Rede de aulas de inglês particulares, presenciais ou online, com metodologia baseada em Programação Neurolinguística possui dois modelos de investimento
Com uma proposta diferenciada no mercado do ensino de inglês, a IP School, entra no segmento de Franquias com dois modelos de negócios: microfranquia, com investimento de; e escola física, por R$ 149 mil.
E o principal pilar é a metodologia exclusiva, com base em Programação Neurolinguística, com método fonético, suporte gradual, mapeamento dos objetivos do aluno, da proficiência e do perfil para o desenvolvimento de um plano de aprendizado. “Temos aulas personalizadas, bem como o conteúdo, de forma que o aluno realmente aprenda. Rompemos barreiras porque respeitamos as dificuldades apresentadas pelo aluno, bem como sua história e seu aprendizado anterior”, explica o franqueador e responsável pela área pedagógica da marca, Márcio Cafezeiro.
Além disso, a IP School não trabalha com livros e oferece materiais gratuitos aos alunos. “Todas as atividades de apoio são ofertadas gratuitamente aos alunos e não temos livros. Aliás, nosso método é baseado no conceito burn the books (queimar os livros), no bom sentido, claro, porque acreditamos que os livros tradicionais de ensino de inglês apenas prendem o aluno comercialmente a uma marca”, explica o executivo.
Ensino personalizado
Na rede, os professores ensinam de forma personalizada, conforme o mapeamento das características dos alunos, portanto podem desenvolver as aulas respeito a individualidade de cada aluno.
Além disso, na metodologia da IP School, não há problema de o aluno receber orientações em Português. “Sentimos que alguns alunos têm medo de entrar em uma aula, pela primeira vez, e ficarem perdidos, porque o professor fala com eles o tempo todo em inglês e nada entendem. Como nosso conteúdo é 100% personalizado, alunos iniciantes podem receber ensinamentos em Português, até estarem prontos para interagir o máximo possível em inglês. A ideia é que se desenvolvam e tenham segurança. Se impusermos menos regras rígidas, certamente eles se soltarão e aprenderão com mais desenvoltura”, acredita o profissional.
Franquia
Inicialmente, a rede abriu seus modelos de franquia para interessados em operar em cidades do estado de São Paulo, onde já possui seis escolas físicas, sendo quatro na capital e duas na Região Metropolitana, Guarulhos e Mogi das Cruzes, respectivamente. “São três unidades próprias e três franqueadas. Pretendemos abrir mais oito unidades em 2021 e totalizar 60 franquias em 2025”, conta o executivo de Expansão, Rauel Araruna.
As duas formatações oferecidas pela marca são a microfranquia, com investimento a partir de R$ 33 mil, para trabalho online, sem necessidade de instalações físicas. “Ele recebe o direito de explorar determinada região, com todo treinamento e suporte da franqueadora”, fala Araruna.
A escola física tem investimento a partir de R$ 149 mil, já com a taxa de franquia, capital de giro e instalações inclusas, para uma escola de 150 m2. O franqueado também atuará em uma localidade pré-definida, recebendo treinamento e suporte da franqueadora.
“Nossa intenção é a de mudar a vida das pessoas por meio do ensino do inglês. Queremos formar pessoas, capacitá-las para o que elas desejam, seja para uma nova oportunidade no trabalho, para utilizarem o idioma em uma viagem ou para realização pessoal. Não queremos que o aluno passe a vida estudando o idioma, mas tenha o aprendizado completo, em tempo hábil, de forma a sentir-se preparado e não desistir de estudar, porque é possível ser fluente. Não temos medo de que isso aconteça porque é justamente com esse objetivo que cresceremos e conquistaremos novos alunos”, finaliza Fábio Ferreira, sócio administrativo da rede.
Investimento inicial microfranquia: A partir de R$ 33 mil (incluindo a taxa de franquia e capital de giro)
Investimento inicial escola física: A partir de R$ 149 mil (incluindo a taxa de franquia, capital de giro e instalações)
Faturamento bruto médio: R$ 45 mil
Lucro líquido: 40%
Prazo de retorno: até 10 meses
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Capital de giro: de R$ 1 mil a R$ 30 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: 1,5% do faturamento bruto
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias