Rede fatura R$20 milhões pelo aumento no consumo de café

Rede fatura R$20 milhões pelo aumento no consumo de café

Franquias sem ciladas

A franquia Duckbill Cookies & Coffe foi beneficiada com o crescimento da comercialização do produto em 35% durante pandemia

Segundo dados do Sindicafé (Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo), em março de 2020, o consumo de café teve um aumento de 35% nas casas brasileiras. Já em abril o aumento foi de 20%. O Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) divulgou uma exportação recorde no mês de julho, em 3 milhões de sacas, totalizando uma movimentação de cerca de R$1,9 bilhão.

Ou seja, diferente de muitos segmentos, o mercado do café cresceu durante a pandemia. Na verdade, o gosto por um bom café só aumentou, pois, uma das características do isolamento social, além das pessoas valorizarem mais os pequenos prazeres da vida, é que em situações pandêmicas, por conta das restrições de circulação, elas tendem a ir mais vezes nos supermercados e a estocar produtos essenciais. O café consta nessa lista para os brasileiros.

Contudo, muitas pessoas sentem falta dos cafés especiais que as cafeterias oferecem e aquelas que cumprem as ordens de segurança da OMS (Organização Mundial da Saúde), assim como as que investem em um serviço de delivery de qualidade e no famoso take away (para retirada), garantiram seu espaço. Por estas razões, o faturamento neste segmento foi mais elevado comparado a outros.

Este é o caso da Duckbill Cookies & Coffees, fundada em 2016, pelo empresário Rafael Naves e iniciada no franchising em 2018, que apresentou crescimento entre março e dezembro de 2020, quando inaugurou 44 lojas em todo Brasil. Estas novas unidades somaram 55 as que já existiam e renderam um faturamento de R$ 20 milhões para a rede. O crescimento médio foi de 15% ao mês de julho a dezembro.

Alguns dos seus principais diferenciais é que na opção delivery e na retirada há o cuidado da produção do pedido ser feita na hora, seguindo o conceito fresh baked (assado na hora) e de forma ágil. Já as bebidas quentes ganham uma atenção dobrada. Além de embalagens com tampa, é inserido um acessório chamado stopper, que veda a tampa e, por consequência, mantém a temperatura da bebida por mais tempo.

O leque de possibilidades de desfrutar dos produtos da marca, com destaque para um café que o cliente pode preparar em casa.  Nesse formato chamado drip coffee, o cliente adiciona água quente no sachê e pode passar seu café na hora que desejar. Além disso, disponibilizam a versão em cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.

Outro ponto forte da rede são os cookies que, de acordo com o CEO da marca, passaram pelo teste em 42 tipos de receitas até que chegassem na ideal, sem conservantes ou aromatizantes artificiais.

A perspectiva de expansão da rede é de 500 unidades inauguradas pelo Brasil e América Latina nos próximos cinco anos.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias