Como formatar uma empresa em franquia

Como formatar uma empresa em franquia

CEO de rede de franquia dá dicas para estruturar uma empresa para o mercado de franquia, com solidez e lucratividade

Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas têm potencial para franquear o seu modelo de negócio. É o que afirma Nylmar Diego Zacharias, administrador de empresas e CEO da Franquias do Futuro, rede de franquias de soluções em tecnologias da informação, que teve crescimento de 22% apenas em 2021, com 750 novas unidades comercializadas, todas em formato online e com investimento de R$9 mil a R$16,9 mil.

Mas como avaliar se a empresa tem potencial para expandir os negócios por meio de franquias? É importante fazer uma análise de franqueabilidade, estudo que analisa a estrutura da empresa, diferenciais técnicos e competitivos, marca e posicionamento no mercado, e potencial de vendas.

Além disso é necessário fazer análise da concorrência, entre outros fatores. “Esse estudo pode ser feito internamente ou com empresas especializadas e irá definir se o negócio tem potencial para expandir para o modelo de franquias”, explica Zacharias.

O administrador pontua que é preciso investir para adaptar o modelo de negócio. “Além do conhecimento no mundo das franquias, é preciso deixar os setores alinhados, para que o modelo possa ser repetido em diferentes mercados e regiões, sem perder a qualidade do serviço oferecido”, explica Nylmar.

Vale lembrar que o franqueador deve sempre oferecer suporte ao franqueado e isso implica, muitas vezes, em um número maior de colaboradores e, consequentemente, investimento.

Uma empresa com imagem bem definida tem vantagem competitiva na hora de comercializar seu negócio. Para isso, é preciso uma estrutura sólida, para que o modelo de negócio possa ser replicado, seguindo sempre as diretrizes da franqueadora.

“Invista na sua marca, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e crie uma comunicação unificada. O cliente precisa ter a mesma experiência de compra em qualquer uma das unidades franqueadas”, alerta o executivo.

Ainda, Nylmar lembra que é preciso colocar no papel processos a serem repassados para os franqueados, todos em conformidade com a Lei de Franquias, além de realizar os registros de marcas, para não ter problemas futuros.

“O franqueador precisa oferecer treinamento assertivo para que os novos investidores garantam seu retorno e seguir à risca os termos do contrato, para que tanto o franqueador quanto o franqueado se beneficiem do novo negócio”, finaliza.

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Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias