Rede de massas mira o interior paulista em 2021

Rede de massas mira o interior paulista em 2021

Franquias sem ciladas

A Pastifício Primo, franquia de produção artesanal de massas frescas e molhos, planeja crescimento em cidades a 400 km da capital

A Pastifício Primo, rede que produz massas frescas e molhos artesanais, planeja a expansão de seus negócios com a abertura de novas unidades em cidades localizadas em um raio máximo de 400 km de distância de São Paulo, como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Em 2020, devido a pandemia de covid-19, o faturamento da empresa sofreu uma queda de 30%. Para 2021, o pastifício espera retomar os números conquistados em 2019 e para alcançar tal objetivo, Vicente Di Cunto, um dos sócios do negócio, espera abrir cerca de 10 novas unidades. Atualmente a marca possui três lojas próprias e uma franquia, nos bairros paulistanos de Pinheiros, Pompéia, Moema e Chácara Santo Antônio, além de mais três franquias em outras cidades, sendo em Sorocaba (SP), Belo Horizonte (BH) e Fortaleza CE).

“Nossos produtos seguem a tradição e o estilo italiano, com produção 100% artesanal, sem a utilização de conservantes e corantes químicos, de massas frescas e molhos, além de tortinhas, pães, galetos e antepastos, produzidos e vendidos no mesmo local. Somos adeptos de uma alimentação fresca, natural, saudável e divertida, valores que para nós são muito mais importantes do que meras estratégias de marketing”, afirma Vicente.

Modelo de franquia

O modelo de franquia proposto é o mini, que é abastecido com massas recheadas, molhos e antepastos produzidos no centro de distribuição da rede, que fica na capital paulista. A loja é responsável pelo preparo das massas lisas, a montagem das lasanhas, canellonis e rondellis.

Nesse modelo, as taxas de marketing e de royalties são reduzidas, ficando entre 1% e 3% respectivamente. Durante o processo de abertura, a rede Primo transfere todo o conhecimento de produção das massas localmente, acompanha a escolha do local e a decoração da loja.

O investimento inicial gira em torno de R$250 mil a R$300 mil, incluindo taxa de franquia, reforma de ponto, decoração, equipamentos e capital de giro. O faturamento mensal varia entre R$80 e R$120 mil, com retorno do investimento previsto de 24 a 40 meses.

Investimento inicial: R$250 mil a R$300 mil (incluindo taxa de franquia, reforma de ponto, decoração, equipamentos e capital de giro)
Royalties: 3% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: de R$ 100 mil a R$ 150 mil, dependendo do modelo de loja
Prazo de retorno (Payback): entre 24 a 40 meses, dependendo do modelo de loja
Contato: João Paulo Conrado
E-mail: jpconrado@gmail.com
Telefone: (11) 96610-0059

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias