Franquia de comunicação a partir de R$9.999

Franquia de comunicação a partir de R$9 mil

A SmartComm, primeira rede do Brasil especializada em comunicação inteligente, busca alcançar 300 unidades até 2022

A forma de interagir com as pessoas através das mensagens instantâneas vive em constante mudança e para acompanhar esse momento as empresas precisam se transformar rapidamente para engajar seu público, inclusive com presença garantida em vários canais de comunicação para aumentar as vendas.

Dados da Anatel mostraram que no final de 2020 existiam mais de 234 milhões de acessos móveis no Brasil, enquanto a última estimativa populacional do IBGE revelou que o País conta com 213,3 milhões de habitantes, ou seja, o número de linhas já supera o de habitantes.

Além disso, as pesquisas revelam ainda que trabalhar com canais de comunicação proporciona aos negócios redução de 85% dos custos em comunicação; que 98% dos envios de SMS são lidos em até 90 segundos; 93% das pessoas que tem internet móvel utiliza o WhatsApp e a possibilidade de 15% de aumento nos resultados de vendas nas empresas.

Comunicação inteligente pioneira no Brasil

De acordo com a empresa de consultoria Gartner, até o próximo ano, 70% de todas as interações com os clientes envolverão robôs e mensagens pelo celular. Em 2018 esse índice era de apenas 18%.

“É evidente que qualquer centavo economizado faz a diferença ao final do mês para as empresas. Então dispensar custos desnecessários, investir em soluções tecnológicas e reaproveitar as soluções existentes são ótimas pedidas para o período pós-pandemia”, analisa o COO da SmartComm, Anderson Lucila.

SmartComm

A marca nasceu em 2006 com a ideia de revolucionar a forma de empresas e clientes se comunicarem. Antigas ações que antes eram feitas em papel, passaram a ganhar mercado na forma digital, trazendo agilidade e colaborando com a sustentabilidade.

A empresa passou a proporcionar às pequenas e médias empresas aquilo que somente as grandes corporações tinham acesso: uma comunicação ágil, eficaz e barata através do SMS.

Em 2012, por conta do sucesso do projeto, a SmartComm traçou uma nova estratégia para expandir o negócio e tornar-se a primeira rede de franquias do segmento no Brasil.

“Continuamos crescendo no mercado e, mesmo com o aumento da concorrência, sempre nos destacamos pela qualidade dos nossos serviços. Nossa história foi se erguendo e muitas pessoas acreditaram no nosso sonho, batalhando e crescendo junto com a franquia SMS Digital”, relembra Lucila.

Com as mudanças tecnológicas e novos serviços de comunicação presente no mercado, a SMS Digital passou por uma transformação. No final de 2020, foi integrada à marca SmartComm, uma nova maneira de atender e oferecer soluções inteligentes de comunicação aos clientes, com um amplo portfólio de soluções tecnológicas, que além do SMS uniu os serviços de WhatsApp, pesquisa de satisfação e robôs.

Serviços diferenciados no mercado

Sendo a primeira e única franquia do segmento de comunicação inteligente no Brasil, a SmartComm oferece uma venda consultiva, ou seja, contribui auxiliando na construção de estratégias para que o cliente atinja seus objetivos. Atende diversos tipos de segmentos, oferecendo soluções que contribuem para um atendimento diferenciado e que aproxime as empresas de seus clientes.

E entre os serviços da marca estão SMS Short Code (corporativo e marketing), WhatsApp, chatbot, pesquisas de satisfação e integrações/API.

Modelo de negócio

A rede oferece dois modelos de negócios.

O home office é formado apenas pelo franqueado, responsável por exercer as funções comerciais e administrativas, além de fazer atendimento, solicitações de créditos, prospecções, entre outros.

Pode ser implantado em cidades de qualquer porte e não necessita de um escritório físico para operação. Os equipamentos necessários são um smartphone, um computador e acesso à internet. O investimento é de R$9.999, com faturamento que pode chegar a R$ 190 mil por ano e retorno do investimento previsto em até 10 meses.

No segundo, franqueado desenvolvedor de área (FDA), é possível comercializar novas franquias e desenvolvê-las com o intuito de atingir as metas propostas pela franqueadora, tendo como responsabilidades treinar e acompanhar o desempenho dos franqueados da região escolhida para atuar.

O comissionamento é diferenciado, pois ocorre na venda de unidade e sob o resultado das franquias pelo qual é responsável. Para esse modelo é necessário investimento de R$49.999, podendo variar dependendo do estado de atuação. O faturamento pode chegar a R$ 486 mil por ano e retorno do investimento previsto em até 10 meses.

Nas duas modalidades, a rede sugere capital de giro a partir de R$ 5 mil, mas sem exigência.

“O setor está em alta, pois oferecemos os serviços que hoje todas as empresas precisam para se comunicar e inovar. Se antes não eram vistos como essenciais, hoje com certeza são. Como se trata de uma franquia de baixo custo e retorno rápido, as chances de comercialização são excelentes”, diz o COO da SmartComm.

Perfil do franqueado

Para quem busca empreender nesse segmento é necessário ter características como fácil comunicação oral e raciocínio lógico; bom relacionamento comercial; familiaridade com tecnologia (e-mail, WhatsApp, mídias digitais); e ter mentalidade ownership, ou seja, postura de pensar como dono e colocar a mão na massa.

Lucila explica que o papel do franqueado é comercializar os serviços que fazem parte do portfólio da empresa, além de acompanhar o pós-venda com o intuito de fidelizar o cliente final e garantir a qualidade do atendimento. Também é necessário que o empreendedor esteja próximo ao cliente, fazendo vendas consultivas para que os objetivos sejam alcançados, apresente o funcionamento da plataforma e ofereça suporte para condução dos serviços.

Expansão acelerada

Atualmente, a SmartComm conta com 36 unidades franqueadas e uma própria, distribuídas em nove estados brasileiros, sendo eles Pará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A rede projeta encerrar este ano com 50 operações e faturamento de R$ 2 milhões. Para 2022, os planos são ainda mais audaciosos já que busca alcançar 300 unidades e conquistar faturamento de R$ 15 milhões.

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Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


 

Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias