Especialista indica a leitura de livros que ajudam a preparar 2021, traçando metas, mesmo que sejam menos ambiciosas e mais realistas
Mais um ano se iniciando e com ele, começam os planejamentos. Cada ano que se renova é uma oportunidade para colocar a vida nos trilhos, refletir sobre o último ciclo e estabelecer novos objetivos. Claro que se tratando de 2020, nem os mais pessimistas imaginariam uma pandemia e uma recessão econômica global. Sendo assim, muitas resoluções deste ano não puderam ser cumpridas.
A pandemia mudou as nossas relações com o trabalho, com a família, com os amigos e com o mundo exterior em geral, nos fazendo repensar as nossas prioridades e nossas metas de vida.
A saúde mental se tornou uma grande preocupação, além do coronavírus. A necessidade de ficar em casa, o afastamento dos entes queridos e a preocupação com a contaminação são as grandes causas do aumento de casos de ansiedade e depressão. Segundo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 80% da população brasileira ficou mais ansiosa entre os meses de maio e julho.
Porém, a iminência de uma vacina e a chegada de um novo ano trazem o otimismo de volta, fazendo com que seja possível traçar metas, mesmo que sejam menos ambiciosas e mais realistas. Mas como se planejar em um cenário incerto? Para o especialista em planejamento editorial, Eduardo Villela, existem três caminhos para fazer um bom planejamento de ano novo.
“Você pode buscar a orientação profissional de um psicólogo, um mentor ou um coach. É possível se planejar sozinho refletindo, mas a melhor forma de fazer um planejamento é com a leitura de bons livros sobre o tema”, explica Eduardo.
A escolha do livro certo passa pelo aspecto da vida que a pessoa deseja mudar. Se a necessidade de mudança for na vida profissional, existem diversos livros que tratam sobre transição de carreira, assim como para um objetivo à vida pessoal, existem livros com orientações sobre como ressignificar relações pessoais.
Ao ler livros relacionados aos assuntos que você quer priorizar para 2021, é possível enriquecer a sua reflexão que, combinada com o apoio de profissionais, melhora ainda mais a tomada de decisão. “Há séculos as pessoas buscam refletir, se fazer perguntas e chegar a respostas por meio da leitura de bons livros. Inclusive, por biografias e autobiografias”, completa o especialista.
Alguns exemplos
Biografia de Lionel Messi
Autor: Leonardo Faccio
Editora: Generale Ano: 2012
Gestão de carreiras: As 5 ferramentas essenciais
Autor: Heitor Bergamini
Editora: Évora Ano: 2014
Todo novo começo surge de um antigo começo: Transições de vida e carreira
Autor: Rogério Cher
Editora: Évora Ano: 2012
Check-up de carreira: Saiba quando e como transformar a sua saúde profissional
Autor: Sergio Chnee
Editora: Évora Ano: 2016
Pioneiros e Empreendedores. A Saga do Desenvolvimento no Brasil
Autor: Jacques Marcovitch
Editora: EDUSP Ano: 2006
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias