado, materiais de escritório e medicamentos.

Redução de tempo dos colaboradores

E a economia não se limitou às finanças. Com a solução houve, também, redução no tempo dos colaboradores dedicados ao controle e análise das despesas.

“Tivemos uma redução de aproximadamente cinco horas mensais nesse controle. Hoje, a análise é muito mais rápida e precisa, pois conseguimos realizar o gerenciamento do saldo e dos gastos por meio de extratos. Além disso, os créditos são realizados mensalmente, de maneira automática, considerando o saldo excedente do mês anterior em cada cartão, o que também evita o acúmulo de verba com os valores não utilizados no período anterior”, completa Viana.

Para os empregados, a solução se traduz em maior segurança, melhora a gestão de suas economias e reduz as movimentações na conta corrente pessoal, com valores depositados pela empresa destinados a gastos corporativos, que podem impactar no Imposto de Renda, além de evitar a espera pelo reembolso das despesas realizadas para fins profissionais.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias