A publicitária Rosana Braem, CEO da rede Bendito, largou o emprego em uma grande emissora de TV para realizar o seu sonho
Um dos pilares para ter sucesso em qualquer negócio, em especial quando falamos no franchising, é ter afinidade com o segmento. No mundo das franquias não faltam histórias de empresários que chegaram ao auge do empreendedorismo fazendo simplesmente o que gostam.
Todos os dias nos deparamos com relatos de perseverança e superação, como é o caso da publicitária Rosana Braem, CEO da rede de brownies e cookies Bendito. E sua história começa ainda na faculdade, onde cursava Comunicação Social, vendendo quitutes que ela mesmo fazia para outros estudantes.
Em 2007, aos 36 anos, Rosana largou o cargo de diretora em uma grande emissora de TV nacional, para trabalhar de forma freelancer com publicidade, aproveitando para vender suas guloseimas, com as mesmas receitas de sua época de universidade. Além disso, ela teria mais tempo junto com a filha, de apenas dois anos.
“Eu recebi inúmeros feedbacks positivos, por isso vi a oportunidade de transformar o meu hobby em um negócio de sucesso”, relembra Braem.
A partir disso, e após pequenas e médias encomendas, Rosana sentiu a necessidade de alugar um espaço, servindo como seu ateliê. Após dois anos, em 2009, como o ritmo de produção e vendas era bom, fluindo naturalmente, a empreendedora inaugurou o Bendito, em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).
Sete anos mais tarde, com o sucesso do seu sonhado negócio e com a sua marca expandindo cada vez mais, Rosana fez os primeiros testes para se tornar uma franquia.
“Foi quando abrimos a quinta unidade e entramos para o franchising, somando a aquisição de nossa marca pela rede Espetto Carioca e consequente criação do Grupo Impettus, que trouxe novo ritmo de expansão para a Bendito marca. Além disso, trouxe mais profissionalização para marca e mais braço para crescer, desde obras a projetos”, disse a CEO.
Dando a volta por cima
A pandemia também afetou diretamente o faturamento e crescimento da rede, mas a estrutura criada por anos foi fundamental para que Rosana entrasse em 2021 dando a volta por cima.
“No início da pandemia, as unidades da Bendito ficaram três meses fechadas, voltando a funcionar apenas em junho de 2020, atendendo todos os protocolos de segurança. Porém, mesmo com o delivery em funcionando durante a paralisação das atividades, o faturamento mensal das lojas, que girava em torno de R$ 90 mil, teve queda para R$ 18 mil. Mas apesar dessas dificuldades, durante este ano conseguimos abrir mais quatro unidades no Rio de Janeiro e, até final de dezembro, vamos inaugurar mais uma na Barra da Tijuca e previsão de R$ 4 milhões em faturamento”, comemora a empresária.
Hoje com 48 anos, Rosana Braem comanda uma marca com conceito de confeitaria fina, trabalhando com receitas exclusivas que utilizam o mais puro chocolate belga Callebault, garantindo requinte e originalidade em seu produto final.
A empresária destaca os pontos positivos para quem quer abrir uma unidade da Bendito, que atualmente conta com oito lojas no estado do Rio de Janeiro. “Temos uma fábrica própria, toda a estrutura da franqueadora, centralização logística, margem dos produtos, apoio em todos os momentos do processo, desde negociações de pontos comerciais até a implantação do projeto”, enumera.
Com investimento a partir de R$ 170 mil, a Bendito tem três modelos de negócios, sendo loja de rua, loja em shopping e quiosque.
Loja
Investimento inicial: entre R$ 300 mil a R$ 340 mil
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Lucro mensal: 12 a 20%
Payback: 24 a 30 meses
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Capital de giro: R$ 30 mil
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: 2%
Quiosque
Investimento inicial: entre R$ 170 mil a R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Lucro mensal: 12 a 20%
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Capital de giro: R$ 15 mil
Royalties: 5%
Taxa de publicidade: 2%
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias