Rede lança microfranquia para cidades pequenas

Rede lança microfranquia para cidades pequenas

Franquias sem ciladas

A franquia de educação Via Certa criou um novo modelo comercial totalmente online com investimento inicial a partir de R$15 mil

A rede de franquias Via Certa Educação Profissional, que atua no mercado de cursos profissionalizantes, lançou um novo modelo de negócio, a microfranquia voltada para cidades pequenas.

Com o desemprego que atingiu mais de 14 milhões de brasileiros, muitas pessoas estão em busca de abrir o próprio negócio como forma de voltar ao mercado de trabalho ou como uma renda extra.

Por isso, a Via Carta buscou uma forma de atender essa parcela de empreendedores interessados no negócio, porém que possuem pouco capital para investir.

“Nesse período de crise em que o país ainda enfrenta buscamos driblar esse momento com um formato de investimento inicial reduzido, deixando mais acessível para quem busca investir em um dos segmentos que mais cresceram durante a pandemia e que continuará em alta nos próximos anos, que é o de cursos profissionalizantes”, afirma o diretor executivo da rede Décio Marchi.

Reinventar o negócio

O novo modelo de negócio de microfranquia comercial funcionará exclusivamente online, sem a necessidade de espaço físico. Para isso, o aluno fará as aulas em casa, de forma remota.

O investimento inicial para este modelo é de R$15 mil, já com a taxa de franquia, para ser operado em cidades de até 15 mil habitantes e o franqueado terá exclusividade de atuação.

Décio explica que o curso será ministrado pela própria equipe de professores da franqueadora. A única responsabilidade do franqueado é fazer a divulgação dos cursos, fechar matrículas e ter a retenção dos alunos.

“Nesse modelo de microfranquia não há custo de sistema, laboratório, aluguel, contador, secretária, entre outros. A única despesa do franqueado é para divulgação local e gastos com combustível. Para o franqueado atingir bons níveis das vendas é necessário captar ao menos 30 matrículas por mês”, diz Marchi

Nesse novo formato home office, o franqueado recebe 30% do faturamento, com estimativa do retorno do investimento entre seis e 12 meses.

Perfil microfranquia

Para ser um franqueado é necessário ter duas características principais: perfil comercial e noções básicas como gestor.

Marchi pontua que mesmo o negócio sendo home office é necessário dedicação e muita disciplina para conduzir a operação virtual. “Temos um suporte muito bem estruturado para auxiliar o fraqueado na implementação e condução da operação. Mas é necessário que o empreendedor esteja ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também alta performance da unidade”, diz o executivo.

Crescimento espiral

As cidades do interior sempre estiveram na mira dos gestores da rede Via Certa, afinal, a franqueadora está instalada em Birigui, interior de São Paulo, e sabe muito bem o potencial que cidades menores têm a oferecer para os negócios.

O objetivo é o crescimento nacional, porém a equipe de expansão trabalhará em 2021 na expansão em espiral, a começar por cidades do estado paulista. O diretor de expansão da Via Certa, Jilo Shimada, conta que o objetivo é conquistar 100 unidades ainda este ano, para o modelo de microfranquia online.

“Fizemos um estudo e buscamos nos adequar com o que o atual cenário econômico tem se mostrado, que é oferecer negócios com estruturas mais enxutas e que necessitam de baixo investimento. Mesmo ainda enfrentando uma dura pandemia tivemos salto positivo nos últimos meses. Desde que a pandemia começou, há um ano, comercializamos 20 negócios”, afirma Shimada.

Além do modelo de microfranquia, a marca já oferece oportunidade de investir em três formatos de loja física, que variam conforme o número da população, a partir de R$134 mil.

Atualmente com 42 unidades físicas em operação, a Via Certa está presente em 4 estados. Nos próximos meses devem ser inauguradas mais 8 unidades e a rede estará presente em 6 estados brasileiros.

Modelo de negócio

A Via Certa possui hoje mais de 30 cursos nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, entre elas, Informática e Tecnologia, Gestão Empresarial, Atendente de Farmácia, e Auxiliar de Veterinário que são os cursos com maior índice de matrícula na rede. A duração do curso varia de seis meses a dois anos e o custo mensal é a partir de R$ 119,90. Durante a pandemia a rede adaptou as aulas para online como forma de potencializar o negócio. O Sistema Flex veio de encontro para atender todos os tipos de perfis de alunos, já que hoje é possível fazer as aulas da plataforma 100% em casa, ou onde estiver, bem como ir também na própria unidade, tudo a livre escolha do aluno.

Inglês é um dos cursos que você pode fazer para melhorar seu desempenho profissional. Clique aqui e veja a grande oportunidade para que você faça um curso de inglês em casa.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias