5 livros para empresários e empreendedores

5 livros para empresários e empreendedores

Franquias sem ciladas

Celebrando o Dia do Leitor (7/01) e para auxiliar neste momento de crise, em um mercado cada vez mais competitivo, algumas leituras podem ser essenciais

A mente do empreendedor (Kevin D. Johnson)

O autor Kevin D. Johnson pesquisou e encontrou hábitos, crenças e características em comum entre grandes nomes de sucesso, como Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely.

Milhares de pessoas tentam empreender. Muitos erram. Alguns acertam. Mas pouquíssimos tornam-se bem sucedidos. Kevin D. Johnson acredita que, se os empresários souberem o que se passa na cabeça dos empreendedores mais notáveis do mundo, serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão a chance de acertar. Segundo o autor, é preciso mudar o modo de pensar. É preciso interiorizar a “mente do empreendedor”: um jeito de pensar que foca nas lições mais importantes e vitais desses importantes nomes.

Disponível em Editora Astral Cultural

Do zero ao exit (Leonardo Simão)

Em uma leitura agradável e de fácil aprendizado, o livro do Zero ao Exit, escrito por Leonardo Simão, é um passo a passo de como preparar uma startup para levantar recursos.

Dividido em duas partes, na primeira os leitores conhecerão os erros e acertos, as dificuldades e crises enfrentadas nas 14 empresas diferentes, em diversos ramos dos setores tradicionais e de tecnologia, criadas e geridas pelo executivo.

Na segunda parte, Simão ensina o Método 1 em 100, ferramenta desenvolvida por ele, que ensina quando, como e o que fazer para captar até um milhão de reais em cem dias.

Disponível em: Amazon e ABOVE Editora

Como viver em um mundo sem casa (Alexandre Lafer Frankel e Leão Serva)

O livro traz estudos inéditos de especialistas em habitação e mostra como a ‘Geração sem Casa’ – composta por jovens adeptos do trabalho remoto que desejam liberdade para morar onde quiserem e de forma desburocratizada – será responsável pela mudança comportamental em moradia nos próximos anos. São ensaios baseados em dados de duas pesquisas exclusivas feitas pelo instituto Ipespe, estudos profundos realizados por quatro craques de três importantes universidades (Columbia, MIT e FGV) e uma análise detalhada de quem é esse novo “morador fluido”.

Disponível em: Editora Reflexão

O sucesso é treinável (Joel Jota)

Neste livro, Joel Jota reúne vinte autores com vinte histórias inspiradoras que comprovam que o sucesso é treinável e que todo profissional pode alcançá-lo: basta ter clareza no objetivo, foco nas metas e treinar diariamente com uma rotina saudável e assertiva.

Algumas ferramentas imprescindíveis no caminho para o sucesso citadas na obra são: Rotina, para atingir as metas com mais facilidade e assertividade, é preciso criar uma rotina adequada e otimizar melhor o tempo no trabalho; Mini-hábitos – as grandes conquistas começam nas pequenas ações e é preciso celebrar cada transformação que o aproxima dos objetivos; Clareza e foco – tenha o ideal de sucesso bem definido para traçar uma meta, evitando dispersões e mantendo o foco; Estudo – com o objetivo de manter a motivação em alto nível e melhorar o desempenho no mercado, é importante pesquisar, estudar e se atualizar.

Disponível em: Amazon e Editora Gente

O novo poder (Henry Timms e Jeremy Heimans)

Jeremy Heimans e Henry Timms discutem alguns dos maiores casos de sucesso de nosso tempo: o crescimento de mega plataformas, como Facebook e Uber, as vitórias inesperadas de Obama e de Trump e o surgimento de movimentos como #MeToo, e revelam o que de fato está por trás de todos eles: a ascensão do novo poder, que não é mais protegido e inalcançável como o antigo, mas aberto, colaborativo e movido, principalmente, por indivíduos comuns.

Com exemplos do mundo dos negócios, do ativismo político e da cultura pop, passando pela análise de organizações como Lego, NASA e TED, os autores mostram ao leitor como construir e usar da melhor forma esse novo poder.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias