6 protocolos de higienização para a retomada das franquias

6 protocolos de higienização para a retomada das franquias

Franquias sem ciladas

Marcas como a Sóbrancelhas seguem, desde a fundação, algumas regras de higiene e segurança para evitar a disseminação de vírus e bactérias

Em tempos de retomada, a maior preocupação das empresas é como voltar ao trabalho em equipe de forma segura, sem que ninguém seja afetado pela Covid-19. Para isso existe protocolos de higiene e segurança indicados pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Diversas redes, preocupadas com a saúde de seus colaboradores, estão adotando práticas para evitar o contágio e a contaminação da doença. Como exemplo, a Sóbrancelhas, franquia especializada em estética facial, há mais de seis anos vem adotando protocolos de biossegurança que favorecem tanto seus funcionários, como os clientes. “Sempre nos preocupamos com a saúde e bem-estar de todos os clientes e colaboradores da rede, não é devido a pandemia. A prevenção contra a disseminação do vírus COVID-19 e de outras doenças está ativa em todas as unidades desde o início da marca no mercado”, conta a fundadora da Sóbrancelhas, Luzia Costa.

A empresa segue seis passos simples, que garantem o conforto e segurança dos profissionais e clientes, e que podem ser utilizados por diversas marcas o dia a dia. “Sabemos que o contato com o público precisa ser o mais seguro possível, tanto para os clientes quanto para nossos colaboradores. É essencial seguir e reforçar que todos os negócios que lidam com pessoas diariamente sigam neste momento e incorporem em suas rotinas”, afirma Luzia.

1. Uso de máscaras, luvas e toucas

É muito importante que os profissionais de beleza utilizem máscaras, luvas e toucas todos os dias e em todos os procedimentos para a segurança e saúde de clientes e colaboradores. Na Sóbrancelhas os funcionários trocam as luvas após cada procedimento.

2. Higienização das mãos dos clientes

Higienizar as mãos dos clientes em todos os procedimentos é um passo que deve ser seguido sempre. Na Sóbrancelhas utilizam álcool em gel em todos atendimentos, nos quais os colaboradores higienizam as próprias mãos, luvas e as mãos do cliente no início de cada procedimento.

3. Higienização de todo ambiente das unidades

É primordial limpar e desinfetar as lojas diariamente, seguindo os padrões da vigilância sanitária, que conta com limpeza, desinfecção e conservação das superfícies fixas e equipamentos.  Além disso, é necessário preparar o ambiente que o cliente utilizará para realizar os procedimentos antes de cada atendimento.

4. Higienização de todos os materiais utilizados nos procedimentos

Equipamentos como tesouras, escovas e qualquer outro equipamento não descartável devem ser higienizados após cada atendimento. Isso mantém os instrumentos limpos e seguros para uso.

5. Uso de material descartável

Alguns materiais utilizados nos procedimentos precisam ser descartáveis por serem grandes aliados da proliferação de fungos e doenças, por exemplo. Na Sóbrancelhas, os equipamentos para depilação, e as pinças, sempre foram descartáveis em todas as unidades, evitando a contaminação entre clientes e colaboradores. Avalie o que pode ser descartável no seu negócio e insira na sua rotina.

6. Não compartilhar de produtos

Nenhum cosmético que possui aplicador que encostará diretamente na pele deve ser compartilhado. Na Sóbrancelhas, os produtos utilizados nos clientes são passados nas mãos com luvas das colaboradoras e, então, aplicado nos clientes. “O cuidado também é uma forma de carinho. Vamos juntos mudar este cenário e inserir atitudes simples no dia a dia, como é realizado na Sóbrancelhas”, finaliza Luzia.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias