Investindo pouco é possível ser dono do próprio negócio

Investindo pouco é possível ser dono do próprio negócio

Case de sucesso, a franqueada da Mary Help em Mogi Mirim (SP) iniciou o negócio investindo R$ 45 mil e hoje fatura R$ 80 mil

Muitas pessoas não sabem, mas é possível ser dono do próprio negócio investindo com valores baixos. Algumas franquias oferecem a modalidade de negócios chamada de microfranquia, com investimentos até R$99mil, para quem deseja se tornar franqueado. 

Principalmente em momentos de crise econômica como este em que estamos vivendo devido à pandemia da Covid-19, no qual as pessoas ficam mais receosas em investir muito dinheiro e preferem ter cautela. Por isso, as microfranquias têm sido uma saída, com casos de sucesso que provam que o investimento traz retorno certeiro.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 557 redes brasileiras operam com modelos de microfranquias e nos próximos anos este número deve aumentar. Das 36% redes que ainda não operam com modelos de baixo custo afirmam ter interesse em desenvolver opções no formato.

Um estudo da ABF mostra ainda que este segmento do franchising ganhou força nos últimos três anos como resultado da crise econômica, que fez com que franqueadores buscassem novos nichos de negócios e meios de manter a expansão das redes.

Fabiana Prado Couto, 42, abriu o seu próprio negócio em 2014 investindo em uma microfranquia, da Mary Help, rede para a intermediação no serviço de diaristas. Ela investiu R$ 45 mil em uma unidade em Mogi Mirim, cidade no interior de São Paulo.

Hoje, a franquia dela registra cerca de 2.541 clientes, sendo 177 ativos no último mês, e um faturamento em média de R$ 80 mil mensais. “A maior vantagem que encontrei em investir em uma microfranquia foi que a estrutura já veio pronta, com softwares, equipe de marketing, apoio do franqueador e possibilidade de ter parceiros no mesmo negócio. Claro que para ter sucesso, não basta apenas contar com a franqueadora, o franqueado também tem que fazer sua parte. Meu conselho para quem pretende ou já está investindo em uma franquia é cuidar do fluxo de caixa”, declara Fabiana.

Além de empreendedora, Fabiana é funcionária pública. A ideia de empreender partiu da vontade do marido dela. “Ele sempre teve vontade de ter o próprio negócio, mas ele tinha um trabalho na CLT há mais de 10 anos na época, com cargo de gerência e não pretendia deixar a empresa. Como eu trabalhava seis horas por dia, acreditava que seria possível conciliar as duas coisas e foi assim durante quatro anos. Após ser dispensado pela empresa em que trabalhava, assumiu a Mary Help e eu ainda atuo cuidando da parte financeira da franquia”, comenta a empreendedora.

Para conseguirem operar a unidade juntos, Fabiana atua na área financeira da unidade e seu marido na operacional. Até o final do ano, o casal espera realizar 700 diárias por mês. Já como expectativa para os próximos anos, o casal pretende atingir 1.000 clientes mensais e faturar R$180 mil por mês.

Para quem tem interesse em se tornar franqueado, a rede oferece baixo valor de investimento inicial, sendo R$ 32 mil para unidades que serão abertas em cidades de 30 a 70 mil habitantes e R$ 40 a R$ 60 mil para cidades a partir de 70 mil habitantes.

A marca oferece, também, alta rentabilidade, de até 25% sobre o faturamento bruto e retorno de investimento entre 12 e 14 meses. 

Cidades de 30 a 70 mil habitantes
Investimento Total:
R$ 32 mil
Taxa de franquia: R$ 24 mil
Capital de Giro: a partir de R$ 3 mil
Equipamentos e abertura da empresa: R$ 5 mil
Faturamento médio mensal (estimado): R$ 30 mil
Lucro Líquido Médio Mensal: R$ 6 mil
Royalties: 1,5 salário mínimo ou 4% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: não é cobrada
Prazo de retorno do investimento: 12 a 14 meses

Cidades a partir de 70 mil habitantes
Investimento Total: de R$ 40 mil à R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 34 mil
Capital de Giro: a partir de R$ 3 mil
Área para o ponto: 40 a 60 m²
Número de funcionários por unidade: 1 a 2
Faturamento médio mensal (estimado): R$60 mil
Lucro Médio Mensal: de 15% a 25%
Royalties: Fixo de 1,75 a 3,25 salário mínino
Taxa de publicidade: não é cobrada
Prazo de retorno do investimento: 12 a 14 meses

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias