Franquia de moda equestre mostra força no mercado

Franquia de moda equestre mostra força no mercado

Franquias sem ciladas

A rede Boutique San Steban inseriu as roupas para prática de hipismo no uso diário das pessoas, driblou a pandemia e faturou mais de 28 milhões em 2020

Segundo dados apresentados pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) projeto crescimento de 3,1% para o setor da moda até o final deste ano e, mesmo com a crise pandêmica, o segmento segue movimentado, uma vez que as indústrias têm investido em tecnologia e as lojas seguem com forte atuação nas redes sociais e no e-commerce.

Contudo, assim como em qualquer nicho, um dos pontos chave é a inovação. E este é o caso da rede Boutique San Steban, primeira franquia de moda equestre do Brasil, fundada em 2012. O diferencial da marca foi apostar nas roupas que são utilizadas no campo serem aproveitadas na cidade.

“A San Steban nasceu da necessidade de facilitar o trânsito de homens e mulheres entre campo e a cidade, com roupas confortáveis e ao mesmo tempo elegantes. E foi por isso que criamos o slogan “ O rústico na medida certa do sofisticado”, conta a diretora de expansão da rede, Taís Navarro Pereira.

Boutique San Steban e o franchising

Franquia de moda equestre mostra força no mercado

A executiva explicou que o conceito da San Steban surgiu da percepção sobre algo que os seus consumidores precisavam, o que fez, também, com que a marca entrasse para o franchising. “Era uma dor para o nosso público, que tem rotina diária de atividades na fazenda e, também, precisam levar os filhos para o colégio e não encontravam com facilidade roupas adequadas para as duas atividades. Hoje, contudo, com a mesma camisa ou calça de montaria, a mulher pode fazer suas atividades na fazenda e, se precisar ir à cidade, vai apenas trocar a bota por um sapato, por exemplo”, comenta Taís.

O início da expansão da San Steban começou em 2016, devido as solicitações que recebia com interessados em abrir uma unidade da marca. “Nunca havíamos pensado em franquear o negócio, mas diante de tanta demanda que criamos, não restou outra alternativa. Durante a crise de 2015, a natureza de empreendedor do brasileiro ficou latente e, no momento em que os empregos estavam escassos, muitos começaram a planejar abrir seu próprio negócio. Nesse momento recebíamos inúmeros e-mails pedindo informações para ser um franqueado e foi quando percebemos o recado, “se estão chorando, devemos vender lenços”, lembra a diretora.

A rede San Steban teve faturamento de R$ 28.160 milhões em 2020, que representa incremento de 31% em comparação com 2019. Atualmente a marca está persente em seis estados brasileiros, com 16 lojas, e Taís Navarro prevê um crescimento de 30% no faturamento da rede e aumento de 65% no número de unidades para este ano.

A pandemia não afetou o mercado

Três fatores, segundo Taís, foram fundamentais para o exponencial faturamento da rede. O primeiro é que o mercado no campo, de modo geral, não parou; o segundo que muitas pessoas migraram para as fazendo durante a pandemia; e o terceiro foi que a marca teve como principal foco fortalecer o e-commerce. “Quando a pandemia chegou, o setor do Agro em geral foi um dos únicos que não parou. As atividades no campo seguiram a todo vapor e as famílias que estavam na cidade procuraram refúgio nas fazendas, haras, sítios, ranchos, etc. Com isso, as crianças estavam em casa usando bombachas e não uniforme escolar, por exemplo. Nossas vendas triplicaram e foi preciso contratar para reforçar as equipes de vendas online”, esclarece.

A diretora da San Steban ainda complementa sobre os benefícios do uso da internet. “Desde o início de nossas atividades sempre investimos muito na logística de venda online por conta de nossa região ser de muita extensão territorial, dessa forma, crescemos muito na web entre os anos de 2017 e 2019. Então, durante a pandemia, quando a venda online virou necessidade, para nós já era tradição. Como as famílias estavam necessitando de mais roupas e calçados, foi preciso reforçar as equipes, para suprir essa demanda de maneira eficiente e rápida”.

Salto de novos negócios

Com a pandemia, Navarro avalia que a veia empreendedora do brasileiro e as facilidades comerciais para novos negócios foram positivas para a San Steban. “Empresários com faro apurado para o investimento certo, na hora certa, fizeram a rede de franquias San Steban dar um salto de abertura de lojas de 58% em 2020. Além disso, a negociação de aluguel de pontos comerciais está mais facilitada e os franqueados estão conseguindo pontos com aluguel mais acessível. Desta forma não fechamos nenhuma unidade e ainda foi preciso contratar vendedoras para dar conta da demanda”, finaliza Taís.  

Ela ressalta que agora as inaugurações ocorrem de maneira diferente do que era praticado antes, os horários de atendimento estão estendidos para não haver aglomeração nas lojas e que a San Steban oferece vendas online com entrega grátis.

Mais informações ligue para (53) 9.9935-9556

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias