Rede se prepara para retomar sua operação dentro de um “novo padrão” de funcionamento do comércio e do comportamento de consumo, com iniciativas focadas em segurança, inovação e tecnologia e varejo
O Giraffas, maior rede de refeições completas do Brasil, começa a se preparar para a retomada de suas atividades, em linha com as políticas de próxima flexibilização de abertura gradual do comércio e dos shoppings centers do país.
A
empresa, que teve a quase totalidade de suas 400 unidades fechadas nas últimas
semanas, já preparou um plano estratégico para a retomada das atividades,
buscando antecipar algumas das mudanças de comportamento e de valores que são
esperadas para após o período de isolamento social.
“O plano de retomada irá nos orientar no primeiro momento de retomada do
contato pessoal com nossos clientes e, posteriormente, no mercado que virá no
médio e o longo prazo. A princípio, trabalharemos com promoções agressivas, buscandoentregar uma relação de custo/ benefício ainda melhor para nosso
consumidor, sem afetar a qualidade dos produtos. Também estamos avaliando novos
modelos de consumo e vendas, utilizando pesquisas que temos e mais algumas que
serão realizadas ao longo do ano.
E, claro, reforçamos ainda mais nossas medidas de segurança e higiene, para que o consumidor tenha total tranquilidade em frequentar nossos espaços e que melhor protejam nossos colaboradores”, destaca o fundador e CEO da rede, Carlos Guerra.
De acordo com o executivo, a política de promoções da Rede visa aumentar as vendas dos franqueados, mas também manter a empresa alinhada com a nova realidade do brasileiro pós pandemia. “Estamos vivendo uma crise aguda, sem saber ao certo, ainda, até onde ela irá. O que já percebemos é que, ao final desse ciclo, o país estará novamente em recessão, com o poder de compra do consumidor reduzido e, infelizmente, altas taxas de desemprego. Então temos a missão de manter a qualidade, mas trabalhando com preços que caibam no bolso do brasileiro, agora em uma nova realidade”, complementa Guerra.
Além das promoções, o Giraffas começa a estruturar uma nova linha, que também irá representar benefícios para os consumidores, com o desenvolvimento de uma linha “tamanho família”, com refeições que servem várias pessoas, uma versão brasileira do kettering, bastante comum nos Estados Unidos.
Segurança
Para
garantir a segurança de colaboradores e clientes, a rede está instalando
proteção acrílica para isolar clientes e colaboradores, tanto no caixa quanto
na entrega das refeições, além do necessário uso permanente e adequado de
máscaras faciais para todos os funcionários. Também haverá treinamento
permanente e campanhas de conscientização sobre medidas de segurança e higiene,
com veiculação digital e treinamento no ponto de venda.
Inovação
A
partir de junho, a empresa começa a trabalhar em transformações mais profundas,
com o desenvolvimento de novo cardápio focado no delivery, com características
específicas, criação de canal interno de delivery para shoppings, melhoria
na user
experience do site da empresa, além da implantação de totens
de autoatendimento e com uso de tablets em todas as lojas.
“Realizaremos transformações profundas para modernizar os restaurantes, os canais de interação com o franqueado e o consumidor e para melhorar a experiência do cliente na loja”, comenta Guerra. Para o executivo, também é importante buscar alternativas diferentes. “Caso as pessoas mantenham o hábito de passar mais tempo em casa e reunindo a família ou amigos nas refeições, pretendemos atender essa tendência e vender os insumos do Giraffas nas nossas lojas, para que o cliente possa preparar em casa”, antecipa.
Varejo
Além da venda de insumos nas franquias Giraffas, a empresa espera, até o final
de 2020, ser também uma opção nos mercados de todo o país. A Rede está em
estágio final de desenvolvimento de sua maionese, que tem receita própria, para
venda em supermercados de São Paulo e Brasília, com a ideia de expandir as
vendas nacionalmente em breve. A rede tem avaliado também oferecer outros
insumos de alto padrão de qualidade e ótima relação de custo e benefícios, para
que o consumidor possa levar a qualidade Giraffas para onde ele quiser.
Por Rafael Gmeiner