Entrevista com Giovana Antonelli: Giolaser, muito mais do que imagem

Entrevista com Giovana Antonelli: Giolaser, muito mais do que imagem

Franquias sem ciladas

Há cinco anos no mercado, a rede que conta com a atriz global Giovanna Antonelli como uma de suas sócias, tem em sua base a estrutura, qualificação profissional e conhecimento de mercado

No mês de julho de 2009 entrevistamos com exclusividade, durante a ABF Franchising Expo, a atriz Giovanna Antonelli e a Dra. Carla Renata Sarni, sócias da Giolaser, rede de depilação a laser, estética facial e corporal.

O título vem bem a calhar, afinal de contas, mais do que a imagem que a atriz oferece de forma natural para o negócio, Giovanna foi categórica ao mostrar que a experiência da Dra. Carla e a base montada são a essência da rede. “A estrutura, o desempenho, a qualificação e a credibilidade que a Carla tem no mercado são fundamentais. Até no nome da marca avaliei se colocaria meu nome, porque eu quero que a empresa seja sempre maior que a minha imagem. Eu quero que as pessoas voltem por nossa excelência de serviço, por nossa qualidade e tecnologias oferecidas”, diz a atriz.

Contar com a experiência da Dra. Carla não é para menos. Proprietária e fundadora da Sorridents, rede de clínicas odontológicas, ela alugava uma cadeira em um espaço sobre uma padaria na zona leste da cidade de São Paulo e, após um ano de trabalho, comprou o consultório e construiu sua primeira clínica muito bem equipada. E hoje ela comanda uma rede com 300 clínicas, presente em 15 estados brasileiros e com mais de 12 mil funcionários.

Em entrevista à revista Isto É, a Dra. Carla garantiu que o segredo do sucesso são foco e planejamento. “Eu costumo dizer que se você quer comprar uma casa na praia, você tem que colocar uma data para fazer isso. Com um negócio não é diferente. É preciso se organizar, colocar uma meta, uma data, se capacitar, estudar e se dedicar mesmo. Não existe fórmula mágica. Quando comecei sempre buscava crescer, fiz cursos de aperfeiçoamento, aulas no Sebrae e pós-graduação em uma faculdade de negócios. Desde que comecei na área, trabalhava de domingo a domingo, levava meus filhos para clínica e quase não tinha folga. Não expandi as clínicas do dia para a noite. Posso dizer que foi uma trajetória de 20 anos. E não é fácil. Se você desistir nos dois primeiros anos, é melhor nem começar”, disse.

No entanto, aliado a isto, está a trajetória empreendedora de Giovanna Antonelli, com mais de dez anos no mundo dos negócios. A atriz também é sócia do restaurante Pomar Orgânico, ao lado de Reynaldo Gianecchini e da chef Andrea Henrique, além de assinar linhas de esmaltes, óculos, semijoias e bolsas.

Um dos pontos cruciais para Giovanna é entender que as empresas precisam de pessoas qualificadas e com conhecimento para tocar as distintas áreas do negócio. “Eu boto a mão em todos os empreendimentos, mas não administrativamente, por não ter este conhecimento. No caso da Giolaser, estar cercada pela Carla, me dá segurança e uma certeza de crescimento que eu não tinha há sete anos”, afirma.

E o termómetro da qualidade, como diz a Dra. Carla é a própria percepção sobre o que os consumidores querem. “A Giovanna fala que não vende aquilo que não acredita e que não compra. Então, sempre que pontuamos algo sobre acrescentar um serviço, analisamos se aquilo vai agregar para as pessoas, se vai ter muita qualidade e, principalmente, se a gente compraria”, revela.

“O cliente sair feliz e voltar não tem preço. E também queremos trazer os homens, afinal, estética também é para eles. Quando você escuta sobre estética, logo acha que é para mulher, mas isso mudou muito. Nós temos muitos clientes do público masculino”, complementa Giovanna.

Além disso, Sarni comentou sobre a participação ativa de sua sócia no negócio e sobre a estruturação daqui para frente. “Ele é intensa em tudo que faz e se entrega de verdade. É muito participativa, dá ideias de marketing e ajuda bastante porque ela tem a visão de como chegar e de como falar com o público, que gosta da aproximação, não só dela, mas da marca também. E, agora, estamos passando por uma fase de solidificar ainda mais a Giolaser, para que ela seja maior do que a Giovanna, maior do que eu, e que consiga ter uma representatividade muito mais forte no mercado. No ano passado, para ter ideia, mesmo com a crise, crescemos 300% e nossos franqueados estão muito satisfeitos”, conta a Dra.

Como tudo começou

Com o slogan “o melhor de tudo é que a gente tem tudo num só lugar”, a Giolaser olha sempre para seus clientes, em especial pela autoestima, que no caso do público feminino passa muito pelo processo estético. “A mulher brasileira gosta de se sentir bem e de se cuidar”, comenta a atriz.

Giovanna revelou durante a entrevista que tudo deu início em sua juventude quando foi presenteada com um procedimento estético. “Isso começou na minha vida quando eu fiz depilação a laser na minha adolescência, época na qual ainda haviam poucos locais que ofereciam este procedimento. Eu tinha muitos pelos nas pernas e morria de vergonha disso. A Malu Mader me deu de presente um pacote de depilação a laser em uma clínica estética e eu fiz no corpo todo. Foi inacreditável. E anos depois pensei no que poderia empreender. Eu vendo saúde, beleza, bem-estar e eu vendo o que eu compro. Estética eu compro. Isso é algo que todas as mulheres gostam de comprar. E foi aí que surgiu a Giolaser”.

Por fim, a Dra. Carla ressalta a importância de empreendedores investirem neste ramo, que segue em exponencial crescimento. “Eu acho que uma coisa que vale comentar é que o setor de saúde e estética passou ileso na crise. Enquanto víamos um mercado sofrendo, encolhendo e milhares de empresas fechando, nós passamos com números muito positivos, com crescimento de 14% a 17%, no pico da crise. Então, quem quer investir precisa avaliar o segmento de estética e beleza, pois é um setor que a crise passou na calçada, mas não bateu na porta. Às vezes as pessoas deixam de consumir outras coisas, mas não deixam de se cuidar. A mulher brasileira é uma das mais vaidosas do mundo”, finaliza a Dra. Carla.

Investimento Inicial: R$ 480 mil (Taxa de franquia e capital de giro incluso)
Faturamento médio mensal: R$ 80 a R$ 100 mil 
Lucratividade média: 30% 
Royalties: 9%
Fundo de publicidade: 3%
Retorno de investimento: 24 a 36 meses
Site: www.giolaser.com.br

Por Rafael Gmeiner


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias