Padaria Pet supera 20 unidades no Brasil

Padaria Pet supera 20 unidades no Brasil

Com valor inicial de R$85 mil, quiosque é o novo modelo de negócio da franquia de marca pet, que registrou crescimento de 200% em 2020

A Padaria Pet, rede de franquias e produtos gourmet para cães e gatos, atingiu a marca de 22 unidades no Brasil. A marca que em 2020 cresceu 200% pelo número de franquias, agora está presente em três regiões do país, sendo Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, mira sua expansão em novos formatos de negócios, como o quiosque. 

Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), entidade que estimula o desenvolvimento do setor de produtos e serviços para animais de estimação, o faturamento do setor chegou a R$40,8 bilhões no ano passado. Isso mostra que o mercado pet é um nicho interessante para investimento.

No primeiro semestre de 2021, a rede inaugurou três franquias nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE) e Rio Verde (GO). Além disso, mais cinco unidades serão abertas nos próximos meses, sendo duas delas na região Sul. 

Para crescer, a marca optou por implantar novos formatos de negócios. O destaque fica para o quiosque, com área mínima de 6 m² e valor de investimento inicial a partir de R$85 mil, preço no qual já inclui a montagem da unidade e o estoque inicial. Já as franquias em formato de lojas físicas têm o valor inicial de R$150 mil e podem chegar até R$300 mil com lucros entre 13% e 17%.

Os públicos dos dois modelos de negócios tendem a ser diferentes. Os clientes que frequentam as lojas de rua, normalmente, são moradores da região. Já em shoppings, existe uma diversidade maior de perfil do público, sendo uma mescla de pessoas residentes na região e moradores de outros bairros ou, até mesmo, de outras cidades.

“Essa diferenciação de público pode ser determinante nas estratégias que o franqueado deve adotar, sobretudo nos produtos a serem oferecidos no local, além do foco em serviços ou produtos, atividades e parcerias que o franqueado venha a realizar para atrair o público e inclusive nas campanhas de marketing”, comenta Arquelau. 

Apesar do impacto causado pela pandemia, a Padaria Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de 2021, além de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e outros acessórios. 

Inovação na alimentação pet 

O Brasil conta com quase 140 milhões de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação (Abinpet). Do número total, mais de 54 milhões são cães; 23,9 milhões são gatos; 19,1 milhões são peixes; e 39,8 milhões de aves. 

O setor pet é um dos mais promissores pelo crescimento no número de animais nos lares durante a pandemia e os tutores passaram a conviver mais tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do consumo de alimentos, artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi elencada como serviço essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande se comparado a outros setores do varejo.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias