De engenheiro a multifranqueado de clínica de beleza

De engenheiro a multifranqueado de clínica de beleza

Renato Costa Cortez trocou a formação acadêmica de mais de 15 anos para empreender com franquias de beleza pelo potencial de retorno

Abrir uma franquia é um caminho buscado por empreendedores que querem um negócio já testado e uma marca conhecida no mercado. Mas, há aqueles que querem ampliar sua atuação, já que passam a ter domínio do mercado, redução dos custos com fornecedores, possibilidade de multiplicação dos ganhos e acabam se tornando multifranqueados, ou seja, apostam em diversas unidades de uma mesma marca.

As perspectivas de crescimento e os bons resultados fizeram com que o paulistano Renato Costa Cortez abrisse, em menos de três anos, a sua terceira unidade da franquia MyLash Extensão de Cílios. Hoje, o empreendedor é o primeiro case de multifranqueado na marca. 

Trocou a engenharia para investir em franquias

Formado em engenharia mecânica e com MBA, ele atuou durante 15 anos nessa área, mas foi em alguns cursos de empreendedorismo que resolveu trocar de segmento. Abriu duas franquias de clínicas de estética especializada em emagrecimento que, mais tarde, se tornaram marcas próprias e, durante uma feira de estética em SP, conheceu a MyLash.

“Gostei do diferencial dela perante a concorrência, pois atende um público diferenciado. Por não ter necessidade de mão de obra extremamente especializada, como é o caso no segmento de estética e harmonização facial, os custos dos produtos são mais baixos, além de não ser necessário um imóvel muito grande para atuar”, revela Renato.

No final de 2019, abriu a primeira unidade MyLash no bairro Perdizes, em São Paulo. O empreendimento passou por algumas dificuldades, já que ao completar um ano de atividade, Renato, assim como inúmeros outros empresários, tiveram que lidar com a pandemia da Covid-19.

Para manter as portas abertas teve que renegociar dívidas, fez vendas por telefone, mas não desanimou. Tanto que, no início deste ano, abriu uma segunda unidade, desta vez na Vila Leopoldina, e, neste mês de maio, a sua mais nova unidade, em Vila Madalena, está iniciando as suas atividades.

O empreendedor conta que a meta é alcançar faturamento de R$ 100 mil mensal para cada loja, número que já foi batido algumas vezes. Renato se identificou tanto com o negócio que não quer parar de crescer com a franquia.

“As mulheres são vaidosas e buscam por procedimentos que elevem a autoestima. E o meu negócio propõe exatamente isso, fazer com que as brasileiras se cuidem. Hoje já é possível acordar com o olhar realçado, pois a extensão dos cílios possibilita isso, sem a necessidade de usar várias camadas de rímel”, enfatiza o franqueado. 

Em busca de mão de obra

Renato conta que entre as maiores dificuldades encontradas nesse setor tem sido por mão de obra qualificada, já que parte dos colaboradores ao receberem treinamento, técnico e comercial e adquirirem a experiência exigida pela franquia, pedem demissão para abrir seu próprio espaço, ou querem aumento de salários constantemente.

Para manter a equipe, o franqueado criou um plano de comissionamento robusto de carreira. “Quando uma extensionista antiga da casa sai, perdemos muitos clientes devido à preferência. Tentamos sempre ter uma extensionista reserva no mesmo nível da melhor extensionista”, diz. 

Ele descobriu o caminho do sucesso

O franqueado possui exatamente o perfil dos empreendedores que descobriram o caminho do sucesso de uma franquia e querem replicar esse formato administrando mais de uma operação, para potencializar os ganhos.

O empresário acredita que a escolha do ponto comercial é extremamente importante para o sucesso do negócio. Tanto que, antes de abrir o espaço, ele mesmo estuda o local e depois repassa a equipe de expansão da marca, para saber o potencial da região.

Outro ponto que considera importante é se fazer presente no negócio. Para ele, os empreendimentos que administra vem dando tão certo pelo fato de ter domínio no comando no seu negócio, já que busca estar em constante atualização com o mercado, analisando números e tendo uma boa equipe para gerenciar os departamentos de marketing, comercial e financeiro, que no seu caso, a mesma equipe está envolvida em todas as lojas.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias