Instituto Gourmet fatura mais de R$50 milhões, em apenas 3 anos

Instituto Gourmet fatura mais de R$50 milhões, em apenas 3 anos

Franquias sem ciladas

Rede que está no segmento de Franquias desde 2017 mostra solidez apresenta alto lucro anual e prevê mais 20 unidades até janeiro de 2021

Foi em 2014, por uma necessidade da ex-professora Lucilaine Lima, que nasceu a primeira unidade do Instituto Gourmet. Na época, a escola era conhecida como Academia Gourmet e possuía poucos colaboradores e ela cuidava desde o material didático e aulas, até a organização da escola e limpeza.

Com o passar do tempo, a escola foi crescendo e mostrando um grande potencial de mercado. O marido da empreendedora, Robson Fejoli, que já possuía experiência no franchising por administrar outra rede de cursos profissionalizantes, percebeu que o negócio poderia se tornar uma franquia de sucesso.

Durante três anos, eles ficaram operando três unidades próprias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. “A gente já sabia do potencial, mas queria fazer todos os testes antes, porque era a primeira vez que estávamos atuando na área de gastronomia”, conta Glaucio Athayde, quem ajudou a tirar o projeto do papel.

Em 2017, depois de muito teste, a rede ingressou no setor de Franquias e somente no primeiro ano comercializou 35 unidades. Em 2019 teve um faturamento de R$ 45 milhões e no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com o Grupo SMZTO.

Os sócios contam que cerca de 75% dos franqueados já possuem duas ou mais unidades da rede. “Acreditamos que isso aconteça devido ao propósito da marca, solidez e a lucratividade do negócio. Além disso, nos preocupamos na mudança local que proporcionamos, pois, o Instituto Gourmet beneficia o franqueador, o franqueado e principalmente o aluno que aprende técnicas gastronômicas e como empreender em casa”, comenta Lucilaine.

Hoje mais de 25 mil alunos já passaram pela rede, que resulta em transformações socioeconômicas. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente determinada região gerando empregos e formação profissional”, finaliza.

A rede prevê a inauguração de mais 20 unidades até janeiro de 2021 e, em três anos, chegar a 300 unidades comercializadas em todos os estados brasileiros.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias