Fabricante de piscinas entra no franchising

Fabricante de piscinas entra no franchising

A Pipeline Piscinas oferece o modelo de quiosque e 80% do aluguel pagos no primeiro ano de operação, com isso, pretende abrir 50 unidades

Por conta da pandemia e sem poder sair de casa, os investimentos na área externa das residências dispararam. No ano passado, o segmento de Casa e Construção teve aumento no faturamento de 8,3%, tem como base para esta evolução a maior demanda das pessoas por aplicarem melhorias em seus lares já que passaram a trabalhar home office passando mais tempo no ambiente doméstico.

Pensando nisso, a Pipeline Piscinas, empresa fabricante de piscinas e detentora da tecnologia patenteada plug and play, decidiu apostar no setor de Franquias para dar suporte a todo o seu crescimento.

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de piscinas do mundo. Cerca R$ 4,5 bilhões são movimentados todo ano, segundo dados da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAAPP). Em um mercado tão próspero, a preocupação em entregar um produto de alto padrão com fácil instalação, sempre foi o principal norteador da empresa.

Fundada em 1997, pelos irmãos João Paulo e Vitor Hugo Campana de Oliveira, em Cambará, no Paraná, a empresa sempre apostou em inovação e tecnologia como diferencial competitivo.

“O processo tradicional, de alvenaria, leva, no mínimo, 60 dias. Isso, se correr tudo bem. Passada a fase da obra, problemas como vazamentos e infiltrações são comuns, fazendo com que aquilo que era para ser diversão acabe se tornando um aborrecimento. Trabalhamos para romper esse padrão”, explica o CEO João Paulo.

Tecnologia segura e ágil

Tanto que, em 2010, a Pipeline lançou um novo conceito em piscinas: o plug and play. Por meio dessa tecnologia própria e patenteada, a empresa entrega um produto completo, onde a casa de máquinas já vem acoplada ao corpo da piscina. Isso significa que a instalação pode ser feita em apenas um dia, sem a necessidade de mão de obra especializada. Todos os modelos contam com deck, hidromassagem e dispositivo de segurança como itens de série.

Além disso, as quatro linhas de piscinas, que possuem diferentes versões, totalizando 24 produtos, são fabricadas com fibra de vidro com resina isoftálica, mesma matéria utilizada na fabricação de lanchas e barcos, o que garante muito mais qualidade ao produto e um baixo custo de manutenção.

“As piscinas de fibra de vidro convencionais tendem a ficar opacas e perder resistência com o tempo. Com a nossa tecnologia, a durabilidade é muito maior”, afirma o CEO.

Com uma trajetória de sucesso, a empresa dispõe de mais de 40 pontos de venda espalhados pelas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Desses, muitos são próprios, no formato de loja de rua, shopping e quiosque, que foi o ponto de partida da marca para a entrada no franchising.

Com operação simplificada, o investimento em uma unidade da rede é de R$ 125 mil, com retorno médio é de 12 a 24 meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil. A empresa cobra 1% de royalties sobre a compra e não há fundo de marketing.

A rede paga parte do aluguel

Um dos grandes atrativos da marca são as vantagens oferecidas pela franqueadora nas despesas com o aluguel. “Nós pagamos 80% do aluguel dos quiosques no primeiro ano. A partir do segundo ano, depois que o franqueado estiver bem estabilizado, arcamos com a metade dos custos e ele com a outra metade. É a nossa forma de mostrar que somos parceiros, estamos juntos”, afirma João Paulo.

A seleção dos franqueados envolve três etapas. Na primeira fase, a empresa avalia a viabilidade da cidade de interesse do candidato. Uma vez alinhados, a segunda etapa consiste em validar a situação financeira e jurídica para, então, conhecer mais sobre do negócio e ter experiência em uma loja. Com todos esses requisitos aprovados, o pré-contrato é assinado, dando início ao processo de implementação do quiosque.

Perfil dos franqueados

A expectativa da Pipeline é abrir 50 unidades na primeira fase de expansão. Para atender a essa nova demanda, a empresa planeja a inauguração de mais uma fábrica ainda esse ano, em Jacarezinho, no interior do Paraná.

“Buscamos franqueados que tenham um bom perfil comercial e estejam dispostos a crescer com a gente. O mercado de piscinas no Brasil é forte e, estamos investindo cada vez mais para entregar produtos de qualidade para nossos clientes”, finaliza o CEO.

Investimento total: R$ 125 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Retorno sobre o investimento: de 12 a 24 meses
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 1%
Fundo de marketing: não cobra



Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias