Canais digitais, como blogs, vídeos e influenciadores, auxiliam no faturamento e 73,5% das empresas focam na produção destes conteúdos
Artigos, e-books, redes sociais e vídeos são diversos formatos dos quais podem ser explorados no marketing de conteúdo. O sistema, cada vez mais buscado, nada mais é do que uma estratégia de marketing onde são oferecidos conteúdos interessantes e relevantes de uma determinada marca, para o público-alvo, mas sem falar explicitamente sobre ela.
No franchising, a metodologia é muito buscada pelas franqueadoras como estratégia de expansão. “Em comparação ao marketing tradicional, o de conteúdo traz mais resultado por ser muito direcionado ao público de interesse. Os empresários veem o potencial e apostam nesse formato, pois conseguem conquistar franqueados por todo território nacional diante de um investimento relativamente baixo”, diz o diretor da NX Franquias, Henrique Mol.
A NX Franquias (Núcleo de Expansão de Franquias) é especializada em expansão de negócios e soluções de mídia para redes de franquias.
Em alta
A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, realizada em parceria entre o Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Vendas B2B e Rock Content, mostra que o marketing de conteúdo segue em alta no mercado empresarial.
O estudo mostra que 73,5% das empresas focam na produção de conteúdo e na infraestrutura para divulgar materiais, como blogs e sites (56,1%), redes sociais (59,6%) e vídeos (39,3%). Há também uma aderência às tendências do mercado, como patrocínio de influenciadores, mencionado por 20,4% dos participantes.
Comunicar para conquistar
Classificado também como content marketing, o marketing de conteúdo, consiste em munir as pessoas de informação para fazer com que futuramente elas não só respeitem a marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes e franqueados.
“Essa ação gera vendas qualificadas e com altas taxas de conversão porque a estratégia em si, além de focar na persona da marca, que vai direto a quem realmente pode ter algum interesse, fornece informações relevantes para as pessoas acompanharem durante toda a jornada de compra”, explica.
O diretor fala que o processo, em suma, no caso das franquias, permite ao potencial franqueado identificar um problema que ele tem, ajudando-o a resolver a partir da aquisição da franquia e, posteriormente, fixando a marca em sua cabeça. Isso permite que a franquia entregue potenciais clientes muito mais maduros e que já entendem o porquê precisam da franquia para o time de vendas.
“É muito mais eficiente e econômico, do que ter aquele modelo de equipe de vendas que trabalha na prospecção por telefone, por exemplo. Desse modo, é possível facilitar a rotina desses profissionais, já que eles podem focar os esforços em interessados com real potencial de compra. Ou seja, depois de qualificar os leads, o setor de expansão ou de vendas podem telefonar para os contatos que mais se engajaram com os materiais, aumentando a produtividade e as oportunidades de fechar negócio”, ressalta Henrique.
Comunicação alinhada
Quando toda essa comunicação é alinhada, os resultados, segundo o executivo, são ainda mais surpreendentes.
“Há clientes nossos que chegaram a crescer, em menos de seis meses, o equivalente a 100% de faturamento com o marketing de conteúdo, tendo o Youtube e alguns outros nossos canais como meios de divulgação”, comenta.
Popularidade dos vídeos
E falando em Youtube, o empreendedor ressalta que atualmente os vídeos se tornaram tendência. A plataforma é a segunda mais acessada do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários e mais de 70% dos acessos via dispositivos móveis.
De acordo com informações da SimilarWeb, o tempo médio de visita é mais que o dobro do recebido pelo Google, chegando a 22 minutos e 40 segundos. Inclusive, a rede social também supera o site de buscas no número de acessos orgânicos, que totalizam 99,77%.
Henrique é um dos que aposta na ferramenta, onde possui um canal sobre o setor de franquias, onde tem mais de 15 mil inscritos e mais de 70 mil visualizações mensais.
“O investidor antes de comprar uma franquia, pesquisa bastante e reúne o máximo de informações. Por vídeo é possível ter uma gama de dados em uma linguagem mais simples de ser compreendida. Outro ponto é que as pessoas dão preferência para o vídeo porque assistem enquanto fazem outras coisas”, comenta.
Site especializados
Contudo, sites especializados completam a experiência do interessado que está navegando com o intuito de comprar uma marca. O empresário explica que os sites possuem credibilidade e, por isso, quando uma empresa é mencionada nessas plataformas informativas, as chances de vendas aumentam consideravelmente.
Assim como o Mundo das Franquias, focado no setor de franquias com informações sobre as redes, artigos de especialista com aspectos mais minimalistas do setor e com a seção Educa Franchising, que ensina sobre o segmento para os usuários. O veículo foi desenvolvido por Rafael Gmeiner, diretor da Agência VitalCom,especializada em assessoria de imprensa e produção de conteúdo, em especial para Franquias.
“Há mais de dez anos atuando com o setor de franquia pela assessoria de imprensa vimos que o mercado ainda era carente de informação, mesmo com tantos veículos à disposição. O setor de franquias é imenso e quanto mais veículos informativos tivermos, melhor. A experiência na redação de outro site já inexistente sobre franchising, e o nossa vivência com a produção de conteúdo, nos levou a desenvolver um site que tem agradado às pessoas e tem crescido consideravelmente. Isso traz novas oportunidades de trabalho para a Agência VitalCom”, avalia Gmeiner.
Com a NX Franquia, Henrique também lançou um site com foco em franquias para divulgar as principais novidades e informações do mercado, o Portal Top Franquias. Em apenas três meses, o site recebeu mais de 14.110 mil visitas e mais de 50 investidores.
“A comunicação das empresas precisa receber a atenção necessária para garantir resultados e o marketing de conteúdo para franquias é um grande aliado na construção de imagem, fidelização de clientes e crescimento do negócio. Investir nesses canais é essencial para quem trabalha com franquias e, sem dúvidas, uma estratégia que agrada os consumidores e traz resultados reais às empresas”, finaliza Mol.
Redação
Do site Mundo das Franquias