Rede de ótica comercializa mais de 200 franquias em 2020

Rede de ótica comercializa mais de 200 franquias em 2020

Franquias sem ciladas

Mesmo com a pandemia, franquia ainda ampliou sua presença em todos os estados com mais de 120 inaugurações

O Mercadão dos Óculos, rede de óticas, alcançou a marca de 200 unidades comercializadas em 2020. Em plena pandemia, a franquia ainda ampliou sua presença em todos os estados, com mais de 120 inaugurações, sendo que apenas em novembro foram 22 aberturas. Atualmente, a rede conta com mais de 450 unidades.

“O Mercadão dos Óculos não se escondeu atrás da crise gerada pela Covid-19. Agimos rápido, promovemos treinamentos, investimos em tecnologia e construímos novos negócios”, comenta o diretor-executivo da rede, Gustavo Freitas.

De acordo com Freitas, das 200 franquias vendidas, 50 foram em cidades pequenas com até 50 mil habitantes. “O Mercadão dos Óculos oferece um modelo de negócio rentável capaz de atender as necessidades do franqueado e da população tanto em pequenos municípios, quanto em grandes centros urbanos”.

A confirmação disso vem dos próprios franqueados. Segundo o diretor de operações da rede, Fábio Nadruz, muitos deles, satisfeitos com os resultados, adquiriram outras unidades em municípios vizinhos. “Hoje, 50% de todas as franquias da rede pertencem a multifranqueados”, comenta.

É o caso do franqueado de Capão da Canoa (RS). “Nos três primeiros dias de inauguração, faturamos R$ 17,5 mil e, em uma semana, batemos a meta do mês”. O investidor abriu a unidade em agosto e, no mesmo mês, comprou outra, que será inaugurada na cidade de Tramandaí em agosto de 2021.

“O Mercadão dos Óculos pertence a um seleto grupo de franquias que, mesmo com a pandemia, mantém a expansão em larga escala em todo Brasil”, acrescenta Freitas.

Negócios e inovação

Em maio deste ano, o Mercadão dos Óculos lançou a tecnologia VisioLens. Na prática, a venda é realizada por meio de um tablet, onde o cliente pode ver em tempo real os efeitos de tratamento da lente escolhida. “Com isso, iniciamos uma nova fase, que chamamos de ‘Mercadão 2.0’. Somos a primeira rede de óticas do Brasil a utilizar essa inovação”, acrescenta Nadruz.

Ele ainda destaca que cada cliente tem uma necessidade específica para lentes e tratamentos e explicar essas particularidades apenas com uma tabela na mão torna o processo mais denso. “Com o VisioLens é possível demonstrar de forma mais visual e clara os benefícios das lentes e tratamentos. Ao realçar o valor e importância do produto, o cliente não se preocupa com o preço”, completa.

Além da nova experiência para o cliente, há vantagens para o franqueado. Com o lançamento da ferramenta, a franquia passou a vender também lentes de marcas próprias de qualidade internacional. Por ser um produto interno, seu custo é menor, o que permite ao franqueado obter um markup maior em cada venda. “Isso aumentou a rentabilidade das unidades, que passaram a ter um ticket médio até 30% maior”, diz.

Foi o que aconteceu nas unidades da franqueada Aline Monteiro de Barros Bignardi, dona de três franquias em Florianópolis e uma em São José (SC). Mesmo com a pandemia, o VisioLens ajudou a aumentar o ticket médio das lojas em até 30%.

“Com a tecnologia podemos simular com precisão como ficarão as lentes com todos os recursos e filtros medicinais disponíveis no mercado”, comenta. Mais recentemente, em setembro, o Mercadão dos Óculos anunciou uma parceria com a Marcolin – uma das maiores empresas do mundo no ramo óptico – para a venda exclusiva no Brasil das marcas Gant e Skechers.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias