A Armazém Fit Store, franquia especializada em produtos naturais, teve aumento de vendas no mês de julho aproveitando o crescente consumo de alimentos saudáveis
O estilo de vida de muitas pessoas tem mudado para melhor com a chegada da pandemia da Covid-19, em especial, quando falamos no consumo de alimentos. Segundo o engenheiro-agrônomo do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Enio Bergoli, as pessoas se preocupavam em estocar alimentos não-perecíveis, mas, agora, os consumidores focaram na alimentação saudável.
“No início da pandemia, o medo de faltar alimento na mesa fez com que 46% da população aumentassem a quantidade de alimentos comprados. Hoje, o consumo voltou ao normal. Mas o que se observa é que o número de consumidores buscando alimentos naturais na internet cresceu em até 79%”, explicou Enio.
E neste sentido a Armazém Fit Store, rede de produtos naturais e saudáveis, tem realizado algumas iniciativas, como apoio ao delivery e a criação de vending machines, para agregar mais valor na entrega dos seus produtos e serviços, que também favorecem seus franqueados.
“Durante os últimos meses, temos dado foco total na comunicação com nossos clientes, franqueados e parceiros de negócio. Investimos em novas ferramentas que permitem conhecer melhor os nossos clientes, trabalhar em cima das necessidades deles e mensurar de maneira mais assertiva os resultados das campanhas. Também reorganizamos o atendimento ao franqueado, possibilitando dar um suporte comercial completo mesmo à distância”, conta o diretor da Armazém Fit Store, Lucas Quintella.
Além disso, a rede apostou no delivery, que funcionou como um bom termômetro para medir o aumento no faturamento de 25% que a marca conquistou no mês de julho. “Antes da pandemia somente 60% da rede operava com sistema delivery, hoje, atingiu 100%”, diz Quintella.
Vending machines
Em sintonia com as necessidades do consumidor que não abre mão da praticidade e da segurança, a Armazém Fit Store lançou no mês de abril as vending machines, ou máquinas de autosserviço. O retorno tem sido positivo e a franqueadora já negociou 11 máquinas, sendo quatro delas somente no mês de julho.
Segundo Quintella, os clientes interessados são academias, condomínios residenciais e hospitais, mas o plano de expansão da empresa é chegar também em aeroportos, metrôs, faculdades, centros comerciais e coworkings. “Vamos instalar a primeira vending machine em uma academia de ginástica da cidade de Guaporé, no Rio Grande do Sul. Até o final deste ano, projetamos ter 50 máquinas em operação”, revela o executivo.
As máquinas são disponibilizadas pela franqueadora em sistema de comodato com contrato de 60 meses e 6% de royalties mensal, já incluída a divulgação nos pontos de venda. O interessado paga apenas pelo abastecimento dos produtos, que está sendo feito pelos 900 fornecedores homologados da rede. O investimento inicial é de R$ 49 mil, com retorno financeiro entre 18 e 24 meses.
Além da facilidade para os clientes, a iniciativa pode se transformar em receita extra para os interessados. A margem líquida da máquina, na média anual, é de 28%. É possível ganhar até R$ 3 mil em 30 dias, sem se preocupar com a manutenção do equipamento, que fica sob responsabilidade da Armazém Fit Store.
O executivo lembra que os franqueados que tiverem interesse no novo modelo de negócio também poderão ser beneficiados com o aumento na venda de produtos. “Nosso objetivo principal é que as máquinas fortaleçam as lojas e as lojas fortaleçam as máquinas, uma vez que a expectativa é estar cada vez mais próximos dos nossos clientes. Com isso geramos maior confiabilidade na marca e nos nossos produtos”.
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias