Franquias apostam em clubes de assinaturas

Franquias apostam em clubes de assinaturas

O Instituto Embelleze e a Clinicão são exemplos de redes que utilizam as plataformas digitais, que movimentaram mais de R$ 1 bilhão em 2020

Com a chegada da pandemia, houve mudança de hábito tanto pelos consumidores, como pelas empresas, que precisaram mudar a forma de se relacionar com o seu público, essencialmente, digitalizando todos seus processos.

Uma das ferramentas utilizadas a partir de 2020 foram os clubes de assinaturas, plataformas digitais com foco em experiência e fidelização de clientes. Desta forma, as empresas possaram a garantir vendas recorrentes de produtos, serviços e benefícios para associados. No ano passado, por conta disso, foram criados mais de 800 novos sites, representando aumento de 37,5% em relação à última pesquisa feita em 2014 pela plataforma Betalabs.

O aquecimento deste mercado, que movimentou pouco mais de R$ 1 bilhão em 2020, promoveu dezenas de modalidades de assinaturas, com diversos modelos de negócios, como exemplo para academias, serviços pet, serviços de estética, entre tantos outros. Em alguns casos, a assinatura é o foco do negócio e, em outros, uma fonte complementar de vendas.

“Assinaturas dão uma boa previsibilidade do faturamento. Neste mercado, quando falamos de sazonalidade, nos referimos à obtenção de novas assinaturas, mas o faturamento já contratado deve acontecer”, explica o especialista Renato Claro.

Outra grande vantagem é o efeito cumulativo das novas vendas de assinaturas, uma vez que se garanta uma gestão competente do churn rate (taxa de perda de clientes no tempo).

“O grande desafio é manter o interesse do cliente no longo prazo, evitando o cancelamento da assinatura. Para tanto, é fundamental que haja consistência e qualidade na entrega do produto ou serviço. Em alguns casos, a oferta constante de novos produtos é fundamental. Isto implica em investimento permanente no desenvolvimento de novos produtos, novos fornecedores e capacidade de atendimento”, complementa Renato.

As projeções de crescimento para este modelo de negócio são bastante promissoras. No primeiro semestre de 2021, já houve incremento de 15% neste mercado, devido, principalmente, à grande quantidade de novas empresas no segmento. Porém, também foram coletados dados que mostram uma evolução de mais de 32% no número de assinaturas em empresas já existentes no mesmo período citado.

As principais tendências de categorias de assinaturas são clube de associados, que oferece serviços exclusivos, cupons de desconto, entre outros benefícios; infoprodutos, com assinatura de plano mensal para acesso de conteúdo; e nicho e curadoria, mais aplicados em sites de assinaturas, principalmente caixas personalizadas.

Redes de franquias nos clubes de assinaturas

Entre as categorias que mais cresceram com esse modelo de negócio somente no primeiro trimestre deste ano, estão os setores de beleza, correspondendo a 11% dos novos serviços e, também, o segmento pet, com 10%.

Se aproveitando disso, as redes de franquia belle.club, o Instituto Embelleze e a clínica pet Clinicão, aderiram as plataformas de clubes de desconto e criaram suas ofertas para os seus consumidores.

O belle.club, em parceria com o Instituto Embelleze, criou o primeiro salão de beleza por assinaturas do Brasil, no qual a cliente paga uma mensalidade e pode ir em uma das unidades para fazer os serviços de smart escova, manicure e pedicure quantas vezes quiser, de forma ilimitada.

“A parceria com belle.club vai ao encontro do DNA do Instituto Embelleze que sempre pensa na consumidora, no bem-estar e na transformação de vidas no segmento da beleza, seja através na formação profissional ou na prestação diferenciada de serviços”, reforça o presidente do Instituto Embelleze, Daniel Narcizo Pereira.

Os serviços são organizados em três planos mensais distintos pela frequência de visitas. Dessa forma, os sócios conseguiram padronizar a qualidade e ter um compromisso fundamental: a gestão do tempo. Isso porque as assinantes ficam prontas em até 1 hora, mesmo se fizerem tudo de uma só vez.

Outro ponto importante é a praticidade oferecida, pois a assinatura pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo da marca, disponível na App Store e no Google Play, assim como agendar horário, entrar em contato com a central de atendimento, comprar serviços e receber notificações para não esquecer do agendamento.

“Desde o início optamos pelo modelo de assinaturas por entender que esse modelo de negócio gera a previsibilidade para todos os envolvidos no negócio: o dono da unidade, a profissional que realiza o atendimento e recebe sua participação e a assinante que consegue garantir os serviços pagando apenas uma mensalidade. Com o “tempero” dos serviços ilimitados tivemos grande sucesso, pois pegamos em um ponto que agrada muito as brasileiras” comenta o sócio da bele.club, William Alves.

 Já a marca Clinicão inova com o seu clube de assinatura, o Clinicão Plus, para assessoria virtual e personalizada voltada a quem tem pet. Por meio da plataforma, os veterinários da clínica estarão conectados para tirarem dúvidas e postarem conteúdos exclusivos sobre o universo pet. As informações ilimitadas e os conteúdos inéditos relacionados ao mundo animal estarão disponíveis por meio do WhatsApp em formato de foto, vídeo ou áudio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Além da facilidade em tirar dúvidas com a equipe de especialistas da rede através de um clique, o Clinicão Plus, dá descontos no atendimento presencial, nas cinco unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Para os integrantes do grupo, a rede possui tabela diferenciada nos valores de consultas veterinárias. “Em muitas situações, em uma viagem, por exemplo, nossos clientes viajam com seus pets, precisam de um suporte especializado e não tem para onde ir. O Clinicão Plus chegou para corrigir esse gargalo. E ainda é uma forma de manter a proximidade e fidelidade dos clientes e, dessa forma, aumentar o fluxo de atendimentos presenciais”, finaliza a veterinária, fundadora e CEO da Clinicão, Monique Rodrigues.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias