De ajudante a dono de rede de franquias

De ajudante a dono de rede de franquias

Franquias sem ciladas

Dos 12 aos 18 anos, Clodoaldo, fez um pouco de tudo, desde carregar material de construção até vender planos de saúde

Clodoaldo Nascimento nasceu em 1970, numa família humilde de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro, filho de uma dona de casa e de um soldador. “Lembro nitidamente o dia em que ganhei meu primeiro brinquedo de verdade: um caminhão de plástico, com uma cabine verde e a caçamba amarela. Antes dele, meu único carrinho era uma lata de leite em pó cheia de terra, puxada com arame”, relembra.

O caminhão de plástico era um carro de luxo aos olhos do menino, que aprendeu cedo a diferença entre sonhar e transformar sonhos em realidade. Valorizando cada conquista, ele conseguiu crescer, empreender e sair vitorioso no mundo dos negócios.

E foi ainda na adolescência, na escola, que Clodoaldo percebeu que precisava e poderia começar a ganhar o próprio dinheiro, fazendo pequenos bicos. Dos 12 aos 18 anos fez um pouco de tudo. Carregou material de construção, trabalhou numa barraca de frutas, foi batedor de caminhão, ajudante de lanterneiro, padeiro, até virar vendedor de planos de saúde e, logo depois, de cursos de inglês.

Conquistar autoconfiança como vendedor não foi nada fácil. Ele chegou a pensar em largar tudo, mas não desistiu depois de conhecer Geovanni Ambrosio, um gerente de Marketing que lhe abriu os olhos.

Mostrou que tudo podia ser diferente a partir do momento em que ele tivesse real envolvimento com os clientes e aprendesse a usar o poder de persuasão que tinha, mas desconhecia.

Com apenas 20 anos, Nascimento já tinha acumulado uma imensa experiência na área de vendas em dois cursos diferentes. Passou de representante comercial a supervisor e, pouco tempo depois, foi convidado para o cargo de supervisão no curso YES! Idiomas, e depois para a gerência.

Mais uma meta traçada e alcançada na carreira. E foi nessa época que ele conheceu outro personagem fundamental em sua trajetória, o professor Carlos Diogo, fundador do curso, quem abriu as portas para novas oportunidades.

O atual presidente da rede, Clodoaldo sabe valorizar cada incentivo que recebeu ao longo de seu caminho. “Quando olho para trás vejo que, em todos os momentos da minha jornada tive pessoas importantes, que acreditaram em mim e nas minhas ideias. Cada um contribuiu do seu jeito.”, valoriza.

Foram muitas as batalhas, que exigiram resiliência para dar os passos necessários na conquista de seus objetivos. De gerente, Clodoaldo virou concessionário e, anos depois, o dono de rede de franquias de idiomas.

Mais tarde, já com situação financeira confortável e o cargo de presidência, o Nascimento não se acomodou e decidiu continuar estudando para se manter sempre atualizado. Fez faculdade, se formou em Administração de Empresas e completou os estudos com um MBA em Marketing.

Hoje, Clodoaldo tenta passar sua experiência profissional, e de vida, para a família, sempre relembrando o passado e os obstáculos que teve que vencer, mostrando a importância em se ter valores firmes e determinação.

É da própria história que ele tira as lições que tenta propagar. “Erros, todos nós cometemos. Mas é preciso aprender com eles. Muitas vezes tomei decisões impetuosas acreditando que dariam certo, sem contar com as dificuldades. Hoje, não tomo uma decisão sem pensar, no mínimo, duas ou três vezes, e prever as possíveis adversidades e consequências dessa decisão. A vida é bem parecida com um jogo de xadrez. E quando me perguntam qual o segredo, eu só revelo os desafios: o maior deles é inovar sempre”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias