Usar, ou não, o FGTS para abrir uma franquia?

Usar, ou não, o FGTS para abrir uma franquia?

De acordo com especialista de franquia, este não é o caminho mais adequado, porém, se for a única opção, é preciso ter atenção

Segundo informações da Caixa cerca de 42 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do FGTS em 2022, que irá liberar, aproximadamente, R$ 30 bilhões.

Já a pesquisa sobre empreendedorismo do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021, que avalia o mercado de 50 países, mostra que o Brasil soma 14 milhões de pessoas, entre 18 e 64 anos, com um negócio no Brasil. Isso representa mais de 9% da população adulta brasileira.

E muitos destes empreendedores utilizaram o FGTS para começar a empreender.

“Com a pandemia muitas pessoas se viram em uma situação de vulnerabilidade em sua fonte de renda e perda de emprego. Isso fez com que o olhar voltasse ao empreender em um negócio próprio e com a liberação pelo governo de parcelas do FGTS, até mesmo do auxílio emergencial, o mercado ganhou novos empreendedores. Para muitos, o modelo de franquias foi a solução mais rápida, prática e com menor risco de seu capital de investimento. E muitas franquias, rapidamente, trouxeram ao mercado novos modelos de operação, buscando, justamente, esse público. Isso ajudou o mercado de franchising a não estagnar”, comentou a especialista em Franquias, Sueli Campos.

Mas, se você vai receber o FGTS, ou qualquer outro auxílio do Governo, vale ficar atento quanto ao uso do valor para investir em um negócio.

Sueli orientou sobre qual seria o melhor caminho para iniciar com seu negócio próprio, ressaltando a importância em ter dinheiro adicional até se ter o retorno do valor que investiu.

“A melhor opção é usar suas economias. Mas, caso não tenha esse recurso, pode-se buscar sociedade com amigos ou familiares, ou empréstimos em cooperativas de fomentos, porém, ainda não é aconselhável iniciar um negócio desta forma, pois todo negócio, independentemente, do ramo requer um tempo para obter um retorno do investimento e, para isso, é fundamental ter capital de giro”, alerta. 

Mas, se esta for a única opção?

Mas, se você não tem de onde tirar recursos para empreender e quer utilizar o FGTS, por exemplo, Sueli Campos afirma ser preciso buscar ajuda.

“Caso não haja outra opção, e realmente tem certeza do ramo que quer empreender, procure o suporte de especialistas na área para você receber orientações adequadas. Afinal de contas, não dá para empreender no achismo, ou porque seu vizinho ou amigo se deram bem, acreditando que terá a mesma oportunidade. Lembre-se, cada negócio é um negócio e entender os princípios básicos de gestão de processos e financeiros, com certeza, fará a diferença. Planejamento e disciplina são os melhores indicadores”, diz a especialista.

Como empreende em franquias com poucos recursos?

Um dos elementos fundamentais, segundo a Sueli, é que os novos empreendedores tenham identificação com o negócio e com o nicho de investimento.

“Não há uma receita certa para isso, porém, com um bom planejamento, orientação de especialistas de franquias, disciplina e determinação é possível ter sucesso com pouco investimento em uma marca. E é importante se identificar com a marca escolhida, pesquisar junto a outros franqueados sobre o retorno e que tipo de suporte a marca oferece. Por fim, verifique, leia e entenda todas as cláusulas da COF (Circular de Oferta de Franquia), do contrato e, principalmente, no que diz respeito a taxa de rentabilidade e de possível repasse da unidade”, finaliza Sueli.

Home office

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias