Já ouviu falar em Franchising 4.0

Já ouviu falar em Franchising 4.0?

Este é um modelo de negócios que combina aceleração agressiva com gestão responsável e, também, é tema de especialização na PUC Minas

Franchising 4.0 é uma referência para um modelo de negócio com expansão rápida e crescimento exponencial. E este também é um assunto abordado na especialização em Gestão de Franquias da PUC Minas Gerais.

Desenvolvido para os profissionais que desejam se aprofundar no segmento, o programa, que tem inscrições abertas para nova turma a partir de junho, pode ser feito a partir de qualquer região do País, com aulas online e ao vivo na plataforma da instituição.

Um dos idealizadores do curso, Lucien Newton, explica que o Franchising 4.0, também chamado de Franchising Exponencial, é marcado por uma aceleração agressiva, mas feita com responsabilidade e sustentabilidade. Ele explica que o termo acelerar foi incorporado, propositalmente, da linguagem das startups.

“A primeira geração foi o franchising tradicional, com marcas como McDonald’s, depois vieram as microfranquias. A terceira geração foi a passagem de indústrias, como Bauducco e iG Piscinas, para o varejo. Agora estamos vivendo uma nova onda no universo das franquias”, contextualiza Lucien.

Segundo Newton, também fundador da Loja de Franquia, consultoria especializada em formatação de redes, o curso oferece aos participantes o que há de mais avançado em termos de expansão e gestão com base no método aplicado pela 300 Franchising Exponencial, holding com mais de 90 marcas e cerca de sete mil unidades de franquias no Brasil.

“Este é um curso de formação em gestão de franquias atualizado, que traz novidades no mercado atual, que é essa velocidade de expansão”, comenta Newton.

Mais do que processos e manuais

Com o crescimento do franchising nos últimos 20 anos, a busca de capacitação tornou-se indispensável para os profissionais que pretendem acompanhar o desenvolvimento do mercado.

“O franchising moderno está cheio de inovações, ferramentas de gestão e técnicas que fazem com que esse setor tenha uma necessidade de capacitação gigantesca. Hoje, franquia é muito mais do que processos e manuais. No curso, usamos estratégias mais elaboradas sobre como estruturar e replicar os processos de implantação mais tecnologia, linguagem moderna, pontuando as etapas do processo para uma implantação digital, treinamento EAD e suporte para expansão sustentável”, diz Lucien.

Com duração de 360 horas online e 432 presenciais, o curso tem 13 meses de duração. As aulas são dadas por professores reconhecidos no mercado de franquias, nas áreas de marketing, planejamento, financeiro e estruturação operacional. O público-alvo inclui franqueadores, franqueados, consultores, advogados e prestadores de serviços para o segmento de franquias, mas pode ser feito por qualquer pessoa interessada em aperfeiçoar-se no segmento.

“O diferencial do curso está em trazer para a sala de aula pessoas do mercado, com anos de experiência, histórias para contar e, com isso, fortalecer os anseios dos alunos”, explica Rodrigo Campelo, coordenador do curso da PUC Minas.

Para o CEO da 300 Franchising, Leonardo Castelo, é fundamental para os profissionais buscarem qualificação. Em 2021, o setor de franquias injetou R$ 185 bilhões na economia. Em 2022, o segmento permanece em expansão, com faturamento estimado até dezembro de R$ 201,7 bilhões.

“Vamos incentivar as pessoas do nosso ecossistema de franquias a se aperfeiçoarem com essa especialização. É um curso que atende tanto aos empreendedores e investidores do segmento como aos colaboradores. Com o potencial de expansão do franchising nacional, é fundamental buscar esse conhecimento especializado”, finaliza o executivo.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias