Franquia de venda direta ganha força no Norte e Nordeste

Franquia de venda direta ganha força no Norte do País

Franquias sem ciladas

Varejista Golfran amplia número de franqueados e gera oportunidades de trabalho nas regiões que mais sofrem com o alto índice de desemprego no País

O nicho de venda direta tem ganhado muito espaço dentro do franchising e diversos motivos como ter um próprio negócio, com flexibilidade de horário e baixo investimento, atraem as pessoas a se aventurarem pelo mundo do empreendedorismo.

Para se ter ideia, segundo dados divulgados em pesquisa pela ABVED, Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, este mercado, no Brasil, possui cerca de 4 milhões de pessoas em atuação e faturou R$ 45 bilhões no ano passado.

Neste cenário, e com o alto índice de desemprego regional, a varejista Golfran viu oportunidade de crescimento nas regiões Norte e Nordeste do País, onde estão 39% dos franqueados e consultores da empresa, que representam praticamente a mesma proporção que há no Sul.

A empresa Golfran, que possui 120 unidades franqueadas e mais de 18 mil consultores, vem acompanhando o crescimento desse mercado ao longo dos anos e inclusive reestruturou seu modelo de negócios recentemente para se adequar às novas tendências do setor.  Até agosto deste ano a empresa atuava apenas com o tradicional varejo de venda porta a porta.

Kimberly Cavalli
Kimberly Cavalli, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Golfran.

“Adotamos a estratégia de venda direta por Cross Channel (marketing entre canais onde um canal dá apoio ou promove o outro). Os consultores passaram a ter dois canais de relacionamento com os clientes, presencial ou por meios digitais. As duas opções não concorrem entre si, muito pelo contrário, se complementam e fortalecem ainda mais a relação confiança entre nossos consultores e nosso público-alvo”, explica a gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Golfran, Kimberly Cavalli.

Crescimento regional

No Nordeste a empresa tem quase 3700 consultores em operação e no Norte já são mais de 2900 pessoas que tem a venda direta como atividade principal ou como fonte de renda extra. É uma atividade que permite que os profissionais tenham flexibilidade de horário e trabalhem em sistema home office por meio da oferta de produtos para sua rede de contatos. Não há necessidade de ter estoque ou despesas adicionais para viabilizar a atividade.

“A venda direta é uma boa alternativa para quem tem algumas horas livres, algum fator que limita sua mobilidade como não ter com quem deixar filhos pequenos ou mesmo que por algum motivo não consegue se encaixar no mercado de trabalho convencional”, esclarece Kimberly.

Oportunidades

Quem desejar participar da empresa como franqueado, fará um investimento inicial a partir de R$60 mil. Para expandir no Nordeste e Norte, a Golfran busca investidores que tenham perfil empreendedor, comunicativo e hands on (profissional de múltiplas competências que se aprofunda na atividade), além de possuir um bom networking.

A operação dos franqueados é focada na captação, treinamento e engajamento dos consultores de vendas em determinada região de atuação. Com isso, o modelo de negócio não requer manutenção de estoque físico local, pois toda a parte de logística fica por conta da franqueadora, que mantém seu centro de distribuição em Caxias do Sul/RS.

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias