Franquia Lá do Café privilegia qualidade

Franquia Lá do Café privilegia qualidade

Franquias sem ciladas

Preço mais justo por produtos melhores é uma das principais chaves de aposta para novos investidores da rede de bike de café, que pretende abrir três novas unidades até o final de 2019

Nascida do desejo de oferecer o melhor produto, com preços justos, a Lá do Café, é uma rede de franquias de bike de café, surgiu no final de 2016, quando duas amigas universitárias e empreendedoras resolveram entrar no mercado com um novo conceito e uma nova visão.

“Na época, eu tinha uma empresa que fazia locação de trucks, trailers e food bikes para o mercado de eventos e ações de marketing. Comecei a perceber que a melhor opção para esse tipo de ação era a food bike, pois se deslocava facilmente e cabia em todo lugar. Paralelamente, vivia irritada com a “falsa gourmetização” de vários produtos que ficavam com preços exorbitantes, além do café, produto que temos em grande quantidade no Brasil, mas muitas vezes é vendido com pouca qualidade a preços abusivos. Pensei em um conceito diferente de negócio, onde juntávamos o baixo custo de uma estrutura simples com produtos de qualidade”, conta a sócia-fundadora, Mariana Torres.

Franquia Lá do Café privilegia qualidade
Gabriela e Mariana apostam em um mercado que no
no Brasil cresceu 3,5% em 2018 representando 16% do consumo global

Gabriela Ramos, também sócia-fundadora do Lá do Café, complementa a argumentação de Mariana. “No planejamento da marca, fizemos alguns testes e percebemos que mais de 80% das pessoas preferem o café coado! Muitas vezes optam pelo espresso apenas pela comodidade e custo. Normalmente as cafeterias cobram um valor mais alto pelo coado. Então, decidimos que nosso modelo seria voltado ao café coado, que remete à verdadeira origem do café e realça o aroma e sabor”, ressalta.

Além disso, elas acreditam que podem oferecer uma experiência única para os consumidores e ainda trazer benefícios para o meio ambiente. “ Sempre tivemos espírito empreendedor e com a Lá do Café, estávamos criando algo que realmente pudesse mudar a vida das pessoas, oferecendo produtos de qualidade, com bom custo benefício e de uma maneira limpa e sustentável. Nosso café tem o selo mundial Rainforest Alliance, garantindo que nossa produção possui um sistema de gestão sustentável; nossos copos são 100% recicláveis e a bike feita para, de fato, ser pedalada”, acrescenta Mariana.

A franquia

Com o objetivo criara novos empreenderem, a Lá do Café já nasceu como franquia, mas passou por período de experimentação. “Desde o início queríamos oferecer a possibilidade de as pessoas poderem abrir o seu próprio negócio, a custos acessíveis e com grande possibilidade de retorno. Contudo, para poder oferecer essa possibilidade para terceiros, tivemos que fazer diversos testes que garantiram que o modelo não era apenas um sonho, mas que também funcionava na prática. Por quase dois anos fizemos testes em diversos pontos e eventos até descobrir que o modelo era de fato um sucesso. Em maio desse ano vedemos nossa primeira franquia e resolvemos esperar pela abertura de novas unidades para que pudéssemos acompanhar de perto todos os detalhes da operação de nosso primeiro franqueado, oferecendo o auxílio necessário e melhorando os detalhes da operação”, revela Torres.

Atualmente, a marca conta com duas unidades, uma própria e outra franqueada, porém com mais 29 unidades prontas para a venda, todas no modelo food bikes elétricas, que facilita a locomoção e com diversos compartimentos para armazenamento de produtos.

Segundo as sócias, a previsão é abrir mais três unidades até o final de 2019. “Acreditamos que é muito mais fácil uma pessoa ter sucesso em um modelo de franquias, do que em um novo modelo, pois no franchising, passamos todo o know-how, além de já termos testado a operação, ter errado e corrigido os erros para que o franqueado não precise passar pelo mesmo”, completa Gabriela.

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias