Mercadão dos Óculos atinge marca de 500 franquias

Franquias sem ciladas

Rede foi uma das franqueadoras que conquistou o número em menos de dez anos no franchising e planeja inaugurar 200 lojas ainda em 2021

Em janeiro deste ano, o Mercadão dos Óculos alcançou a marca de 500 franquias em todo Brasil entre unidades em operação e em implantação. Agora, a rede de óticas mais premiada e uma das maiores do país, faz parte de um seleto grupo de franqueadoras que realizou tal feito em menos de dez anos de franchising.

“Entre as mais de 3 mil marcas, mostramos que é possível crescer com qualidade, apoiando o franqueado e oferecendo um modelo de negócio rentável mesmo em tempos de crise”, comenta o diretor-executivo do Mercadão dos Óculos, Gustavo Freitas.

Para este ano, o Mercadão dos Óculos planeja inaugurar 200 unidades e comercializar outras 250. De acordo com Freitas, a rede atuará em diferentes frentes, por exemplo, ampliar a presença nas capitais, mas também em cidades com até 30 mil habitantes – para qual a franquia possui um modelo de negócio específico.

Além disso, um dos trunfos do Mercadão dos Óculos são seus multifranqueados, que hoje representam 50% das franquias da rede. “Muitos deles conquistaram resultados tão bons com a primeira unidade que, em menos de um ano ou mesmo no mês da inauguração, garantiram a segunda”, diz o diretor de operações da rede, Fábio Nadruz.

Assim aconteceu com o franqueado de Capão da Canoa (RS). “Nos três primeiros dias de inauguração, faturamos R$ 17,5 mil e, em uma semana, batemos a meta do mês”. O investidor abriu a unidade em agosto do ano passado e, no mesmo mês, comprou outra, que será inaugurada na cidade de Tramandaí em agosto deste ano.

Desempenho 2020: acima da média

O Mercadão dos Óculos nadou na contramão da pandemia e terminou 2020 com 127 lojas inauguradas e 225 novas unidades comercializadas. Destas últimas, 54 foram para cidades pequenas e 101 compradas por multifranqueados. “O franqueado é nossa maior ‘propaganda’. Se ele está comprando outras unidades, significa que está satisfeito com o modelo de negócio e as ações da franqueadora”, destaca Freitas.

Não à toa, no ano passado o Mercadão dos Óculos recebeu pela quarta vez consecutiva (2017-2020) os dois principais prêmios do setor, o Selo de Excelência em Franchising, realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising); e o Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, neste caso, sendo a única ótica a receber o Selo 5 Estrelas. “No ranking da PEGN, ficamos em primeiro lugar entre as óticas no segmento de Saúde e Bem-Estar”, acrescenta o diretor-executivo.

De acordo com Nadruz, uma das explicações para o sucesso da rede em 2020 foi a agilidade em lidar com a pandemia. “Promovemos treinamentos, criamos condições especiais, investimos em tecnologia e construímos novos negócios”, destaca.

Foram mais de 4 mil horas de treinamentos em toda rede. “Eles aconteceram logo na primeira semana da pandemia. Isso fortaleceu o conteúdo das equipes e dos franqueados, potencializando o ganho na reabertura das franquias”, relembra Nadruz.

Novidades: tecnologia e produtos

Em maio do ano passado, o Mercadão dos Óculos lançou uma nova tecnologia de venda, o VisioLens. Por meio de um tablet, o cliente tem à disposição todas as opções de armação e lentes disponíveis pela rede. Com a ajuda do vendedor, ele consegue ver em tempo real os efeitos do tratamento das lentes, por exemplo. Para isso, basta escolher o produto e apontar a câmera do tablet para qualquer ponto. O resultado é instantâneo.

“Existem muitos tratamentos para lentes, por exemplo, antirreflexo, filtro de luz azul, dentre outros. Com essa ferramenta, o cliente tem uma visão mais ampla e em tempo real de todas as opções”, comenta Nadruz.

Para o cliente, a vantagem são as possibilidades de fazer a combinação de produto ideal, entendendo de forma mais didática, e menos técnica, a função de cada lente e tratamento oferecido. Para o franqueado, ajuda a aumentar o número de vendas e do lucro em cima delas, já que a nova ferramenta trouxe também como novidade a inclusão de lentes próprias do Mercadão dos Óculos, que oferecem qualidade igual às opções internacionais, porém, com uma margem de mark-up maior.

“Este será o futuro das óticas, em que o cliente enxerga e entende as possibilidades de produtos que ele tem à disposição. A venda com a tradicional tabelinha, apesar de útil, será cada vez menos utilizada”, completa Nadruz.

Em setembro do ano passado, o Mercadão dos Óculos anunciou ainda uma parceria com a Marcolin, uma das maiores empresas do mundo no ramo óptico, para a venda exclusiva no Brasil das marcas Gant e Skechers.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias