A franquia Duckbill Cookies & Coffe foi beneficiada com o crescimento da comercialização do produto em 35% durante pandemia
Segundo dados do Sindicafé (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo), em março de 2020, o consumo de café teve um aumento de 35% nas casas brasileiras. Já em abril o aumento foi de 20%. O Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) divulgou uma exportação recorde no mês de julho, em 3 milhões de sacas, totalizando uma movimentação de cerca de R$1,9 bilhão.
Ou seja, diferente de muitos segmentos, o mercado do café cresceu durante a pandemia. Na verdade, o gosto por um bom café só aumentou, pois, uma das características do isolamento social, além das pessoas valorizarem mais os pequenos prazeres da vida, é que em situações pandêmicas, por conta das restrições de circulação, elas tendem a ir mais vezes nos supermercados e a estocar produtos essenciais. O café consta nessa lista para os brasileiros.
Contudo, muitas pessoas sentem falta dos cafés especiais que as cafeterias oferecem e aquelas que cumprem as ordens de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), assim como as que investem em um serviço de delivery de qualidade e no famoso take away (para retirada), garantiram seu espaço. Por estas razões, o faturamento neste segmento foi mais elevado comparado a outros.
Este é o caso da Duckbill Cookies & Coffees, fundada em 2016, pelo empresário Rafael Naves e iniciada no franchising em 2018, que apresentou crescimento entre março e dezembro de 2020, quando inaugurou 44 lojas em todo Brasil. Estas novas unidades somaram 55 as que já existiam e renderam um faturamento de R$ 20 milhões para a rede. O crescimento médio foi de 15% ao mês de julho a dezembro.
Alguns dos seus principais diferenciais é que na opção delivery e na retirada há o cuidado da produção do pedido ser feita na hora, seguindo o conceito fresh baked (assado na hora) e de forma ágil. Já as bebidas quentes ganham uma atenção dobrada. Além de embalagens com tampa, é inserido um acessório chamado stopper, que veda a tampa e, por consequência, mantém a temperatura da bebida por mais tempo.
O leque de possibilidades de desfrutar dos produtos da marca, com destaque para um café que o cliente pode preparar em casa. Nesse formato chamado drip coffee, o cliente adiciona água quente no sachê e pode passar seu café na hora que desejar. Além disso, disponibilizam a versão em cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.
Outro ponto forte da rede são os cookies que, de acordo com o CEO da marca, passaram pelo teste em 42 tipos de receitas até que chegassem na ideal, sem conservantes ou aromatizantes artificiais.
A perspectiva de expansão da rede é de 500 unidades inauguradas pelo Brasil e América Latina nos próximos cinco anos.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias