Disensa registra crescimento no Brasil

Disensa registra crescimento no Brasil

Com 130 franqueados no Brasil, soluções de crédito e cartões para clientes ajudam a rede de material de construção a crescer pelo País

A Disensa, rede de franquias de material de construção, neste ano já inaugurou unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais, além disso, já conta com 226 contratos firmados.

Um dos grandes diferenciais da marca é apostar no modelo de franquia de conversão, em que lojas de construções de bairros já existentes são transformadas e suportadas pela rede já consolidada por toda a América Latina.

Para o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Guterres, a expansão no Nordeste tem chamado a atenção, especialmente no estado baiano, que hoje conta com 32 lojas.

“Estamos muito satisfeitos com a expansão no Nordeste. Na Bahia, por exemplo, crescemos, em 2021, 50% em número de contratos firmados. Os resultados financeiros e operacionais da rede, aliados ao suporte que oferecemos aos nossos franqueados, com certeza são importantes diferenciais na atração de novos investidores”, explica o executivo.

Já no estado paulista, a Disensa conta com 26 lojas e tem a região como ponto fundamental de crescimento. “Registramos forte expansão no mercado paulista em 2021. São Paulo é um estado estratégico, pois concentra 40% de todo o comércio de material de construção no Brasil. Nossa meta é seguir crescendo no estado, consolidando nossa presença nas cidades em que já têm lojas da rede e entrando em novos municípios”, afirmou Henrique

Conversão de marca

Ao longo do processo de implantação é oferecida consultoria para melhoria no layout da loja, treinamentos com técnicas sobre exposição de produtos e acompanhamento durante todo o processo de conversão e padronização. Além deste modelo, a Disensa conta com investidores que escolhem a rede de franquias para iniciar seus negócios, abrindo novas lojas de material de construção.

Ferramentas de marketing

A Disensa realiza, ao longo do ano, uma série de campanhas institucionais, e eventos comemorativos das datas significativas para o setor, com promoções e ações nos pontos de venda.

Ao entrar para rede, o franqueado passa a ter acesso a importantes ferramentas de marketing, que auxiliam na divulgação da loja. Os parceiros comerciais podem, por exemplo, solicitar a criação de artes personalizadas para peças, como folhetos, folders e posts para redes sociais. Todo o material desenvolvido pela rede fica disponível no portal do franqueado, para que outros lojistas possam usar as peças, editando o que for necessário, de acordo com suas necessidades.

A rede ainda fornece manual voltado para a padronização das redes sociais, com as informações necessárias para a criação adequada das páginas das lojas. Outra ferramenta é a rádio Disensa, na qual o consumidor é informado sobre as campanhas e promoções disponíveis na rede.

Treinamento para franqueados e suas equipes

Além da reforma estética do ponto de venda e da ampliação da oferta de produtos e serviços, os proprietários e funcionários recebem treinamentos. Os cursos promovem o crescimento profissional das equipes e ajudam os parceiros comerciais a melhorar a performance de suas lojas.

Os temas são relacionados às áreas estratégicas do negócio, abordando as principais ferramentas para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.  

Para a força de venda, a capacitação é oferecida pela Academia do Varejo Disensa. Já para os franqueados, foi criada a Escola de Gestão, que apresenta trilhas completas para o desenvolvimento do negócio. As aulas acontecem ao longo do ano e, por conta da pandemia, estão sendo ministradas em online.

Além disso, a Disensa oferece, para todos os franqueados e colaboradores das lojas, treinamentos técnicos com indústrias parceiras, para levar conhecimento sobre os produtos, oferecendo um atendimento consultivo de venda, ajudando o cliente em suas necessidades. Ao fim de cada treinamento, é realizada uma pesquisa de satisfação para análise de indicadores e melhorias de processos.

Soluções financeiras para alavancar os negócios

Outro diferencial para o franqueado Disensa é o acesso a soluções financeiras, obtidas por meio das parcerias fechadas pela rede, como o PagSeguro, para pagamento online, por crédito, débito e via link, em que os lojistas passam a acessar as melhores tarifas do mercado, reduzindo os custos de venda no cartão e impulsionando seu negócio.

Em agosto de 2020, a Disensa lançou seu próprio cartão, iniciativa que emitiu mais de 9 mil cartões. Os lojistas que passaram a fazer uso do cartão aumentaram suas vendas, em média, em 42% e o faturamento ultrapassando R$ 8,8 milhões, já que cetrca de 38% dos clientes voltam às lojas para novas compras.

A Disensa também fechou parceria com a BizCapital, fintech voltada para soluções financeiras para a pequena empresa brasileira. O objetivo é facilitar o acesso dos franqueados a rápidas injeções de crédito de forma simples. Os lojistas podem obter até R$ 400 mil, com pagamento parcelado em até 24 meses e taxas mensais a partir de 1,99%.

O processo para obtenção de crédito é 100% online, por meio do portal do franqueado. O serviço está disponível em qualquer dia e horário. Quando aprovado, o crédito entra na conta em até 1 dia útil. O pagamento é feito por meio de boletos, recebidos por e-mail, mensalmente.

Além disso, desde 2018, a Disensa tem uma parceria com o Santander, por meio da qual os franqueados podem acessar todos os serviços bancários, com condições e atendimento exclusivos. Os franqueados da rede também contam com apoio para acessar as linhas de créditos e programas de incentivo e suporte do banco, como o Programa Avançar.  

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias